VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Close this search box.

REFORÇO

Segurança Pública forma 38 novos servidores do Sistema Prisional de Mato Grosso

Os servidores passaram por 480 horas de capacitação, com aulas teóricas e práticas ministradas por instrutores da Academia de Polícia Penal

Publicado em

Variedades

Foto: Andréia Guarezi / SESP

A Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT) realizou, nesta sexta-feira (11.10), a formatura de 38 novos servidores do Sistema Prisional. A cerimônia ocorreu no Centro de Eventos do Sest Senat, em Cuiabá, e foi promovida pela Academia de Polícia Penal (Acadepolp). Foram formados 33 policiais penais e cinco profissionais de nível superior, sendo quatro psicólogas e uma assistente social. 

O secretário adjunto de Segurança Pública, coronel PM Héverton Mourett, parabenizou os novos servidores e ressaltou que o sistema prisional tem recebido investimentos significativos nos últimos anos.

“Convocar e formar novos servidores é uma responsabilidade que envolve cooperação com outras instituições, como o Poder Judiciário e o Ministério Público, além de ser um esforço dentro da capacidade orçamentária do Estado. O Governo tem cumprido seu papel ao investir na reestruturação do sistema prisional e na formação de novos servidores”, afirmou. 

De acordo com o coordenador de Ensino e comandante da Academia de Polícia Penal, Rildo Pereira, o curso teve início em agosto e foi finalizado neste mês, totalizando 480 horas de capacitação para os novos servidores. 

“O objetivo do curso é preparar os servidores para atuarem nas unidades penitenciárias do Estado. Hoje, formamos 38 profissionais, sendo 33 policiais penais e cinco de nível superior, quatro psicólogas e uma assistente social. Eles serão distribuídos entre várias unidades do Estado. A capital, Cuiabá, receberá 10 servidores e Várzea Grande receberá nove. A chegada desses profissionais é importante para reforçar o atendimento às demandas do sistema prisional”, afirmou.

Além da Região Metropolitana, serão destinados servidores para atuar em Água Boa, Arenápolis, Cáceres, Colíder, Juína, Nortelândia, e Porto Alegre do Norte. 

O secretário adjunto de Administração Penitenciária, Jean Carlos Gonçalves, encerrou a cerimônia ressaltando a experiência adquirida pelos profissionais durante o curso. “Os servidores tiveram a oportunidade de vivenciar a rotina dos policiais penais dentro das unidades prisionais, participando de treinamentos nas duas maiores unidades do Estado e compreendendo a complexidade do trabalho”. 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Variedades

Corpo de Bombeiros salva bebê de 10 dias engasgado após amamentação

Bebê estava com dificuldade de respirar após ingerir aproximadamente 120 ml de fórmula; criança passa bem

Publicados

em

Foto: CBMMT

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) salvou um recém-nascido, de apenas 10 dias de vida, que se engasgou após a amamentação. O incidente ocorreu no final da tarde de quinta-feira (05.12), em uma residência localizada na região do Sinuelo, na BR-364, em Cuiabá.

A equipe do 1° Batalhão Bombeiro Militar (1° BBM) foi acionada pelo Centro Integrado de Segurança Pública (Ciosp), por volta das 17h40, após solicitação dos familiares. A equipe conseguiu localizar rapidamente o endereço, o que contribuiu para a agilidade no atendimento.

A mãe, que aguardava os bombeiros na porta da residência, informou que a filha nasceu prematura e tinha completado 10 dias de vida. Ela disse que percebeu que o bebê não estava respirando depois de ingerir aproximadamente 120 ml de fórmula.

Ao avaliar os sinais vitais do bebê, os bombeiros constataram dificuldades respiratórias e realizaram procedimentos de desobstrução das vias aéreas. A manobra foi bem-sucedida, resultando em uma melhora significativa nos sinais vitais do recém-nascido. Foi necessário também realizar a limpeza mecânica da via oral para a retirada de todo o líquido expelido.

Após o salvamento, os bombeiros encaminharam o bebê para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde a menina recebeu os cuidados médicos de uma equipe de pediatras.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA