Duplicação BR-163

Pivetta diz que duplicação da BR-163 será concluída antes do prazo

Governador afirmou que obras serão entregues em metade do tempo previsto no acordo firmado com a ANTT.

Por Matheus Marques 24/06/2026 às 16:00 3 min de leitura

Durante visita técnica à sede da Nova Rota do Oeste, nesta quarta-feira (24.6), o governador Otaviano Pivetta destacou o avanço das obras de duplicação da BR-163 em Mato Grosso e afirmou que os serviços serão concluídos em metade do prazo inicialmente previsto no contrato firmado com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

“Estamos duplicando em quatro anos o que poderíamos fazer em oito anos, conforme o prazo da ANTT. Por entender a importância dessa rodovia, aceleramos as obras e, em pouco tempo, a BR-163, em Mato Grosso, será a autoestrada mais importante do Brasil”, declarou o governador.

Conforme o cronograma apresentado pela concessionária Nova Rota do Oeste, os 96 quilômetros restantes da duplicação previstos no contrato original deverão ser entregues até dezembro de 2026. Outros 230 quilômetros já foram concluídos.

Além disso, a concessionária executa a construção de mais 100 quilômetros de duplicação entre Várzea Grande e Jangada, trecho incorporado ao contrato em janeiro de 2025.

“Do ponto de vista financeiro, toda a duplicação da BR-163 está garantida”, acrescentou Pivetta.

O diretor-presidente da Nova Rota do Oeste, Luciano Uchoa, afirmou que a concessionária tem priorizado qualidade e tecnologia na execução das obras. Segundo ele, a BR-163 se consolidou como a maior obra de infraestrutura rodoviária em andamento no país.

“Em 2025 também recebemos o prêmio de melhor rodovia do país, e isso é fruto de muito trabalho. Temos um laboratório de controle de qualidade, um dos mais modernos do Brasil, onde acompanhamos tudo o que é executado na rodovia”, destacou.

Segundo Uchoa, somente em 2025 foram realizados mais de 370 mil ensaios de qualidade, incluindo testes de compactação, concreto e asfalto, com apoio de sistemas de inteligência artificial.

Durante a visita técnica, a comitiva percorreu o Centro de Controle Operacional (CCO), a Torre de Controle e o Laboratório de Qualidade e Tecnologia da concessionária. Participaram da agenda o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) e presidente do Conselho de Administração da Nova Rota, Marcelo Oliveira, o presidente da Aprosoja MT, Lucas Beber, além de técnicos da empresa.

Para o secretário Marcelo Oliveira, a abertura da concessionária para acompanhamento das obras demonstra compromisso com a transparência e com as demandas do Estado.

“A BR-163 é a principal rodovia de Mato Grosso, que, em dez anos, deve alcançar uma produção de 130 milhões de toneladas de grãos. Daí a importância de construir rodovias com qualidade para garantir o escoamento da safra”, afirmou.

Durante o encontro também foi oficializada a posse de Lucas Costa Beber, presidente da Aprosoja MT e presidente interino da Aprosoja Brasil, como novo integrante do Conselho de Administração da Nova Rota do Oeste.

A indicação foi feita pelo Governo de Mato Grosso, acionista da concessionária, atendendo a uma demanda do setor produtivo rural para ampliar o acompanhamento dos investimentos realizados na BR-163.

“Nosso interesse é acompanhar e fiscalizar o andamento das obras, estreitar a comunicação e levar à Nova Rota as demandas da cadeia produtiva sempre que necessário”, disse Lucas Beber.

Atualmente, o Conselho de Administração da Nova Rota do Oeste é presidido pelo secretário Marcelo Oliveira e conta ainda com os membros Guilherme Rehder Quintella, Luiz Carlos Moreira Lima, Rafael Vitale Rodrigues e Lucas Costa Beber.

Leia Também

Deixe seu comentário