VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Close this search box.

NATAL E REVÉILLON

Procon-MT orienta consumidores sobre as compras de alimentos para as ceias de final de ano

Planejar compras e substituir produtos ajudam a economizar

Publicado em

Variedades

Foto por: João Reis/Setasc-MT

A compra dos alimentos para as ceias de Natal e de Ano Novo pode pesar no bolso dos consumidores. Para evitar problemas e economizar, a Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-MT), da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc), elaborou uma lista de cuidados que devem ser observados pelos clientes.

A primeira dica é substituir os produtos mais caros por outros que estejam mais em conta. Para economizar, observe os preços de diferentes marcas e opte pelo que esteja mais barato. Também é possível trocar os produtos típicos por alimentos da estação e mercadorias regionais.

“Frutas da estação, por exemplo, podem substituir frutas secas ou importadas. Já o peru pode ser substituído pelo frango, e os peixes regionais, que são mais baratos, podem substituir o bacalhau”, orienta a secretária adjunta do Procon-MT, Cristiane Vaz.

De acordo com Cristiane, a situação econômica exige cautela, pois muitos consumidores já estão endividados e precisam tomar cuidados para não se endividarem ainda mais. Além disso, em janeiro, sempre há despesas adicionais, como pagamento de impostos e compra de material escolar, por exemplo. “Para não começar 2025 no vermelho, o consumidor precisa planejar seus gastos com cuidado e economizar o máximo possível”, enfatiza.

Outra dica importante é elaborar o cardápio da ceia antes de ir às compras. Com base na quantidade de pessoas e no cardápio escolhido, liste os ingredientes que precisa comprar e evite adquirir itens que não estejam na lista.

Antes de ir às compras, é sempre válido fazer uma pesquisa de preços. Observe panfletos, encartes promocionais ou pesquise no site da loja na internet.

Embora os preços possam aumentar nos dias que antecedem as festas, o Procon-MT lembra que as promoções divulgadas pelos estabelecimentos devem ser cumpridas. Por isso, ao se interessar por uma promoção, guarde o encarte ou tire foto da oferta para comprovar o preço anunciado, se necessário.  

Se optar por contratar serviços de buffet, antes da contratação, busque recomendações, referências ou pesquise as avaliações do estabelecimento e do fornecedor.

“Desconfie de valores muito baixos e peça por escrito o detalhamento dos preços e a descrição do produto e do serviço. Não se esqueça de verificar se há cobrança de taxa e de acertar o horário da entrega”, alerta a secretária adjunta do Procon-MT.

Na hora das compras

– Observe as condições de higiene do estabelecimento e das embalagens dos produtos que pretende adquirir: não compre produtos com rótulos danificados.

– Verifique os prazos de validade e as recomendações dos fabricantes quanto à conservação e manipulação dos alimentos e bebidas.

– Redobre a atenção ao adquirir produtos de origem animal – como carnes, leites e derivados – que devem apresentar o carimbo do Serviço de Inspeção.

 – Alimentos refrigerados/congelados: esse tipo de mercadoria não pode apresentar poças de água, embalagens transpiradas ou placas de gelo sobre a superfície.

– Produtos fracionados: dê preferência aos que possam ser pesados, etiquetados e embalados na presença do consumidor, pois mercadorias já embaladas tendem a ser mais caras.

– Ao comprar bebidas, evite adquirir produtos que estejam próximos a locais aquecidos, expostos ao sol ou perto de itens de higiene.

– Vinhos e espumantes: observe se a rolha está em boas condições.

– Produtos em promoção: confira a data de validade. Em Mato Grosso, a legislação Estadual determina que, para produtos com menos de um mês de validade comercializados mediante promoção, queima de estoque ou com descontos atrativos, o consumidor seja avisado sobre a proximidade do vencimento.  

– Ao pagar as compras, confira se os valores cobrados estão corretos e guarde a nota fiscal.

– O prazo para reclamar de produtos não duráveis – que se extinguem rapidamente com seu uso, como os alimentos, por exemplo – é de 30 dias. Já para os bens duráveis, o prazo é de 90 dias.

Dúvidas e reclamações

Em caso de problemas, o consumidor pode procurar a unidade de Procon mais próxima de sua residência.

Também é possível utilizar o PROCON+, que está disponível pelo aplicativo MT Cidadão. O Procon-MT disponibiliza também o atendimento por WhatsApp pelo número (65) 99228-3098.

Outra opção é registrar uma reclamação pela plataforma Consumidor.gov.br, que está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Variedades

Sister Camila é detonada ao fazer “xixi” na cozinha após festa

Sister não aguenta e faz xixi na cozinha após festa da madrugada desta quinta-feira (23)

Publicados

em

Foto: Globo

Na madrugada desta quinta-feira (23), a festa do Big Brother Brasil 25 tomou um rumo inesperado, resultando em um incidente que rapidamente ganhou repercussão nas redes sociais. Durante as celebrações, a participante Camilla Maia teve um momento embaraçoso ao fazer xixi na cozinha da casa mais vigiada do Brasil.

O episódio ocorreu após os participantes retornarem para a área interna em busca de alimentos. Com o nível de álcool elevado, Camilla estava se divertindo com seus colegas quando não conseguiu conter a vontade de ir ao banheiro. A situação, marcada por risadas e descontração, culminou em um momento inusitado em que a sister se sentou no chão e acabou urinando.

Brothers como Mateus Pires, Giovanna Jacobina, Aline Patriarca, Vinícius Nascimento e sua irmã, Thamiris Maia, prestaram auxílio à participante após o ocorrido. A repercussão nas redes sociais foi imediata. Muitos internautas expressaram indignação diante do caso, considerando-o inédito na história do programa.

“Na cozinha ainda?! Que nojo!”, comentou um. Outro postou: “Meu Deus, uma mulher adulta se mijando em rede nacional comendo e deixando os outros limparem, é uma criança?”. Uma terceira pessoa acrescentou: “Acho um mico quem bebe para ficar assim”.

Entretanto, nem todos foram críticos. Alguns demonstraram empatia e abordaram o episódio com bom-humor. “Pessoal, vamos com calma. A mulher bebeu demais e isso acontece”, defendeu um internauta. Outro fez uma brincadeira: “Kkkkk! Parece que Camilla teve um momento muito inesperado! Isso é um dos momentos mais icônicos da história do BBB! #BBB25”.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA