Barreira Sanitária
Mato Grosso intensifica protocolos para impedir entrada da gripe aviária no Estado
Estado não tem caso confirmado da doença. Desde 2024, Indea já realizou mais de 15 mil atividades de vigilância sanitária.
Saúde

O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) intensificou, nesta sexta-feira (16.5), as ações de fiscalização e monitoramento com foco na prevenção da entrada da gripe aviária (influenza aviária) em criações comerciais e propriedades com avicultura de subsistência no Estado.
A medida ocorre após a confirmação, pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), de um caso de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em uma granja comercial no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul.
Segundo o diretor técnico do Indea, Renan Tomazele, o reforço nas ações inclui inspeções em propriedades com aves de fundo de quintal, fiscalizações em granjas comerciais e ampliação na coleta de amostras biológicas. “Também estamos intensificando a fiscalização nas barreiras sanitárias, principalmente sobre veículos vindos da região sul, onde foi confirmado o foco da doença”, afirmou.
Atualmente, o Indea conta com 262 médicos veterinários treinados para atuar em ocorrências sanitárias que possam ameaçar a avicultura do Estado.
Monitoramento Desde 2023
A vigilância contra a gripe aviária em Mato Grosso foi intensificada já em 2023, após a confirmação de focos da doença na Bolívia, país que faz fronteira com o Estado.
De janeiro de 2024 a abril de 2025, foram realizadas 15.767 ações de vigilância baseada em risco, de acordo com a Coordenadoria de Defesa Sanitária Animal do Indea (CDSA).
As equipes também fizeram:
-
54 visitas de vigilância ativa em granjas comerciais;
-
53 visitas em propriedades de subsistência;
-
Coleta de 2.134 amostras de suabes e 1.067 amostras de soro em aves comerciais;
-
Coleta de 1.166 suabes e 583 amostras de soro em aves de subsistência.
Estado Livre da Doença
Renan Tomazele reforça que não há registro de gripe aviária em Mato Grosso até o momento. Ele tranquiliza a população quanto ao consumo de carne de frango e ovos. “Todos os produtos disponíveis para venda passam por rigorosos protocolos de inspeção e controle sanitário”, destaca.
Avicultura em Números
Mato Grosso abriga aproximadamente 37,2 milhões de aves comerciais, com destaque para os municípios de Nova Mutum, Primavera do Leste e Lucas do Rio Verde, que concentram a maior produção.
O Estado ocupa:
-
o 8º lugar no ranking nacional de exportação de carne de frango;
-
o 4º lugar na exportação de ovos.
FIQUE ATENTO: Sintomas e Notificação
A gripe aviária de alta patogenicidade causa alta mortalidade entre as aves e pode ser identificada por sintomas como:
-
Manchas vermelho-arroxeadas em cristas, barbelas e pernas;
-
Dificuldade respiratória, tosse, espirros e coriza;
-
Torcicolo, andar cambaleante e diarreia.
Em caso de suspeita, a notificação deve ser imediata ao Indea, de forma presencial ou por telefone.

Saúde
Dr. João articula ações para evitar fechamento da Santa Casa de Cuiabá
Deputado estadual visitou o hospital, realizou reuniões com profissionais da saúde e convoca audiência pública para debater o futuro da unidade

O deputado estadual e primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Dr. João (MDB), intensificou nesta semana as ações em defesa da manutenção do Hospital Estadual Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. Diante da possibilidade de desativação da unidade com a inauguração do Hospital Central, o parlamentar vem liderando uma mobilização junto a médicos, servidores, entidades e sociedade civil para garantir a continuidade dos serviços prestados pela Santa Casa.
Dr. João realizou uma visita técnica à unidade, onde conversou com profissionais de saúde, funcionários e representantes de entidades, como o Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM/MT). O objetivo foi ouvir demandas, avaliar a situação da estrutura hospitalar e construir alternativas à desativação.
“A Santa Casa é um patrimônio histórico de Mato Grosso e presta serviços essenciais à população, como hemodiálise e oncologia, que não serão completamente absorvidos pelo Hospital Central. Precisamos preservar esse legado e evitar prejuízos no atendimento à população”, afirmou o deputado após a visita.
Audiência pública
Como parte das articulações, Dr. João apresentou requerimento aprovado pela Comissão de Saúde da ALMT para a realização de uma audiência pública no dia 19 de maio, às 10h, na Sala Deputada Sarita Baracat, na sede da Assembleia Legislativa. A proposta é reunir representantes do governo estadual, prefeitura de Cuiabá, profissionais da saúde e sociedade civil organizada para debater o futuro da Santa Casa e buscar soluções viáveis para a manutenção dos serviços.
“Estamos mobilizando parlamentares, gestores públicos e a sociedade para evitar que Cuiabá perca um equipamento de saúde tão importante. A população não pode ser penalizada com a interrupção de atendimentos tão sensíveis”, reforçou Dr. João.
Patrimônio da saúde
Fundada entre 1815 e 1817, a Santa Casa de Cuiabá é considerada a unidade hospitalar mais antiga do Centro-Oeste brasileiro. Em 2019, após uma grave crise financeira que resultou no seu fechamento temporário, o hospital passou a ser administrado pelo Governo do Estado. Desde então, voltou a oferecer serviços estratégicos ao Sistema Único de Saúde (SUS), sendo referência em diversas especialidades.
Ao final das reuniões realizadas ao longo da semana, Dr. João destacou que o trabalho seguirá pautado pelo diálogo. “Estamos ouvindo todos os envolvidos para construir uma solução que respeite a história da Santa Casa e, principalmente, atenda às necessidades da população mato-grossense”, concluiu o parlamentar.
-
Esporte6 dias atrás
Mixto empata com Capital e segue vivo na Série D
-
Claro e Escuro3 dias atrás
O deputado correu atrás do Zé
-
Esporte5 dias atrás
É oficial: Carlo Ancelotti é o novo técnico da Seleção Brasileira
-
Judiciário3 dias atrás
PF prende suspeitos por obstrução de Justiça em nova fase da investigação sobre venda de decisões no STJ
-
Cultura6 dias atrás
Exposição com entrada gratuita estreia em Cuiabá
-
Esporte5 dias atrás
Operário-PR vira sobre o Cuiabá e encerra invencibilidade do dourado
-
Cidades4 dias atrás
Falhas estruturais impedem aproveitamento de obra do VLT e atrasam cronograma viário
-
Claro e Escuro2 dias atrás
Jornalista fica indignado com a prefeita após boatos de nomeação de “ex-adversário” para Cultura