Nova Tabela SUS MT amplia realização de cirurgias eletivas e reduz filas de espera
Desde a implantação do Programa Fila Zero, Mato Grosso já realizou mais de 667 mil procedimentos

O Governo de Mato Grosso implantou uma nova estratégia para ampliar a oferta de cirurgias, consultas e exames eletivos na rede pública de saúde. A iniciativa, denominada Tabela SUS Mato Grosso, foi idealizada pelo governador Otaviano Pivetta e desenvolvida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) para tornar mais atrativa a remuneração dos procedimentos realizados por hospitais, clínicas e demais prestadores de serviços.
A nova política, publicada em abril de 2026, permite que determinados procedimentos sejam remunerados com valores de até quatro vezes superiores aos praticados pela tabela nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), conforme o grau de complexidade. Nos atendimentos de alta complexidade, os prestadores poderão receber até três vezes a média do custo do paciente, além de incentivos financeiros adicionais para órteses, próteses e materiais especiais.
Segundo o governador Otaviano Pivetta, a medida tem como principal objetivo ampliar a capacidade de atendimento à população e acelerar a redução das filas de espera.
“Nosso objetivo é atender a população da melhor forma sempre, pois esse é o papel do Estado. Vamos sempre priorizar o bom atendimento aos mato-grossenses e acredito que a nova tabela SUS vai ampliar a capacidade de atendimentos e, principalmente, das cirurgias, reduzindo filas e tempo de espera”, afirmou.
O secretário estadual de Saúde, Juliano Melo, destacou que a nova tabela representa uma mudança importante na forma como o Estado enfrenta a elevada demanda por procedimentos eletivos.
“A nova Tabela SUS Mato Grosso representa uma mudança importante na forma como o Estado enfrenta a alta demanda por procedimentos eletivos. Criamos um modelo mais atrativo para os prestadores, ampliando a participação da rede privada e fortalecendo a parceria com municípios e consórcios de saúde. O resultado é mais capacidade de atendimento, mais agilidade e mais acesso para a população mato-grossense”, explicou.
A Tabela SUS Mato Grosso integra a segunda fase do Programa Fila Zero na Cirurgia, que conta com investimento estadual de R$ 400 milhões para a realização de 588 mil procedimentos eletivos. O programa está estruturado em três frentes: apoio às propostas apresentadas por municípios e consórcios intermunicipais de saúde, credenciamento direto de unidades privadas e realização de mutirões cirúrgicos na rede estadual.
Desde a implantação do Programa Fila Zero, Mato Grosso já realizou mais de 667 mil procedimentos, entre consultas, exames e cirurgias. No mesmo período, o tempo médio de espera por atendimento caiu de 77 para 44 dias, uma redução de 42%, demonstrando os resultados da política pública voltada à ampliação do acesso à saúde no Estado.


