Desabafo
Burocracia trava investimento e impede avanço turístico na Chapada, diz Mauro Mendes
Para Mauro Mendes, se o projeto estadual tivesse sido aceito, o parque “já estaria bombando” no cenário turístico nacional e internacional.
Política

A falta de estrutura turística no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, destacada pela apresentadora Ana Maria Braga durante o programa Mais Você, da TV Globo, trouxe à tona a frustração do Governo de Mato Grosso diante dos entraves que impediram investimentos significativos na região.
Em resposta à repercussão, o governador Mauro Mendes (União) afirmou que o Estado foi impedido de aplicar R$ 200 milhões no parque devido à burocracia federal. Segundo ele, a proposta mato-grossense previa a concessão da área com modernização da infraestrutura, o que poderia transformar o local em um dos principais destinos turísticos do Brasil.
“O Governo do Estado tentou investir R$ 200 milhões nesse parque para transformá-lo num grande atrativo turístico, mas a burocracia não deixou. O Governo Federal preferiu outro caminho, que está parado até hoje. Já se passaram dois anos e nada foi feito. Infelizmente, o Brasil é esse país do ‘não pode’”, criticou o governador.
A proposta incluía desenvolvimento sustentável, geração de emprego e valorização econômica da região, mas a decisão do Governo Federal de manter a administração sob sua responsabilidade travou o processo e estagnou qualquer avanço.
Para Mauro Mendes, se o projeto estadual tivesse sido aceito, o parque “já estaria bombando” no cenário turístico nacional e internacional. Hoje, a Chapada dos Guimarães continua enfrentando desafios estruturais, apesar de sua riqueza natural e do grande potencial para o ecoturismo.

Política
Deputado Dr. Eugênio apoia projeto de teleférico em Barra do Garças
Parlamentar participa de simpósio com empresários e reforça apoio a iniciativas para desenvolver o turismo na região do Araguaia

O deputado estadual Dr. Eugênio de Paiva (PSB) defendeu a implantação de novos projetos turísticos em Barra do Garças, com destaque para a instalação de um teleférico. A manifestação foi feita durante simpósio realizado no sábado (15), no encerramento das atividades de um Famtour promovido ao longo da semana no município.
O evento reuniu empresários e investidores de Minas Gerais e São Paulo, que compartilharam experiências e analisaram as potencialidades da cidade. Entre os expositores, estavam empreendedores especializados em teleféricos, rodas-gigantes e parques aquáticos.
A iniciativa contou com apoio do empresário Gordin Tur, um dos principais entusiastas da construção de um teleférico na região. Em 2024, Gordin, Dr. Eugênio e outros representantes do setor visitaram Poços de Caldas (MG) para conhecer o modelo de gestão do turismo local.
“Estão de parabéns pela iniciativa o prefeito Adilson Gonçalves de Macedo (União), o secretário Wendell Lopes, empresários e demais investidores do turismo. Estou 100% à disposição para apoiar, ajudar e desenvolver ainda mais o turismo de Barra do Garças”, declarou o parlamentar, conhecido como Deputado do Araguaia.
Durante o simpósio, o deputado agradeceu a presença do ex-secretário de Turismo de Poços de Caldas, Israel Souza, e do empresário Luiz Felipe, sócio do teleférico de São Vicente (SP), que apresentaram experiências bem-sucedidas em gestão turística.
O evento também serviu para divulgar dados, estudos de viabilidade e as vantagens competitivas da região, com foco na expansão da infraestrutura hoteleira, do ecoturismo e da criação de atrações inovadoras.
“A indústria do turismo tem grande potencial em Barra do Garças e na maioria dos municípios do Araguaia. Estou à disposição para promover e auxiliar essa importante atividade do desenvolvimento, geradora de renda e emprego para nossa gente”, concluiu Dr. Eugênio.
-
Judiciário7 dias atrás
Mauro Cid admite interferência de Bolsonaro em minuta golpista
-
Emprego7 dias atrás
Mato Grosso gera mais de 30 mil empregos entre janeiro e abril de 2025
-
Opinião6 dias atrás
Farmácia que cura: Além do comércio, o cuidado!
-
Cidades6 dias atrás
Idoso morre carbonizado após colisão entre carretas na BR-174, entre Vilhena e Comodoro
-
Opinião6 dias atrás
A representatividade caminha com o interesse público
-
Opinião6 dias atrás
Zoneamento Socioeconômico-Ecológico de MT: uma história sem fim?
-
Educação7 dias atrás
Confresa recebe a Caravana Fluxo em nova etapa de diálogo com setor cultural e esportivo
-
Economia7 dias atrás
Tecnologias e inovação na agricultura familiar são destaques em Dia de Campo em Tangará da Serra