Congresso reúne especialistas para debater emergências no trânsito
Evento realizado em Cuiabá reúne representantes de 23 estados e especialistas internacionais para discutir prevenção de acidentes e atendimento de emergência.

Considerado um dos principais eventos do país voltados à segurança viária e ao atendimento de emergências, o 2º Congresso Nacional de Emergência e Segurança Viária (Conesv) teve início nesta quarta-feira (24), no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá.
O evento reúne especialistas, profissionais de resgate e representantes de 23 estados brasileiros, do Distrito Federal e de quatro países, Portugal, Argentina, Peru e Costa Rica, para discutir estratégias de prevenção de acidentes e aprimoramento das técnicas de resposta às emergências no trânsito.
A abertura contou com a presença do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, além de representantes de corporações de bombeiros, forças de segurança e instituições ligadas ao setor.
Segundo o comandante-geral do CBMMT, o congresso busca fortalecer o debate sobre soluções e inovações voltadas à segurança viária, com foco na redução de acidentes, melhoria da infraestrutura e integração entre os órgãos responsáveis pelo atendimento às ocorrências.
“Não estaríamos hoje aqui discutindo formas seguras de atendimento e de abordagem para a retirada de vítimas presas em ferragens se não fosse o compromisso de todos com a preservação da vida. Nosso objetivo é realizar esses procedimentos da maneira mais segura possível e com a maior qualidade”, afirmou.
O coronel Glêdson destacou ainda a importância do evento diante do cenário de acidentes registrados em Mato Grosso. Conforme dados apresentados durante o congresso, somente neste ano o Estado já contabilizou mais de 7,5 mil acidentes de trânsito.
“O Brasil tem noção do tamanho da nossa responsabilidade e da importância deste evento. Em Mato Grosso, centenas de pessoas perdem a vida todos os anos em decorrência de acidentes de trânsito. São números expressivos que reforçam a importância de discutirmos soluções”, ressaltou.
Participante do encontro, o prefeito de Tangará da Serra, Vander Masson, afirmou que iniciativas voltadas à prevenção são fundamentais diante do aumento das ocorrências viárias.
“Infelizmente, os acidentes continuam ceifando vidas e deixando marcas profundas. A informação é fundamental tanto para o cidadão quanto para os profissionais que atuam no salvamento e resgate”, disse.
O gerente de Fiscalização de Infraestrutura e Operação Rodoviária da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Matheus Herrero Rodero, também destacou a importância da capacitação contínua das equipes de atendimento.
“Uma equipe bem treinada faz toda a diferença no momento do atendimento, reduzindo riscos e evitando agravamentos às vítimas”, afirmou.
Já o representante da Associação Brasileira de Resgate e Salvamento (ABRES), Hilton de Souza Zeferino, ressaltou os impactos humanos e econômicos causados pelos acidentes nas rodovias brasileiras.
“Mais grave do que qualquer prejuízo financeiro é a perda irreparável de vidas humanas que continuam sendo ceifadas diariamente”, pontuou.
Durante os três dias de programação, o congresso promove palestras, painéis técnicos e debates sobre prevenção de acidentes, redução da mortalidade no trânsito e fortalecimento da integração entre os órgãos de resposta.
A programação inclui ainda atividades práticas, como o Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, o Holmatro Experience e cursos voltados à capacitação em controle de hemorragias e atendimento pré-hospitalar.


