Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

APRIMORAMENTO TÉCNICO

Corpo de Bombeiros capacita Força Nacional para reforçar combate a incêndios florestais em MT

O comandante do BEA, tenente-coronel Heitor Alves de Souza, destacou que a capacitação contínua fortalece a capacidade de resposta

Publicado em

Cidades

Crédito:CBMMT PRADO

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso iniciou a 50ª edição da Instrução de Nivelamento de Conhecimento Florestal (INC Florestal), com o objetivo de aprimorar a atuação dos militares no combate a incêndios em áreas de vegetação no Estado.

Realizada em parceria com a Força Nacional de Segurança Pública, a capacitação começou na segunda-feira (27), no Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), em Cuiabá. A iniciativa reúne 40 bombeiros militares e integra o conjunto de ações voltadas à preparação para o período de estiagem, quando há aumento no número de ocorrências.

Com carga horária de 50 horas, o curso combina atividades teóricas e práticas, abordando desde fundamentos do combate a incêndios florestais até planejamento operacional, técnicas especializadas, atendimento pré-hospitalar e aplicação do Sistema de Comando de Incidentes.

Segundo o diretor operacional do CBMMT, coronel Rafael Ribeiro Marcondes, a instrução busca preparar os profissionais para os desafios específicos de Mato Grosso, que possui grande extensão territorial e diversidade de biomas, além de áreas de difícil acesso.

O comandante do BEA, tenente-coronel Heitor Alves de Souza, destacou que a capacitação contínua fortalece a capacidade de resposta, planejamento e integração entre forças estaduais e federais, fundamentais em operações de grande complexidade.

A INC Florestal segue até o dia 1º de maio, com encerramento previsto em um simulado operacional que permitirá a aplicação prática dos conhecimentos em um cenário controlado.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cidades

Barra do Garças recebe caravana da Secel para definir novo Plano Estadual de Cultura

A Secel também disponibiliza uma consulta pública online, permitindo que a população contribua diretamente com sugestões e propostas.

Publicados

em

Lennon Magno/MT

A cidade de Barra do Garças será palco, nesta terça e quarta-feira (28 e 29 de abril), de mais uma etapa da caravana Fluxo, iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) voltada à construção coletiva do novo Plano Estadual de Cultura.

O encontro acontece no Centro Cultural Valdon Varjão e é aberto à participação de gestores públicos, trabalhadores da cultura e da sociedade civil, com o objetivo de reunir propostas que irão nortear as políticas culturais do Estado pelos próximos dez anos.

Programação

As atividades começam na terça-feira (28), às 8h, com credenciamento e acolhimento cultural. Em seguida, serão apresentados dados e análises sobre o atual Plano Estadual de Cultura (2016-2026), além de comparações com as propostas aprovadas na 5ª Conferência Estadual de Cultura e diretrizes alinhadas ao Plano Nacional de Cultura.

Ao longo do dia, os participantes acompanharão debates temáticos sobre:

  • políticas culturais
  • patrimônio histórico
  • bibliotecas
  • economia criativa
  • monitoramento de ações culturais

Também haverá uma dinâmica participativa para avaliar os pontos positivos e desafios do plano vigente. Na sequência, grupos de trabalho (GTs) irão elaborar propostas com base em eixos estratégicos, que serão apresentadas em plenária ao final do dia.

Na quarta-feira (29), a programação continua com a análise, ajustes e votação das propostas construídas, culminando na consolidação do documento final referente ao Território Araguaia.

Etapas da caravana

A caravana Fluxo percorre diferentes regiões de Mato Grosso em parceria com o Conselho Estadual de Cultura. Antes de chegar a Barra do Garças, os encontros já foram realizados em Sinop e Juína.

As próximas etapas estão previstas para os municípios de Cáceres, Rondonópolis e Cuiabá.

Sobre o Plano Estadual de Cultura

Instituído pela Lei nº 10.363/2016, o Plano Estadual de Cultura é o principal instrumento de planejamento das políticas públicas culturais em Mato Grosso, com validade de dez anos.

Para a elaboração do novo ciclo (2026-2036), além dos encontros presenciais, a Secel também disponibiliza uma consulta pública online, permitindo que a população contribua diretamente com sugestões e propostas.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

CIDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA