Alvos

Saiba quem são os vereadores de Várzea Grande alvos da Operação Cathedra Venalis

Por Eder Pereira 20/10/2026 às 16:00 2 min de leitura

A Operação Cathedra Venalis, deflagrada pelo Gaeco nesta terça-feira (20), tem entre os alvos 13 vereadores de Várzea Grande. A investigação apura suspeitas de corrupção, cooptação de agentes públicos e negociação de vantagens indevidas envolvendo o processo de eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal.

Entre os investigados está o presidente da Câmara, Wanderley Cerqueira (MDB), que venceu a disputa interna em maio deste ano por 12 votos a 11 contra Lucas do Chapéu do Sol (PL). A eleição, porém, foi anulada por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), devido à antecipação do pleito, já que a nova Mesa Diretora só deveria assumir em janeiro do próximo ano.

Dos 13 vereadores alvos da operação, 12 votaram a favor da reeleição de Wanderley Cerqueira.

Além do presidente, são alvos Alessandro Moreira, Wender Madureira, Sargento Galibert, Lucelia Oliveira, Kleberton Feitoza, Raul Curvo, Enfermeiro Emerson, Cilsinho, Braz Jaciro, Gisa Barros e Dr. Miguel.

Também está entre os alvos Rogerinho da Dakar, que, na época da eleição, exercia a presidência do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE-VG).

A investigação alcança ainda os vereadores de Cuiabá Ilde Taques e Alex Rodrigues, ambos do Podemos. Os dois admitiram ter participado de um almoço em uma chácara onde parlamentares que apoiavam Wanderley Cerqueira se reuniram antes da votação.

Também são alvos a diretora financeira da Câmara de Várzea Grande, Lorineide Inhan, e o secretário legislativo da Casa, Samir Katumata, conhecido como Samir Japonês (PL), que é suplente de vereador.

A operação mobiliza mais de 200 policiais, com apoio de unidades especializadas da Polícia Militar, incluindo Rotam, Bope, Cavalaria, Batalhão Ambiental, RAIO e grupos de apoio.

O nome Cathedra Venalis, expressão em latim que significa “cadeira venal” ou “cargo negociado”, faz referência ao foco das apurações sobre possíveis irregularidades relacionadas ao exercício de funções públicas.

Leia Também

Deixe seu comentário