Comunidade escolar já pode votar nas receitas do SuperChef da Educação 2026
A coordenadora de Alimentação Escolar da Seduc, Luana Leão, destacou a importância da participação da comunidade escolar no processo de votação.

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) iniciou, nesta terça-feira (9), a segunda etapa do concurso SuperChef da Educação – Melhores Receitas 2026. Nesta fase, estudantes, professores, servidores e toda a comunidade escolar poderão participar da escolha dos pratos finalistas por meio de votação popular online.
A votação está disponível até o dia 15 de junho no portal oficial do concurso, no endereço http://superchef.seduc.mt.gov.br/votacao/. O resultado será divulgado no dia 16 de junho.
Após a análise técnica realizada por nutricionistas da Seduc, as receitas selecionadas seguem agora para avaliação popular. A etapa irá definir os três finalistas de cada Diretoria Regional de Educação (DRE), que avançarão para as próximas fases da competição.
O SuperChef da Educação é promovido pela Seduc-MT com o objetivo de valorizar os profissionais da alimentação escolar, incentivar hábitos alimentares saudáveis e fortalecer o uso de produtos da agricultura familiar nas refeições oferecidas aos estudantes da Rede Estadual de Ensino.
A coordenadora de Alimentação Escolar da Seduc, Luana Leão, destacou a importância da participação da comunidade escolar no processo de votação.
“Esta etapa do SuperChef da Educação amplia a participação da comunidade escolar e valoriza o trabalho realizado diariamente por nossos merendeiros e merendeiras”, afirmou.
Segundo ela, as receitas inscritas refletem o comprometimento dos profissionais com a qualidade da alimentação servida nas escolas estaduais.
“Cada receita demonstra a criatividade, o talento e o compromisso dos nossos profissionais da cozinha com a qualidade da alimentação escolar. Convidamos todos a conhecer as receitas e participar da votação para escolher os três finalistas de cada DRE que avançarão para as próximas fases”, completou.
A competição é destinada a servidores efetivos e contratados do cargo de Apoio Administrativo Educacional que atuam nas unidades escolares da Rede Estadual. As receitas precisam ser inéditas, salgadas e elaboradas com proteína de origem animal.
Após a votação popular, os classificados participarão das semifinais regionais, marcadas para o dia 16 de julho. Os vencedores de cada região disputarão a final estadual, prevista para ocorrer em Cuiabá no dia 5 de novembro.
Além do reconhecimento aos melhores pratos, o concurso também prevê premiações em dinheiro de até R$ 9 mil aos vencedores. As escolas dos três primeiros colocados receberão ainda R$ 20 mil para investimentos e melhorias nas cozinhas escolares.
Cronograma
• Votação popular: 09 a 15 de junho de 2026
• Divulgação do resultado da votação: 16 de junho de 2026
• Reabertura da votação em caso de empate: 17 a 21 de junho de 2026
• Resultado final da votação: 22 de junho de 2026
• Semifinal regional: 16 de julho de 2026
• Final estadual em Cuiabá: 05 de novembro de 2026
• Cerimônia de premiação: 05 de novembro de 2026


