Fiscalização Rodoviária

Ager lança operação especial de férias nas rodoviárias de MT

Ação reforça fiscalização no transporte intermunicipal e terá foco na proteção de crianças e adolescentes durante o período de férias escolares.

Por Matheus Marques 23/06/2026 às 20:00 3 min de leitura

A Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager-MT) realizará, nos dias 1º e 2 de julho, a 8ª Operação Conjunta Férias nos terminais rodoviários de Cuiabá e Rondonópolis.

A ação será lançada oficialmente no dia 1º de julho, às 8h30, simultaneamente no Terminal Rodoviário Engenheiro Cássio Veiga de Sá, na capital, e na rodoviária de Rondonópolis.

A iniciativa integra o calendário anual da Agência e tem como objetivo intensificar a fiscalização do transporte rodoviário intermunicipal de passageiros, orientar usuários e ampliar ações de proteção e acolhimento a pessoas em situação de vulnerabilidade.

Nesta edição, a operação terá como tema central o embarque seguro de crianças e adolescentes, em referência ao Mês Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. O foco será reforçar a conscientização sobre as normas exigidas para viagens de menores de idade no transporte rodoviário intermunicipal em Mato Grosso.

A operação contará com a participação de diversas instituições parceiras, entre elas a Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Conselhos Tutelares, Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Procon-MT e outros órgãos ligados à proteção infantojuvenil e à melhoria do transporte coletivo.

De acordo com a Ager, julho é um dos períodos de maior movimentação nas rodoviárias do Estado em razão das férias escolares. Somente o Terminal Rodoviário de Cuiabá registrou circulação superior a 216 mil pessoas durante o mês em 2025.

Durante a operação, inspetores reguladores irão fiscalizar condições de segurança, higiene e conforto dos veículos, regularidade da prestação do serviço, cumprimento das gratuidades previstas em lei, aplicação correta das tarifas autorizadas e documentação exigida para embarque dos passageiros.

A fiscalização terá atenção especial aos casos envolvendo crianças e adolescentes. Equipes da Ouvidoria também estarão presentes para orientar passageiros e receber denúncias, manifestações e dúvidas dos usuários.

O diretor regulador de Ouvidoria e Saneamento da Ager, Jossy Soares, destacou a importância da integração entre os órgãos públicos durante o período de maior fluxo de passageiros.

“A Operação Conjunta Férias é um momento de integração entre o poder público e o usuário, onde se intensifica a percepção da Ager quanto às necessidades emergentes dos cidadãos pela especial circunstância de aumento do fluxo de viajantes. A presença da Agência e demais parceiros garante a assistência e segurança devida ao cidadão”, afirmou.

Já o diretor regulador de Transportes e Rodovias da Agência, José Ricardo Elias, reforçou o compromisso da instituição com a proteção dos usuários do transporte intermunicipal.

“Reafirmamos o compromisso da Agência com a segurança, a dignidade e a proteção de todas as pessoas que utilizam o transporte rodoviário intermunicipal, em especial crianças e adolescentes”, declarou.

Leia Também

Deixe seu comentário