VÁRZEA GRANDE

"Orientação"

TCE-MT reforça campanha Setembro Verde com informações sobre doação de órgãos

Durante a campanha, profissionais da saúde como a enfermeira na Coordenação Estadual de Transplante, Greice Evaristo Martins, reforçaram a mensagem em todos os setores do TCE-MT.

Publicado em

Variedades

Foto: Thiago Bergamasco/TCE-MT

Distribuído junto a panfletos orientativos, o laço verde, símbolo da campanha Setembro Verde, chamou a atenção para a conscientização da importância da doação de órgãos no Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT). A ação foi realizada pela Secretaria Executiva de Gestão de Pessoas, por meio do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho (NQVT).  

Assim, ao longo do mês, a Corte de Contas une esforços ao Ministério da Saúde e a diversas entidades públicas e ONGs para informar a população. O principal objetivo é diminuir a rejeição das famílias à autorização da doação, motivada, principalmente, pelo desconhecimento e pelo curto tempo entre a retirada do órgão e sua implantação. 

“Todos os anos trazemos nossos parceiros para motivar os servidores a fazerem essa doação tão importante. Mas é uma coisa que não adianta só querer, tem que expressar e deixar isso bem claro para a família. Então, organizamos este momento para eles se lembrarem e manterem essa atitude”, explicou a coordenadora do Núcleo, Estela Biancardi. 

Durante a campanha, profissionais da saúde como a enfermeira na Coordenação Estadual de Transplante, Greice Evaristo Martins, reforçaram a mensagem em todos os setores do TCE-MT. “Só a sociedade pode melhorar a qualidade de vida e salvar essas pessoas. Sem a doação não há como fazer os transplantes”, disse. 

Leia Também:  Após disparos, motorista é preso com arma de fogo

Vale ressaltar que não há custos para esta autorização, que oferece a todos nós a oportunidade de salvar a vida de várias pessoas.

De acordo com a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), as filas de espera ainda são longas e o número de doações é inferior à demanda.  Em 2018, a lista contava com 32.716 pessoas. Só no primeiro trimestre de 2019, mais 7.974 pacientes entraram para a fila e 806 faleceram enquanto aguardavam a cirurgia.

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Variedades

Limpurb executa ações de limpeza na praça pública do bairro Terra Nova

A atividade foi iniciada no sábado (03) e a previsão é de que seja concluída nesta segunda-feira (05)

Publicados

em

Foto: Luiz Alves/Secom-CBA

A praça pública do bairro Terra Nova, situado na região Leste, recebe nesta segunda-feira (05) atividades de limpeza em toda sua área. A ação é realizada pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) e, seguindo um cronograma, foi iniciada no sábado (03). Mais de 20 operadores de limpeza estão empenhados na execução dos serviços.

Por meio dessa iniciativa, a Limpurb levou para o espaço de lazer os trabalhos de varrição, roçagem, capinação, pintura de meio-fio, além da poda de árvores. De acordo com o diretor-geral da empresa pública, Júnior Leite, esse tipo de ação é feito diariamente em diversas praças e parques municipais, visando garantir que o ambiente esteja sempre bem cuidado.

“Temos uma equipe que atua exclusivamente na limpeza de todos os espaços de lazer de Cuiabá. Seguindo um planejamento, conseguimos atender de cinco a sete estruturas por semana, de todas as regiões. É um trabalho diário, permitindo que esses locais estejam agradáveis para o uso do cidadão”, explica Júnior Leite.

Leia Também:  Brasil retira em 10% as tarifas de importação

O presidente da Associação de Moradores do Terra Nova, Anderson Matos, destaca que a praça foi completamente revitalizada pela gestão Emanuel Pinheiro, em 2020, beneficiando diretamente mais de 3 mil pessoas. Segundo ele, desde a inauguração, o espaço tem recebido o frequente cuidado da Administração Pública Municipal.

“Temos o privilégio de ter uma área completa, com equipamento que asseguram a integração social, a prática de atividades físicas, e lazer e diversão para todo público. Essa limpeza é de extrema importância, pois nossa praça é muito movimentada, temos o comércio local, e isso faz com que as pessoas se sintam mais à vontade para frequentá-la”, disse Matos.

PIT STOP

Somado às ações diárias de limpeza, a Limpurb também intensificou sua atenção para o cuidado com os equipamentos dos espaços de lazer. Por meio do programa Pit Stop, a empresa pública atua com quatro equipes que, continuamente, executam reparos pontuais e garantem a preservação dessas estruturas.

O programa opera em duas frentes de trabalho, sendo uma destinada a ações leves e outra para a solução de demandas mais complexas. Seguindo um cronograma, as equipes são encaminhadas para as praças e parques públicos já com a missão de executar, imediatamente, as manutenções necessárias.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA