Incentivo à pesquisa

Prêmio da SBPC abre inscrições para jovens cientistas brasileiras com prêmios de até R$ 13 mil

Iniciativa da SBPC vai escolher seis estudantes com projetos de destaque e oferecer mentorias com pesquisadores renomados

Por Camila Almeida 07/09/2026 às 11:30 1 min de leitura

Estudantes brasileiras que estão dando os primeiros passos na pesquisa científica têm uma oportunidade de ouro para ganhar projeção nacional e um reforço financeiro de peso para os seus estudos. Estão abertas as inscrições para a 8ª edição do Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulheres, iniciativa promovida pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Voltada à categoria “Meninas na Ciência”, a premiação vai selecionar trabalhos de iniciação científica que se destaquem pela criatividade, rigor técnico e potencial de transformação da ciência no país.

Quem pode participar e áreas contempladas

A seleção vai escolher seis vencedoras no total, divididas entre estudantes do Ensino Médio e da graduação em três grandes áreas do conhecimento:

  • Humanidades: projetos das ciências humanas, sociais e artes.
  • Biológicas e Saúde: pesquisas focadas em vida, medicina e meio ambiente.
  • Engenharias, Exatas e Ciências da Terra: estudos em tecnologia, matemática, física e sustentabilidade.

Saiba mais acessando aqui

*Sob supervisão de Gene Lannes

Leia Também

Deixe seu comentário