Petrobras firma parceria com estatal mexicana para projetos no Golfo do México
Acordo prevê cooperação técnica entre Petrobras e Pemex para exploração em águas profundas e recuperação de campos maduros

A Petrobras e a Pemex assinaram, nesta terça-feira (23/6), um memorando de entendimento para ampliar a cooperação na área de exploração e produção de petróleo no Golfo do México.
O acordo estabelece uma parceria estratégica e técnica para avaliar, desenvolver e executar projetos conjuntos na indústria petrolífera. Entre as iniciativas previstas estão estudos para revitalização de campos maduros e oportunidades de exploração em águas profundas e ultraprofundas na porção mexicana do golfo.
A assinatura ocorreu na sede da Petrobras, no Rio de Janeiro, com a participação da presidente da estatal brasileira, Magda Chambriard, e do diretor-geral da Pemex, Juan Carlos Carpio Fragoso.
O memorando terá validade inicial de dois anos, com possibilidade de renovação. Apesar da aproximação entre as empresas, o documento não cria obrigações de investimento nem prevê, neste momento, a formação de sociedades, consórcios ou joint ventures.
Segundo Magda Chambriard, a busca por uma parceria com o México ganhou força após discussões realizadas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O Golfo do México é uma das regiões mais importantes do mundo para a produção de petróleo, concentrando operações de países como México e Estados Unidos.
Estratégia internacional
A iniciativa também reforça a estratégia internacional da Petrobras, que vem ampliando sua presença fora do Brasil. Nos últimos anos, a companhia anunciou investimentos e aquisições de áreas exploratórias em países como Namíbia, São Tomé e Príncipe e África do Sul.
Além disso, a estatal brasileira mantém operações em Estados Unidos, Colômbia, Argentina e Bolívia, consolidando sua estratégia de expansão internacional no setor de óleo e gás.
*Sob supervisão de Gene Lannes


