VÁRZEA GRANDE

investimento de R$ 157 milhões

Santo Afonso tem 100% da área urbana iluminada com lâmpadas de LED

Ao todo, 136 municípios aderiram ao programa. Até o momento, a Sinfra-MT publicou convênios com 34 municípios para a entrega das luminárias

Publicado em

Variedades

Foto: Secom

O município de Santo Afonso já instalou as 81 luminárias de LED que retirou por meio do Programa MT Iluminado, do Governo de Mato Grosso. Com isso, segundo a prefeitura, 100% da área urbana da cidade já está iluminada com lâmpadas de LED.

Santo Afonso firmou convênio para retirar 148 luminárias e o restante será instalado em um distrito.

A prefeitura de Arenápolis, a primeira a retirar as luminárias, também começou a instalação. O município firmou convênio para instalação de 2.368 equipamentos e já retirou 1.946. No total, o Governo do Estado adquiriu 385.489 luminárias, em um investimento de R$ 157 milhões, com o objetivo de transformar Mato Grosso no primeiro Estado brasileiro 100% iluminado com LED.

O governador Mauro Mendes lembra que o MT Iluminado vai ao encontro de alguns dos pilares da administração pública, como eficiência e segurança. “Uma cidade mal iluminada é uma cidade insegura. Com uma cidade bem iluminada as pessoas vão andar mais nas ruas, se sentir mais seguras. Além disso, é uma tecnologia muito mais durável, o que gera economia aos cofres públicos”.

Leia Também:  Governo realiza desfile de moda inclusiva para pessoas com deficiência no Shopping Estação Cuiabá

Ao todo, 136 municípios aderiram ao programa. Até o momento, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) publicou convênios com 34 municípios para a entrega das luminárias, em um total de 39.749, sendo que o maior volume será para Juína, com 5.678.

Apenas Água Boa, Barra do Garças, Carlinda, Feliz Natal e Primavera do Leste não participam do MT Iluminado porque já tem programas próprios ou realizaram parcerias para a instalação de lâmpadas de LED.

Para formalizar o convênio com o Estado, as prefeituras precisam protocolar uma série de documentos na Sinfra-MT, conforme explicado em cartilha publicada no site da Secretaria. 

Os municípios serão responsáveis pela instalação das lâmpadas, seguindo as normas técnicas da concessionária Energisa. Até esta terça-feira (21.06), 7.774 luminárias foram retiradas na Arena Pantanal, onde elas estão armazenadas, por 11 municípios.

A licitação das luminárias foi dividida em quatro lotes, de 60W, 100W, 150W e 200W de potência. Os três primeiros lotes foram vencidos pela empresa Unicoba Energia, enquanto o último lote do Pregão Eletrônico é de responsabilidade da empresa SerraLed.

Leia Também:  Shopping Estação Cuiabá arrecada agasalhos em campanha

Um cronograma de entrega das luminárias já foi estabelecido com a empresa Unicoba, que nesse mês de junho entregará 19.656 unidades. As entregas serão mensais até outubro, quando todas as luminárias serão entregues.

As luminárias de LED adquiridas pelo Governo do Estado vêm com tomada para acendimento automático no período noturno, corpo em liga de alumínio injetado de alta pressão, pintura eletrostática resistente à corrosão e garantia de qualidade total mínima de cinco anos, para todo o conjunto. Serão fornecidas completamente montadas e prontas para serem conectadas à rede de distribuição.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Variedades

Homem fica gravemente ferido ao perder controle de caminhonete e bater em árvore na MT-251

Quando as equipes chegaram no local, outros condutores relataram que o motorista perdeu o controle da direção, saiu da pisTa e bateu na árvore

Publicados

em

Foto: PMMT

Um homem de 50 anos ficou gravemente ferido, após bater sua caminhonete Mitsubishi L-200 em uma árvore, na MT-251, conhecida como Estrada de Chapada, na manhã desta segunda-feira (27). Ele sofreu várias fraturas ao ficar preso nas ferragens.

De acordo com o Batalhão de Trânsito, o acidente aconteceu por volta das 10h50. Quando as equipes chegaram no local, outros condutores relataram que o motorista perdeu o controle da direção, saiu da pisTa e bateu na árvore.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve no local e retirou a vítima das ferragens. O homem foi encaminhado para o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), com múltiplas fraturas. O tráfico na região ficou lento e estava funcionando no sistema pare e siga, mas já foi liberado e segue normal.

A Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (Deletran) foi acionada e deve investigar as causas do acidente.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  'A Força do Querer', Zeca será preso por tráfico
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA