Legado na Justiça

Desembargadora Maria Erotides se despede do TJ após 40 anos

Prestes a completar 75 anos, desembargadora Maria Erotides Kneip participou de sua última sessão no TJMT e recebeu homenagens pela trajetória na magistratura mato-grossense.

Por Matheus Marques 23/05/2026 às 12:00 3 min de leitura

A desembargadora Maria Erotides Kneip participou, nesta quinta-feira (21), de sua última sessão nas Câmaras Cíveis Reunidas de Direito Público e Coletivo do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

A magistrada recebeu homenagens de desembargadores, juízes, servidores, assessores e amigos durante cerimônia marcada por emoção e reconhecimento à trajetória de mais de quatro décadas dedicadas ao Judiciário mato-grossense.

A sessão foi presidida pelo desembargador Márcio Vidal e contou com a participação da desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos, além dos desembargadores Rodrigo Roberto Curvo, Deosdete Cruz Júnior e Jones Gattass Dias.

Maria Erotides completa 75 anos no próximo dia 4 de junho, idade limite para permanência no serviço público. Com a aposentadoria, o TJMT abrirá disputa para preenchimento da vaga pelo critério de merecimento entre juízes de primeira instância.

Durante a homenagem, Márcio Vidal destacou a importância da magistrada para o Judiciário estadual.

“A sociedade brasileira e mato-grossense está muito carente de pessoas da envergadura da desembargadora Maria Erotides Kneip. Uma mulher valente, inteligente, competente e com enorme estatura moral e ética”, afirmou.

O desembargador Jones Gattass Dias relembrou a época da faculdade de Direito da UFMT, quando acompanhava sessões presididas pela magistrada em Várzea Grande.

“Nós íamos assistir às sessões presididas por ela e aprendíamos muito. Aquilo nos enchia de entusiasmo para seguir a carreira da magistratura”, disse.

A desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos destacou o incentivo recebido de Maria Erotides ao longo da carreira.

“Ela foi uma grande incentivadora da minha trajetória na magistratura até eu chegar ao cargo de desembargadora”, afirmou emocionada.

Ao final da cerimônia, Maria Erotides falou sobre o sentimento de encerramento da carreira.

“Foi um momento de imensa alegria e gratidão. Passou um filme da minha vida profissional e eu concluí que fui muito privilegiada por Deus por ter pessoas tão boas na minha vida”, declarou.

A magistrada também deixou um conselho aos novos integrantes da magistratura: “Respeito e estudo. Cada pessoa tem sua história e é preciso respeitar sempre. E no Direito, estudar todos os dias, sem exceção.”

Formada em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora em 1973, Maria Erotides ingressou na magistratura em 1985. Atuou em diversas comarcas, especialmente em Várzea Grande, onde presidiu o Tribunal do Júri por 19 anos. Em 2011, tornou-se desembargadora do TJMT.

Leia Também

Deixe seu comentário