VÁRZEA GRANDE

CUIABÁ

Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer apoia evento comemorativo aos 104 anos da Capitania Fluvial de MT

A então Agência Fluvial de Cuiabá, estabelecida em 12 de março de 1919, foi elevada à Delegacia Fluvial de Cuiabá em 2009.

Publicado em

Variedades

Divulgação: SECOM CUIABÁ

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, da Prefeitura de Cuiabá, apoiou o evento comemorativo aos 104 anos da Capitania Fluvial de Mato Grosso (CFMT), realizado neste domingo (12), com apresentação musical. A Capitania Fluvial de Mato Grosso (CFMT), Organização Militar, está subordinada ao Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN).

A partir das 19h30, na Praça Santos Dumont, em Cuiabá, a população pôde desfrutar de um momento de lazer ao som do Concerto da Banda da Marinha. O evento foi aberto ao público e contou com a presença de autoridades civis e militares.

“Estamos felizes em fazer parte desse momento histórico. Apoiamos eventos dessa natureza, a fim de incentivar que a população participe e conheça as histórias dessas instituições que têm como responsabilidade a segurança da navegação, salvaguarda da vida humana”, declarou o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite.

Programação- Além desse dia 12, aconteceu programação no sábado (11), com apresentação da Banda de Música, a partir das 19h30, no Shopping Estação, e nesta segunda, 13, haverá Cerimônia Militar alusiva aos 104 anos da CFMT, na Avenida Oátomo Canavarros, 850 – Bela Vista.

Leia Também:  Cuiabá é destaque em ações e metas do PGE durante Ciclo de Monitoramento do Planejamento Estratégico

Missão – A CFMT, com suas Agências Fluviais subordinadas (Cáceres, São Félix do Araguaia e Sinop), atua em ações de inspeção naval; no controle do tráfego aquaviário; na participação de busca e salvamento nos rios do estado, no apoio às atividades de combate à poluição hídrica; e realiza cursos do Ensino Profissional Marítimo, contribuindo para a formação de aquaviários.

Criação – A então Agência Fluvial de Cuiabá, estabelecida em 12 de março de 1919, foi elevada à Delegacia Fluvial de Cuiabá em 2009. Em razão da importância representativa e da intensa e crescente atividade fluvial e náutica esportiva desenvolvida no Estado de Mato Grosso, foi elevada, em 26 de abril 2019, à classificação de Capitania de 3ª Classe, com denominação de Capitania Fluvial de Mato Grosso e, no mesmo ano, à Capitania de 2ª Classe.

**Com informações da Capitania Fluvial de Mato Grosso

Fonte: SECOM/Cuiabá-MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

DESTAQUE

Família e Sociedade passo a passo será lançado no auditório do TRE em Cuiabá

A obra Família e Sociedade Passo a Passo encontra-se no volume VII e traz a perspectiva multidisciplinar de transtornos, distúrbios e deficiências. A noite de autógrafos está marcada para 22 de março, 19h com a presença das organizadoras e coautores.

Publicados

em

Assessoria

A série Família e Sociedade passo a passo volume VII, tem a pretensão desafiadora e complexa de trazer um olhar amplo e significativo às mais diversas temáticas relacionadas aos transtornos, distúrbios e deficiências, sem desprezar outras vulnerabilidades correlacionadas, que acometem a existência humana. O intuito é trazer contribuição científica que entrelace diversos âmbitos quanto às situações que guarnecem novas dinâmicas da existência, decorrentes de mecanismos genéticos, sociais ou comportamentais, catalogados em pesquisas e dados estatísticos oficiais.

Para tamanho desafio, as organizadoras, Dra. Rosa Graciela Campos Lopes, Dra. Amini Haddad Campos e a Especialista Vilderly Veras Martins Lopes reúnem nesta obra alguns dos profissionais mais renomados em diversas frentes de atuação: médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, juristas, assistentes sociais, pedagogos, coach, dentre outros.

Em seu escopo são abordados diversos temas, sobre os seguintes transtornos: disruptivos, da personalidade borderline, de humor (bipolar), do pânico, de ansiedade, alimentares, do neurodesenvolvimento (espectro autista, de atenção/hiperatividade – TDAH e da comunicação, linguagem/fala), depressivo, de estresse pós-traumatico, de aprendizagem, decorrentes do uso de substancias, de doenças infecciosas, com consequente relação com transtornos mentais. De igual forma, quanto aos distúrbios e síndromes, leva-se em consideração os endócrinos (diabetes e disfunção da tireoide), de Rett e de burnout.

Leia Também:  Sema-MT devolve à natureza jaguatirica após três meses em tratamento

No que concerne às deficiências, delimita-se a intelectual, a deficiência visual e a paralisia cerebral. Em relação aos distúrbios e transtornos do crime, bem como práticas judiciais, apresenta-se contextos das práticas restaurativas e de mediação, com trato das políticas de assistência à pessoa deficiente, sem negligenciar quanto à resposta penal nos casos de vulnerabilidades. A sétima edição do Família e Sociedade, passo a passo, tem o objetivo de conscientizar o público acadêmico e os estudiosos do comportamento humano, quanto aos diferentes enfoques que dimensionam a existência, bem como propor uma reorientação capaz de traçar mecanismos de controle, tratamento e otimização de medidas para uma integração multidisciplinar e visão holística de maximização das experiências humanas face as realidades que acometem a vida das famílias, da comunidade e a própria individualidade.

Uma ação conjunta, hábil ao acolhimento diante das dificuldades é essencial e acessibilidade a um panorama de ferramentas sociais se faz fundamental.

Dentre os coautores, além das organizadoras, a presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Clarice Claudino; a presidente da Academia Mato-Grossense de Letras, Sueli Batista, que é coach e especialista em Psicologia Positiva; o juiz Jamilson Haddad, da 1ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Cuiabá; a psicóloga, Larissa Slhessarenko Ribeiro; o médico Wladimir Malheiros Corrêa, Neurologista com especialidade em Epilepsia e Eletroencefalografia; a médica endocrinologista, a pedagoga e professora, Lucélia Heringer; Cleudiaude Martins Lopes, ligado aos estudos do Serviço Social.

Leia Também:  PRF apreende carga de carvão vegetal com documentação irregular

O lançamento desta obra acontecerá no próximo dia 22 de março, as 19h,
no auditório do plenário do Tribunal Regional Eleitoral, situado na Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750 – Cuiabá/MT.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA