VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Close this search box.

Variedades

Setores de transportes reagem a propostas de suspensão da cobrança de pedágios

Publicado em

Variedades

Da Redação 

Entidades representativas do setor de transportes e infraestrutura reagiram nesta sexta-feira, 27, a propostas que buscam suspender a cobrança de pedágio nas rodovias brasileiras enquanto durar o período de enfrentamento ao novo coronavírus. Já há pelo menos três projetos no Congresso sobre o tema.

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) foi uma que veio a público para repudiar a ideia. Segundo a entidade, a isenção do pagamento não beneficiaria as empresas do setor, já que o valor cobrado pelo pedágio é repassado ao usuário. “Quem cumpre a lei não quer que as cancelas sejam levantadas”, disse o presidente da CNT, Vander Costa, em nota.

Uma posição também enfática veio da Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib). Em documento, a entidade chama medidas como a liberação de pedágios de “atípicas e oportunistas”.

A CNT observa ainda que a regra da cobrança de pedágio no Brasil é fruto de licitações para a construção e manutenção das rodovias. “Suspender cancelas seria quebrar contratos”, afirmou.

Segundo a confederação, a medida seria prejudicial tanto a quem “cumpre a lei” e repassa o custo do pedágio ao cliente, quanto para aqueles que acabam arcando com esse custo.

“Para os primeiros, a isenção temporária será prejudicial, pois retira receita e gera custos de alteração dos sistemas de cobrança. Já para os que não cumprem a legislação e não repassam o valor do tributo para o preço, a medida seria ainda mais danosa, uma vez que a falta de repasse e a consequente fragilidade comercial, aliadas à isenção, acarretariam mais achatamento do valor do frete pago”, afirma a CNT.

Foto: Oswaldo Corneti

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Variedades

Parque Tia Nair recebe feira de adoção da Bem-Estar com 22 animais

Na primeira edição da feira deste ano, realizada em janeiro no Mercado Antônio Moisés Nadaf, o Mercado do Porto, 6 animais foram adotados.

Publicados

em

Foto: Davi Valle

Promovido pela Prefeitura de Cuiabá, através da Bem-Estar Animal, a próxima feira de adoção acontecerá no sábado (8), no Parque Tia Nair, em Cuiabá, a partir das 16h. Desta vez, estarão disponíveis para adoção 22 pets lindos e dóceis, dos quais 17 são cães filhotes e 5 gatos.

Todos devidamente vermifugados, vacinados e os adultos já castrados. Além dos animais que são os protagonistas e foco da ação, haverá música ao vivo e distribuição de brindes. Panfletos informativos sobre a Bem-Estar Animal, proteção, guarda responsável e abandono/maus-tratos também serão distribuídos.

Na primeira edição da feira deste ano, realizada em janeiro no Mercado Antônio Moisés Nadaf, o Mercado do Porto, 6 animais foram adotados.

Dois deles fisgaram o coração de Stael Antônia de Arruda e Silva e de seu neto Miguel Luiz da Silva Carvalho, de 9 anos. Um deles ganhou o nome de Instagran, e o outro, que é uma fêmea, provavelmente será “batizada” por Facebook, mas a família ainda não bateu o martelo nessa decisão. “Assim deixaria tudo certo, a dupla “Instagran e Facebook”, pontuou Stael.

Para quem deseja adotar, uma coisa é certa: muda a rotina da casa. “A atenção e cuidado é constante. Estamos tendo o cuidado ao entrar com o carro, eu desço e prendo com a corrente e depois solto. Faço isso toda vez que vejo que a situação oferece perigo a vida dele. A limpeza e higienização também aumentaram, mas isso é passageiro até crescerem um pouco mais e se disciplinarem. Quanto a alimentação, descobri uma ração que tem leite nos ingredientes e os eles adoraram”, revelou Stael.

Na casa de Miguel Luiz não é diferente. Ele passou a colaborar com a limpeza da área para ajudar na lida diária com o animal.

O melhor de tudo é a alegria do ambiente com os novos integrantes. “São muito dóceis e queridos. Eu só tinha um periquito-australiano em casa. Agora, temos novo integrante com a chegada do cãozinho”, declarou a tutora.

Veterinária Andréia Janaina, da Bem-Estar Animal: tolerância zero contra maus-tratos de animais/Foto: Emanoele Daiane

A adoção de animais é permitida para pessoa maior de idade e que seja responsável pela saúde, incluindo cuidados médicos veterinários, alimentação e abrigo para o animal. “Adotar é um ato de amor. Trabalhamos a prática da adoção consciente para evitar o abandono e maus tratos. A adoção é para a vida toda e eles geralmente vivem vários anos. As pessoas precisam estar cientes disso”, destacou a diretora da Bem-Estar Animal, Andrea Janaína.

As feiras de adoção e cuidados diários empregados pela Bem-Estar Animal têm sido uma experiência ímpar para as veterinárias Nívea Turbino, Anna Selmy da Silva e Letícia Padilha, que se deparam com situações delicadas e tristes, outras de esperanças e de possibilidades por conta das adoções e resgates.  “Quem tem amor no coração se sensibiliza, se emociona, até se revolta diante de certas atitudes desumanas, mas comemora vitórias de superação desses animais e a cada adoção realizada”, destacou a equipe profissional. Andrea Janaína também é veterinária, e acompanha toda a rotina.

Por ELIANA BESS

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA