DESTAQUE
Saiba quais os principais sintomas, proliferação e cuidados do Covid-19
DESTAQUE

Da Redação
Febre, cansaço e tosse seca são os principais sintomas apresentados por pessoas com covid-19. Alguns indivíduos também têm dores no corpo, coriza, congestão nasal, dor de garganta e diarreia (sintomas comuns relacionados a outras doenças), por isso, em alguns fica difícil o diagnóstico e, como consequência, ocorre a proliferação mais acelerada.
Além disso, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), uma em cada seis pessoas sentem dificuldade para respirar.
O Covid-19 pode sobreviver fora do organismo humano por várias horas ou até três dias, em determinadas superfícies.
O vírus pode sobreviver por mais tempo em plástico ou aço inoxidável, chegando a dois ou três dias de sobrevida; no ar, ele pode permanecer por três horas; no cobre, resiste por quatro horas e, em papelão, por até 24 horas.
Entre os cuidados, para salvar vidas, a proposta é ficar em casa, evitando lugares públicos, tais como bancos, supermercados, shoppings centers, bares, restaurantes, atividades culturais e de entretenimento.
Necessário, também, lavar constantemente as mãos com água e sabão, passar álcool em gel 70, tomar banho sempre que chegar da rua, utilizar máscara (com a ressalva de que ela tem durabilidade de até duas horas, caso não seja molhada ou suja). Após o uso da máscara deve-se joga-la no lixo e higienizar as mãos com água e sabão ou gel desinfetante.
Foto: Ilustrativa

DESTAQUE
Primeira-dama de MT critica liberação de autor de crime bárbaro
Virginia Mendes manifesta indignação após decisão judicial que autorizou liberação de homem que arrancou coração da tia em 2019

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, manifestou repúdio à decisão judicial que autorizou a saída de Lumar Costa da Silva, de 34 anos, do hospital psiquiátrico em Cuiabá. O homem ficou conhecido nacionalmente após assassinar e arrancar o coração da própria tia em 2019, na cidade de Sorriso (MT).
Nas redes sociais, Virginia classificou a liberação como um choque à memória coletiva e à confiança na Justiça. “Com profunda indignação e perplexidade recebo a notícia da liberação de um homem que cometeu um crime brutal e chocante, que ainda dói na memória de todos nós”, afirmou. A primeira-dama também questionou o sistema jurídico: “Como podemos falar em segurança e justiça diante de uma decisão como essa?”
Virginia destacou que, mesmo com laudos que apontam estabilidade clínica, o risco permanece evidente. “Essa decisão assusta. Abala a confiança da sociedade nas instituições e escancara o quanto ainda precisamos lutar por leis mais firmes e pela proteção da vida”, completou.
A decisão foi assinada pelo juiz Geraldo Fernandes Fidelis Neto, com base em pareceres médicos que apontam que Lumar está estável e não precisa mais de internação. Ele seguirá tratamento ambulatorial no CAPS de Campinas (SP), com restrições severas: não pode sair da cidade sem autorização judicial, frequentar locais como casas noturnas ou consumir álcool e drogas.
O crime chocou o país. Em julho de 2019, Lumar matou a tia Maria Zélia da Silva, de 55 anos, e entregou o coração da vítima para uma das filhas dela. À época, confessou o crime e declarou: “Matei e não me arrependo. Eu ouço o universo, o universo fala comigo sempre e me disse: mata ela logo, ela tem que morrer.”
Antes de chegar a Mato Grosso, o autor já havia tentado matar a própria mãe em Campinas (SP). Mesmo considerado perturbado e perigoso, o sistema judicial agora opta por um modelo de liberdade assistida — decisão que reacende o debate sobre segurança, saúde mental e a responsabilidade do Estado diante de crimes de extrema crueldade.
“Não podemos normalizar a barbárie”, concluiu Virginia Mendes em tom de alerta à sociedade.
Ver essa foto no Instagram
-
Educação3 dias atrás
Servidores da Educação de Várzea Grande se revoltam com exclusão do recesso escolar
-
Judiciário6 dias atrás
ONG é proibida de realizar atendimentos oftalmológicos e usar marca registrada em Mato Grosso
-
Judiciário6 dias atrás
Faculdade Anhanguera de Rondonópolis é alvo de ação judicial por irregularidades em matrículas e cobranças
-
Economia6 dias atrás
Cresce a produção de proteínas no Brasil, mas setor agropecuário vê cenário instável
-
Saúde4 dias atrás
Mutirão do Cridac entrega 100 próteses ortopédicas a pacientes de todo o estado
-
Variedades6 dias atrás
Festa Junina da Assembleia Legislativa de Mato Grosso foi um sucesso de público
-
Saúde5 dias atrás
Saúde amplia proteção contra meningite bacteriana para crianças de 12 meses
-
Política6 dias atrás
A Comissão de Segurança Pública e Comunitária da ALMT vistoriam Penitenciária Feminina e cobram melhorias nas condições de trabalho
Você precisa estar logado para postar um comentário Login