Corrupção Política

Gaeco investiga suspeita de corrupção na eleição da Câmara de VG

Operação cumpre mandados contra 13 vereadores de Várzea Grande; dois parlamentares de Cuiabá também são citados na investigação.

Por Matheus Marques 20/10/2026 às 08:16 2 min de leitura

O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) realiza, na manhã desta terça-feira (20), uma operação para apurar suspeitas de corrupção na eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Várzea Grande. Segundo informações preliminares, agentes cumprem mandados em endereços ligados a 13 vereadores da cidade.

Embora a investigação tenha como foco possíveis irregularidades no processo eleitoral do Legislativo várzea-grandense, dois vereadores de Cuiabá também são citados nas apurações.

Os mandados estão sendo cumpridos em endereços particulares dos parlamentares. Até o momento, não há diligências nos prédios legislativos dos dois municípios.

Eleição foi marcada por disputa

A eleição da Mesa Diretora da Câmara de Várzea Grande é alvo de controvérsia desde maio, quando foi realizada a votação que definiu Wanderley Cerqueira (MDB) como presidente. Na ocasião, ele recebeu 12 votos, contra 11 do vereador Lucas Chapéu do Sol (PL).

Posteriormente, uma ação do grupo político de Lucas Chapéu do Sol, que conta com o apoio da prefeita Flávia Moretti, levou ao cancelamento da votação após questionamentos sobre a antecipação do pleito. A decisão envolveu o Supremo Tribunal Federal (STF).

Até o momento, uma nova eleição para a Mesa Diretora não foi realizada.

A operação do Gaeco busca apurar possíveis irregularidades relacionadas à disputa interna no Legislativo municipal. As suspeitas investigadas ainda dependem do avanço das apurações para que sejam esclarecidas as eventuais responsabilidades dos envolvidos.

Leia Também

Deixe seu comentário