Jovens Samurais, da Manga, foi destaque na 3ª etapa do Campeonato Estadual de Jiu-Jítsu
Entre os destaques da competição esteve o Projeto Jovens Samurais, do bairro da Manga, em Várzea Grande

O Ginásio Poliesportivo Professor Aecim Tocantins, em Cuiabá, recebeu nos dias 29 e 30 de agosto a terceira etapa do Campeonato Estadual de Jiu-Jítsu Esportivo de Mato Grosso. A competição reuniu atletas de diversas categorias nas modalidades GI, com kimono, e NOGI, sem kimono, representando academias, clubes, equipes e projetos sociais de diferentes regiões do Estado.
Entre os destaques da competição esteve o Projeto Jovens Samurais, do bairro da Manga, em Várzea Grande. A equipe teve uma participação de destaque e terminou a etapa na quarta colocação em número de vitórias, entre as 51 equipes participantes do campeonato.
O resultado foi comemorado pelos atletas, familiares e integrantes do projeto, que viram na competição o reconhecimento de um trabalho desenvolvido há anos por meio do esporte e da inclusão social.
À frente dessa iniciativa está Wilson da Manga, fundador do Projeto Jovens Samurais e professor de jiu-jítsu, que acompanha diariamente o desenvolvimento dos atletas e o trabalho social realizado pela equipe.
Wilson da Manga ficou muito satisfeito com a participação do projeto na competição e fez questão de elogiar todos os atletas pelo empenho, dedicação e excelente desempenho apresentado durante os combates.
Para o professor e fundador, cada atleta que entrou no tatame representou muito mais do que uma equipe esportiva. Eles levaram consigo o nome do Projeto Jovens Samurais, do bairro da Manga e de toda a comunidade que apoia o trabalho desenvolvido pelo projeto.
12 anos transformando vidas por meio do esporte
Criado há 12 anos por Wilson da Manga, o Projeto Jovens Samurais tornou-se uma importante iniciativa social no bairro da Manga, em Várzea Grande.
Ao longo de sua trajetória, o projeto passou a utilizar o esporte como ferramenta de formação, disciplina, inclusão, convivência e transformação social.
O jiu-jítsu é uma das principais modalidades desenvolvidas pelo projeto, mas as atividades vão muito além das artes marciais. O Jovens Samurais também oferece capoeira, futebol e o Projeto 50+, voltado para a melhor idade.
Para Wilson da Manga, o objetivo sempre foi criar oportunidades por meio do esporte e contribuir para a formação de crianças, adolescentes, jovens e adultos da comunidade.
Resultado que encheu a equipe de orgulho
A quarta colocação em número de vitórias na terceira etapa do Campeonato Estadual foi uma importante conquista para o Jovens Samurais. Em meio a 51 equipes participantes, o projeto conseguiu se destacar pelo desempenho de seus atletas.
A conquista foi resultado da dedicação dos competidores e do trabalho realizado nos treinamentos, mas também representou o esforço coletivo de todos que fazem parte do projeto.
Wilson da Manga, como fundador e professor, comemorou o resultado e parabenizou cada atleta que representou o Jovens Samurais no campeonato. Para ele, ver os alunos entrando no tatame, competindo e levando o nome do projeto para uma competição estadual foi motivo de orgulho.
A participação na terceira etapa do Estadual reforçou ainda o papel do Projeto Jovens Samurais como uma iniciativa que utiliza o esporte não apenas para formar atletas, mas também para promover cidadania, disciplina e novas oportunidades dentro da comunidade.
Com 12 anos de história, o projeto segue mostrando que o esporte pode abrir caminhos e transformar vidas, levando o nome do bairro da Manga de Várzea Grande para além das fronteiras da comunidade e para os grandes tatames do esporte estadual.


