Brasil perde para a Alemanha e sofre primeira derrota na Liga das Nações
Após sete vitórias seguidas, seleção brasileira é superada no tie-break e deixa a liderança da VNL

A seleção brasileira feminina de vôlei sofreu neste domingo (21/6) sua primeira derrota na Liga das Nações (VNL) 2026. Em Ankara, na Turquia, o Brasil foi superado pela Alemanha por 3 sets a 2, encerrando uma sequência de sete vitórias consecutivas na competição.
A partida foi equilibrada do início ao fim. As alemãs venceram os dois primeiros sets por 26 a 24 e 28 a 26, mas a equipe comandada por José Roberto Guimarães reagiu e empatou o confronto ao conquistar as duas parciais seguintes por 25 a 15 e 25 a 19.
No tie-break, porém, a Alemanha voltou a levar a melhor em mais um set decidido nos detalhes e fechou a partida em 16 a 14, após 2h28 de disputa.
As ponteiras Ana Cristina e Helena foram os grandes destaques do Brasil e também as maiores pontuadoras do jogo, ambas com 21 pontos.
Com o resultado, a seleção brasileira perde a liderança da VNL para os Estados Unidos. As duas equipes possuem a mesma campanha, mas as norte-americanas levam vantagem no saldo de sets.
O confronto marcou o encerramento da segunda semana da competição. O Brasil volta à quadra a partir do dia 8 de julho, em Osaka, no Japão, para a terceira e última etapa da fase classificatória. Além das donas da casa, a seleção enfrentará Polônia, Tailândia e Estados Unidos em busca de uma vaga na fase final do torneio.
*Sob supervisão de Gene Lannes


