"dia do azar"
Sexta-feira 13 é uma data muito lembrada por supersticiosos
Neste dia, muitos evitam cruzar com gato preto, olhar em espelhos quebrados, passar embaixo de escadas, servir refeições para 13 pessoas
Variedades
A Sexta-feira 13 é considerada um dia de azar para muitas pessoas no mundo. Neste dia, muitos evitam cruzar com gato preto, olhar em espelhos quebrados, passar embaixo de escadas, servir refeições para 13 pessoas, algumas das superstições para afastar a má sorte. Para outras, o mito sobre a data não passa de crença popular.
O fato é que o dia se tornou um prato cheio para as produções de Hollywood, onde muitos filmes de terror abordam o tema. Apesar de ter surgido nos Estados Unidos e em países da Europa, o receio da Sexta 13 foi ‘adotado’ pela cultura brasileira.
Entre as várias teorias que sugerem o motivo do medo sobre a Sexta-feira 13, uma está relacionada à Bíblia, onde Jesus se reuniu com seus 12 apóstolos na última ceia, realizada em uma quinta-feira. Sendo assim, no dia seguinte, conhecido como Sexta-feira Santa, Jesus foi crucificado por conta da traição de um de seus convidados, no caso havia 13 pessoas sentadas à mesa.
Outra crença popular tem origem nas lendas nórdicas. Certa vez, houve um banquete para 12 convidados em Valhala, a morada dos deuses. Loki, filho de Odin, apareceu de surpresa, indignado por não ter sido chamado à festa, instiga seu irmão cego Hoder a matar Balder, um deus muito querido por todos. Hoder atira uma flecha e mata Balder, o que causou uma profunda tristeza entre as divindades.
Há quem diga que a data se deu após o rei da França, Filipe IV, iniciar, em 13 de outubro de 1307, uma sexta-feira, uma perseguição aos Templários em que todos foram torturados e mortos até o fim do dia.
Mas o fato é que, sendo superstição ou não, a maioria das pessoas prefere evitar aquilo que pode trazer má sorte no dia, como cruzar com gato preto, olhar em espelho quebrado, quebrar espelho, passar por baixo de escada, abrir guarda-chuva em local fechado, não servir refeição para 13 pessoas, não deixar pente ou escova cair no chão, descer da cama com o pé esquerdo, entre outras.
Variedades
Encontro Estadual de Procons aborda responsabilidade das instituições financeiras na concessão de crédito
O evento abordará a responsabilidade das instituições financeiras na concessão de crédito, a fiscalização das relações de consumo, a defesa administrativa do consumidor, atualizações e perspectivas da defesa do consumidor, entre outros assuntos.
A Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos dos Consumidores (Procon-MT), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania (Setasc), realiza, nesta quarta e quinta-feira (04 e 05.12), a 17ª Edição do Encontro Estadual de Procons de Mato Grosso.
O evento abordará a responsabilidade das instituições financeiras na concessão de crédito, a fiscalização das relações de consumo, a defesa administrativa do consumidor, atualizações e perspectivas da defesa do consumidor, entre outros assuntos.
A programação prevê, na quarta-feira (04), palestra com a presidente do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor (Brasilcon) e defensora pública do Estado do Ceará, Amélia Soares da Rocha, que falará sobre “A responsabilidade objetiva na concessão de crédito pelos agentes financeiros”.
Na quinta-feira (05), será realizada a palestra “As atualizações e as perspectivas da defesa do consumidor no Brasil”, com a conciliadora de Defesa do Consumidor do Procon-MT e deputada federal, Gisela Simona.
O encontro contará, também, com atividades práticas de planejamento e de fiscalização simulada, estudos de caso com simulação de audiência de conciliação e apresentação dos relatórios dos Procons Municipais. Serão discutidos, ainda, temas sugeridos pelos Procons Municipais, como a cobrança de Imposto sobre Circulação de Mercadoria (ICMS) retroativo, cobranças na aposentadoria e correspondente bancário.
A secretária adjunta do Procon-MT, Cristiane Vaz, explica que o Encontro Estadual de Procons tem como objetivo cumprir o Termo de Cooperação firmado entre o estado e os municípios. “A intenção é capacitar os dirigentes e servidores, fortalecendo a rede de proteção ao consumidor de Mato Grosso”, salienta.
Para Cristiane Vaz, o Encontro Estadual é uma oportunidade importante para os Procons dialogarem e fortalecerem o Sistema Estadual de proteção e defesa dos consumidores de Mato Grosso.
“No encontro, serão trabalhados os principais problemas e demandas que chegam diariamente aos Procons, que exigem dos profissionais envolvidos atualização e estratégias integradas de trabalho”, salienta a secretária adjunta.
O evento, organizado pelo Procon-MT, será em Várzea Grande, no Hotel Hitz Pantanal, localizado na Av. Presidente Artur Bernardes, 251, no bairro Jardim Aeroporto, das 8h às 17h.
-
Polícia6 dias atrás
Polícia Militar Prende Homem por Tráfico de Drogas no Jardim Vitória, em Cuiabá
-
Política1 dia atrás
CONSELHEIRO DO TCE-MT RECOMENDA A PRIVATIZAÇÃO DO SISTEMA DE ÁGUA E ESGOTO EM VÁRZEA GRANDE
-
Polícia4 dias atrás
Assassino após matar filha, ex-esposa e ex-sogros a facadas, mandou áudio para ex-cunhado “Faltou você”
-
Polícia6 dias atrás
Ministro do STF faz críticas ‘veladas’ ao TJ/MT e diz que prestígio do judiciário pode sofrer máculas de minoria de membros e de servidores.
-
Esporte6 dias atrás
Cuiabá é rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro
-
Saúde4 dias atrás
SES realiza Dia D contra a dengue nesta sexta-feira (29)
-
Esporte6 dias atrás
Brasileiro: Botafogo vence Palmeiras por e 3 a 1 e reassume liderança
-
Polícia1 dia atrás
Homem de 31 anos é morto em confronto com a Rotam no Coxipó do Ouro, em Cuiabá