Melhorias

Governo de MT firma R$ 110 milhões em convênios com municípios do Vale do Teles Pires e Portal da Amazônia

O governador Otaviano Pivetta destacou que a estratégia busca reduzir a burocracia e acelerar a chegada dos recursos às cidades

Por Eder Pereira 24/06/2026 às 21:00 2 min de leitura


O Governo de Mato Grosso firmou, nesta quarta-feira (24.6), convênios que somam R$ 110 milhões em investimentos destinados aos municípios do Vale do Teles Pires e Portal da Amazônia. Ao todo, foram assinadas 28 parcerias voltadas principalmente para áreas de infraestrutura e educação, durante encontro com prefeitos da região no Palácio Paiaguás.

O governador Otaviano Pivetta destacou que a estratégia busca reduzir a burocracia e acelerar a chegada dos recursos às cidades. Segundo ele, a parceria com as prefeituras fortalece a execução das obras, já que os gestores municipais conhecem melhor as demandas locais.

Para o prefeito de Guarantã do Norte, Márcio Gonçalves, o modelo de cooperação permite melhor planejamento das obras e mais agilidade na execução, evitando atrasos, especialmente no período chuvoso. No município, todos os convênios firmados foram na área da educação, totalizando R$ 10,8 milhões, incluindo ampliação de salas de aula e construção de nova unidade escolar.

Já Carlinda firmou investimentos de R$ 15,5 milhões, contemplando obras de infraestrutura urbana, como pavimentação de estradas e ruas, além da construção de uma piscina semiolímpica em escola municipal. O prefeito Pastor Fernando destacou os resultados positivos da parceria entre Estado e municípios.

Outros municípios também foram contemplados. Alta Floresta recebeu R$ 4,4 milhões para infraestrutura urbana. Itaúba terá R$ 7,3 milhões para pavimentação e construção de arquibancada. Matupá contará com R$ 14,4 milhões para reforma e construção de nova escola estadual.

Nova Bandeirantes receberá R$ 4,7 milhões para quadra esportiva e pavimentação, enquanto Nova Canaã do Norte terá R$ 4,9 milhões para melhorias urbanas. Nova Guarita foi contemplada com R$ 2 milhões para pavimentação e Nova Santa Helena com R$ 3,2 milhões para iluminação pública e construção de pórtico.

Também foram assinados convênios com Novo Mundo, Paranaíta, Peixoto de Azevedo e Marcelândia. Ao todo, os municípios do Vale do Teles Pires e Portal da Amazônia incluem 17 cidades, entre elas Alta Floresta, Colíder, Matupá e Terra Nova do Norte.

A reunião contou com a presença de deputados federais e estaduais, que acompanharam a assinatura dos convênios.

Leia Também

Deixe seu comentário