VÁRZEA GRANDE
Search
Close this search box.

Variedades

UE multa Facebook por informações enganosas na compra do WhatsApp

Publicado em

Variedades

A rede social disse que não relacionaria as contas de usuários dos dois serviços, mas iniciou a prática dois anos depois

Da Redação

 

O órgão antitruste da União Europeia (UE) multou nesta quinta-feira o Facebook em 110 milhões de euros (cerca de 383,8 milhões de reais) por fornecer informações incorretas ou enganar autoridades na aquisição do aplicativo de mensagens WhatsApp, em 2014.

Segundo a UE, a empresa de Mark Zuckerberg alegou de forma imprecisa que não tinha como relacionar contas do Facebook e do WhatsApp, algo que começaram a fazer dois anos depois, ao combinar os dados de usuários nos dois serviços. A rede social, porém, alega que os erros não foram intencionais.

“A decisão de hoje envia um claro sinal às empresas de que devem cumprir todos os aspectos da regulamentação da UE para fusões, incluindo a obrigação de apresentar informações corretas”, afirmou a comissária europeia para concorrência do bloco europeu, Margrethe Vestager, em comunicado. Em resposta à multa, o Facebook declarou em nota que agiu “de boa fé desde as primeiras interações com a Comissão [Europeia]” e buscou “fornecer informações precisas a cada entrega”.

A UE abriu uma investigação formal sobre a fusão em dezembro do ano passado e poderia ter optado por cobrar mais que o dobro da multa. Segundo as regras da Comissão, empresas podem ser multadas em até 1% de seu lucro anual, o que para o Facebook seria 276 milhões de dólares (cerca de 865,8 milhões de reais). O bloco, porém, disse ter levado em conta a cooperação da empresa no processo.

Não é a primeira vez que o Facebook tem problemas com autoridades europeias por causa da fusão. O órgão antitruste italiano multou o WhatsApp, na semana passada, em 3 milhões de euros (10,4 milhões de reais) por obrigar usuários a concordarem em compartilhar dados com a rede social de Zuckerberg.

 

 

 

 

Fonte:Estadão Conteúdo

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Variedades

CNU DIVULGA RESULTADO PRELIMINAR DA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS

O prazo para recursos poderem ser feitos até quinta-feira (16/1)

Publicados

em

Foto: Nátila Pires

O Concurso Nacional Unificado (CNU) é uma das principais iniciativas do governo federal para a reposição de vagas em diversos cargos e órgãos pelo país. Os candidatos reintegrados ao CNU poderão consultar o resultado preliminar da avaliação de títulos, a partir desta quarta-feira (15/1).

O resultado preliminar nesta etapa pode ser conferido pelo site da Fundação Cesgranrio, na área do candidato. Para conferir, os candidatos devem acessar o menu “Resultados e Convocações”. Aqueles que não enviaram os documentos no prazo estipulado receberam nota zero nesta fase, porém, continuam concorrendo com a pontuação obtida nas provas objetivas e discursiva, tendo em vista que a prova de títulos é uma etapa apenas classificatória.

Além disso, o prazo para recursos contra o resultado preliminar também será iniciado neste 15/1 e poderão ser feitos acessando a opção “Interposição de Recursos”, até quinta-feira (16/1).

Vale lembrar que foram considerados para pontuação na etapa de avaliação de títulos, apenas aqueles obtidos até a data de 11 de outubro de 2024, ainda que os documentos comprobatórios tenham sido expedidos posteriormente.

Além disso, segundo o edital do CNU, a prova de títulos vale, no máximo, 10 pontos, mesmo que a soma dos valores dos títulos apresentados seja superior a esse valor.

Vale destacar que o cronograma do CNU foi retificado, e a divulgação do resultado final do certame, que estava prevista para o dia 11 de fevereiro, será antecipada para o dia 4 de fevereiro.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA