VÁRZEA GRANDE

"Ativismo"

Secretaria da Mulher percorrerá 21 bairros em campanha contra violência doméstica

Publicado em

Variedades

Foto: Vicente Aquino/Secom-CBA

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, irá percorrer 21 bairros, a partir desta terça-feira (22), durante os 21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Mulheres, campanha internacional voltada à mobilização contra à violência doméstica e familiar.

A ação tem o objetivo de conscientizar e compartilhar informações com a comunidade para o acesso da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica.

Serão encontros realizados nos bairros com duas horas de duração que poderão acontecer nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) ou mesmo Associação de Bairros.

“Estaremos nas quatro regiões de Cuiabá, inclusive terão pólos que iremos ter três encontros com palestras e rodas de conversas. Vamos levar todas as informações acerca do ciclo da violência, porque muitas vezes, essas mulheres já estão vivendo essa realidade não sabem identificar”, disse Cely Almeida, secretária da pasta, em relação às fases da violência doméstica.

O intitulado ‘Violentrômeto’ mostra 18 etapas presente no ciclo da violência que vão desde a chantagem até a última consequência que é o feminicídio. O instrumento ainda demarca três fases que compõem essas etapas: Cuidado! A Violência está presente; Reaja! Denuncie e peça ajuda e, por último, Alerta! Sua vida está em perigo.

Segundo a primeira-dama Márcia Pinheiro, é necessário ir além de oferecer canais e instrumentos de denúncia, pois o Poder Público precisa estimular, informar e incentivar a conscientização feminina.

“Existe uma pesquisa que 20% das mulheres agredidas pelos seus maridos ficam em silêncio. Outra pesquisa mostra que 2% da população nunca ouviu falar na Lei Maria da Penha. Então, existem lacunas a serem preenchidas na nossa sociedade sob o ponto de vista da informação, da direção e do incentivo para que as mulheres denunciem e se protejam porque existe muita vida sendo ceifada”, frisou.

Leia Também:  Guiratinga retira obrigação de uso de máscaras no município

Confira os bairros:

1 – PEDRA 90                                                                                                                                                                                                                                                                                  EXPOSIÇÃO DO CICLO DA VIOLÊNCIA RODA DE CONVERSA – 22/11 às 15h

2 – SÃO SEBASTIÃO

EXPOSIÇÃO DO CICLO DA VIOLÊNCIA RODA DE CONVERSA – 22/11 às 15h

3 – OSMAR CABRAL

EXPOSIÇÃO DO CICLO DA VIOLÊNCIA RODA DE CONVERSA – 22/11 às 16h

4- TIJUCAL

EXPOSIÇÃO DO CICLO DA VIOLÊNCIA RODA DE CONVERSA – 23/11 às 15h

5- RESIDENCIAL COXIPÓ

EXPOSIÇÃO DO CICLO DA VIOLÊNCIA RODA DE CONVERSA – 23/11 às 15h

6- JARDIM VITÓRIA

EXPOSIÇÃO DO CICLO DA VIOLÊNCIA RODA DE CONVERSA – 25/11 às 15h

7- CPA II

EXPOSIÇÃO DO CICLO DA VIOLÊNCIA RODA DE CONVERSA – 25/11 às 15h

Leia Também:  Índios Xavantes decidem plantar arroz e dão primeiro passo rumo à independência

CÂMARA MUNICIPAL AUDIÊNCIA PÚBLICA:

“Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres”

TEMA: “Boas práticas no combate à violência contra a mulher” 25/11 às 09h

8- SÃO CARLOS

EXPOSIÇÃO DO CICLO DA VIOLÊNCIA RODA DE CONVERSA – 29/11 às 15h

09- MORADA DO OURO

EXPOSIÇÃO DO CICLO DA VIOLÊNCIA RODA DE CONVERSA – 29/11 às 15h

10- SANTA ISABEL

EXPOSIÇÃO DO CICLO DA VIOLÊNCIA RODA DE CONVERSA – 30/11 às 15h

11- CIDADE VERDE

EXPOSIÇÃO DO CICLO DA VIOLÊNCIA RODA DE CONVERSA – 30/11 às 15h

12- JARDIM LEBLON

EXPOSIÇÃO DO CICLO DA VIOLÊNCIA RODA DE CONVERSA – 01/12 às 15h

13- PEDREGAL

EXPOSIÇÃO DO CICLO DA VIOLÊNCIA RODA DE CONVERSA – 01/12 às 15h

14- DR. FÁBIO

EXPOSIÇÃO DO CICLO DA VIOLÊNCIA RODA DE CONVERSA – 05/12 às 15h

15- ALTOS DA SERRA

EXPOSIÇÃO DO CICLO DA VIOLÊNCIA RODA DE CONVERSA – 05/12 às 15h

16- PLANALTO

EXPOSIÇÃO DO CICLO DA VIOLÊNCIA RODA DE CONVERSA – 05/12 às 16h

17- JONAS PINHEIRO

EXPOSIÇÃO DO CICLO DA VIOLÊNCIA RODA DE CONVERSA – 06/12 às 15h

18- PRIMEIRO DE MARÇO

EXPOSIÇÃO DO CICLO DA VIOLÊNCIA RODA DE CONVERSA – 06/12 às 15h

19- DISTRITO DA GUIA

EXPOSIÇÃO DO CICLO DA VIOLÊNCIA RODA DE CONVERSA – 07/12 às 15h

20- DOM AQUINO e NICO BARACAT

EXPOSIÇÃO DO CICLO DA VIOLÊNCIA RODA DE CONVERSA 09/12 Dom Aquino às 15h e Nico Baracat às 19h

21- ENCERRAMENTO DA CAMPANHA

SECRETARIA DA MULHER 10/12 das 08h às 16h

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Variedades

Limpurb executa ações de limpeza na praça pública do bairro Terra Nova

A atividade foi iniciada no sábado (03) e a previsão é de que seja concluída nesta segunda-feira (05)

Publicados

em

Foto: Luiz Alves/Secom-CBA

A praça pública do bairro Terra Nova, situado na região Leste, recebe nesta segunda-feira (05) atividades de limpeza em toda sua área. A ação é realizada pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) e, seguindo um cronograma, foi iniciada no sábado (03). Mais de 20 operadores de limpeza estão empenhados na execução dos serviços.

Por meio dessa iniciativa, a Limpurb levou para o espaço de lazer os trabalhos de varrição, roçagem, capinação, pintura de meio-fio, além da poda de árvores. De acordo com o diretor-geral da empresa pública, Júnior Leite, esse tipo de ação é feito diariamente em diversas praças e parques municipais, visando garantir que o ambiente esteja sempre bem cuidado.

“Temos uma equipe que atua exclusivamente na limpeza de todos os espaços de lazer de Cuiabá. Seguindo um planejamento, conseguimos atender de cinco a sete estruturas por semana, de todas as regiões. É um trabalho diário, permitindo que esses locais estejam agradáveis para o uso do cidadão”, explica Júnior Leite.

Leia Também:  Cerca de 5 mil pessoas participam do ‘2º Festival Mato-grossense de Choro’ que reuniu embaixadores do ritmo no Brasil

O presidente da Associação de Moradores do Terra Nova, Anderson Matos, destaca que a praça foi completamente revitalizada pela gestão Emanuel Pinheiro, em 2020, beneficiando diretamente mais de 3 mil pessoas. Segundo ele, desde a inauguração, o espaço tem recebido o frequente cuidado da Administração Pública Municipal.

“Temos o privilégio de ter uma área completa, com equipamento que asseguram a integração social, a prática de atividades físicas, e lazer e diversão para todo público. Essa limpeza é de extrema importância, pois nossa praça é muito movimentada, temos o comércio local, e isso faz com que as pessoas se sintam mais à vontade para frequentá-la”, disse Matos.

PIT STOP

Somado às ações diárias de limpeza, a Limpurb também intensificou sua atenção para o cuidado com os equipamentos dos espaços de lazer. Por meio do programa Pit Stop, a empresa pública atua com quatro equipes que, continuamente, executam reparos pontuais e garantem a preservação dessas estruturas.

O programa opera em duas frentes de trabalho, sendo uma destinada a ações leves e outra para a solução de demandas mais complexas. Seguindo um cronograma, as equipes são encaminhadas para as praças e parques públicos já com a missão de executar, imediatamente, as manutenções necessárias.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA