VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

3 mil filhotes

Tartarugas nascidas em berçários artificiais são soltas no Rio Araguaia

Essa ação é resultado de um projeto ambiental coordenado pelo Instituto “Assis Araguaia”

Publicado em

Variedades

Foto: Rede Social

O projeto consiste em trabalhar o repovoamento da tartaruga da Amazônia na região do Vale do Araguaia por meio do processo de transferência e monitoramento de ovos e filhotes. A ideia é proteger a espécie da ação predatória humana, obedecendo à legislação vigente e integrando a comunidade com o meio ambiente.

As águas do Rio Araguaia ganharam mais vida com a soltura de 3 mil filhotes de tartarugas-da-Amazônia, em Barra do Garças, (cerca de 516 km de Cuiabá). Essa ação é resultado de um projeto ambiental coordenado pelo Instituto “Assis Araguaia”, Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), através do Comando Regional Bombeiro Militar – IV (CRBM-IV) e Prefeitura de Barra do Garças.

Este projeto contempla uma praia artificial e um berçário que permite o nascimento das tartarugas em ambiente seguro e protegido da ação. Com isso, podemos realizar ações de educação ambiental com a comunidade trazendo as escolas para conhecer o projeto.

Assim, essa integração permitirá a comunidade de Barra do Garças refletir sobre suas ações e atitudes na preservação do meio ambiente, levando para cada casa através dos alunos uma pequena semente de sustentabilidade e consciência ambiental que poderá gerar frutos para serem colhidos no futuro.

Nessa espécie, a cada 100 ovos, apenas 2 tartarugas chegam a fase adulta devido ao processo predatório. Através do projeto, estima-se que 60% dos ovos coletados chegaram na fase adulta e repovoarão o rio Araguaia.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Variedades

Resgate de animais silvestres em MT já supera total de 2024

Corpo de Bombeiros registra 1.943 ocorrências até outubro e aponta aumento durante período de estiagem

Publicados

em

Crédito: CBMMT

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou 1.943 resgates de animais silvestres entre janeiro e outubro de 2025. O número já ultrapassa todo o volume registrado em 2024, quando foram contabilizados 1.929 atendimentos em todo o Estado.

Sorriso segue como o município com maior número de ocorrências, somando 226 registros, seguido por Rondonópolis (182), Cuiabá (175), Barra do Garças (142), Sinop (110) e Tangará da Serra (107). Em 2024, Sorriso também liderou o ranking, com 239 casos.

Entre os meses de 2025, janeiro registrou o maior volume de resgates, com 249 atendimentos, seguido de março (231) e outubro (219). O comportamento se repete parcialmente em comparação ao ano anterior: em 2024, outubro liderou com 177 ocorrências, seguido de janeiro (170) e março (147). Julho permaneceu como o mês de menor movimento nos dois anos, com 145 resgates em 2025 e 99 em 2024.

O diretor operacional adjunto do CBMMT, major BM Felipe Mançano Saboia, explica que as solicitações geralmente envolvem animais que aparecem em residências, áreas públicas e zonas urbanas.
“A corporação recebe diariamente chamadas para resgate e captura de animais silvestres. Na maioria dos casos, são répteis e aves. Esses registros tendem a aumentar em períodos de estiagem e transição climática, quando as espécies costumam se deslocar em busca de abrigo e alimento”, destacou o major.

O Corpo de Bombeiros reforça que, ao encontrar um animal silvestre, a população deve evitar contato e acionar a corporação para garantir segurança e manejo adequado.

*Sob supervisão de Daniel Costa
COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

CIDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA