Conferência
Sindicatos e Federação apoiam a realização da conferência sobre saúde do trabalhador e da trabalhadora em Cuiabá
Os sindicatos Sinpaig, Sintep, Sintap, Sintesmat, Sinpol, Sindes, Sindrecauto, além da Federação Fessp-MT, decidiram contribuir financeiramente e com a logística necessária para que a conferência se realizasse.
Variedades

Vários Sindicatos, juntamente com a Federação Sindical dos Servidores Públicos do Estado de Mato Grosso/FESSP MT foram convidados pelo Conselheiro Municipal de Saúde de Cuiabá Sr. Wilson Cutas, a ajudarem na realização da 1ª Conferência Municipal de Saúde de Cuiabá, com o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, que acontecerá nos dias 25 e 26 de março, no Centro de Formação da Escola Cuiabana (antiga Unirondon), localizada na Avenida Beira Rio Sul, nº 3001, Bairro Jardim Europa.
O Sinpaig e a FESSP MT ficaram incumbidos de participar da Comissão Organizadora juntamente com os demais membros do conselho, direcionando os esforços do grupo para a realização do encontro.
A Conferência abordará eixos sobre a condição da saúde do trabalhador, a política nacional de saúde para os trabalhadores, a participação popular na formulação de políticas de saúde, além da saúde mental. O evento contará com palestras e debates com especialistas, para traçar um diagnóstico de como andam as políticas públicas voltadas à garantia humana da saúde do trabalhador no ambiente laboral.
A 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que tem o Sr. Wilson Cutas como Coordenador Geral, elegerá delegados/as para a Conferência Estadual que acontecerá em abril, a qual, por sua vez, elegerá delegados/as para a 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador. A Conferência tem o apoio da Prefeitura de Cuiabá para sua realização, porém não o suficiente para toda a estrutura necessária, o que motivou os representantes do conselho municipal de saúde a pedirem apoio às entidades sindicais comprometidas com a defesa da saúde dos trabalhadores.
O Presidente do Sinpaig, Sr. Antônio Wagner, entende como fundamental a participação nesse debate, em razão do atual cenário de adoecimento dos servidores: “O servidor também é um trabalhador, e é por isso que aceitamos participar como colaboradores, para termos espaço para mostrar a realidade do adoecimento e aumento dos afastamentos em razão de saúde no serviço público, principalmente no que se refere à saúde mental, que explodiu de afastamentos nos últimos anos. É preciso pensarmos juntos políticas públicas para amenizar essa realidade”.
A Presidente da FESSP MT também defende como importante a participação dos sindicatos para o fortalecimento das políticas públicas: “Os sindicatos têm um papel muito importante nesse debate, pois conhecem de perto a realidade dos seus trabalhadores. Quando se unem, fortalecem a compreensão de que não são casos isolados, de um determinado perfil de trabalhador, mas um problema geral que precisa ser enfrentado. Não é buscar culpados, mas sim pensar em políticas públicas juntos, para minimizar esse mal que assola tanto os trabalhadores quanto suas famílias”.
O Conselheiro do Conselho Municipal de Saúde e Coordenador Geral da Conferência, Sr. Wilson Cutas, agradeceu o apoio das entidades para que a Conferência seja realizada com toda a estrutura que o trabalhador merece: “Só temos que agradecer aos sindicatos por compreenderem a importância dessa conferência e por organizarem uma rede de apoio financeiro onde vários sindicatos ajudaram, o que demonstra o respeito que têm com suas próprias classes de trabalhadores, pois estão preocupados com a saúde, seja física ou mental, de seus representados”.

Variedades
Recorde de chuvas em abril surpreende Cuiabá e especialistas
Tradicionalmente associado à chegada da estação seca, o período contrariou expectativas

Abril de 2025 tornou-se o mês mais úmido registrado na capital mato-grossense em mais de 60 anos. Tradicionalmente associado à chegada da estação seca, o período contrariou expectativas e trouxe instabilidade atmosférica persistente, surpreendendo meteorologistas e a população local.
De acordo com dados do site Clima Tempo, a média histórica de precipitação para o mês de abril é de 113 milímetros, distribuídos em aproximadamente 13 dias com registro de chuva. No entanto, apenas nos primeiros sete dias do mês, a cidade já havia acumulado índices consideráveis, com destaque para os dias 1º, 5 e 6, que sozinhos ultrapassaram os 10 mm de precipitação cada. Esse cenário incomum ocorre após um verão igualmente fora dos padrões.
*Sob supervisão de Gene Lanes
-
Polícia3 dias atrás
Facção é desarticulada por lavar R$ 13 milhões com fachada de empresas
-
Polícia4 dias atrás
Justiça reduz pena de Marcola pelo roubo milionário de 1999 em Cuiabá
-
Variedades3 dias atrás
Veículos com placa final 4 devem quitar o Licenciamento 2025 até 30 de abril
-
Esporte4 dias atrás
Mixto estreia com vitória em jogo eletrizante contra o Porto Velho na Série D
-
Judiciário6 dias atrás
Justiça mantém obras no Morro de Santo Antônio e reconhece legalidade do projeto
-
Saúde4 dias atrás
Apenas 7% do público-alvo foi vacinado contra a gripe em Cuiabá
-
Judiciário4 dias atrás
Conciliação ambiental: Sema promove nova edição de mutirão para regularização de infrações
-
Saúde6 dias atrás
Programa estadual acelera atendimentos e realiza mais de 143 mil procedimentos em dois anos