VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Close this search box.

População Negra

Painel da População Negra é lançado pelo Ministério da Saúde

 “O painel permite termos o georreferenciamento dessas informações, além de gráficos de acompanhamento de séries históricas e tabelas”, destacou o secretário.

Publicado em

Variedades

Foto: Divulgação Associação de Moradores de Terra Prometida (Antônio Lemes)

O Ministério da Saúde lançou o Painel Saúde da População Negra. A plataforma conta com dados e indicadores sociodemográficos de morbidade e de mortalidade específicos para a população negra.

Durante o seminário Equidade Étnico-Racial nas Redes de Atenção à Saúde, em Brasília (DF), o secretário substituto de Informação e Saúde Digital da pasta, Paulo Sellera, afirmou que a proposta é transformar dados em informações confiáveis e em indicadores que possam ser acompanhados pelo sistema.

O painel de indicadores de Saúde da população Negra é uma demanda antiga dos movimentos sociais negros. Ele permitirá  o monitoramente e  a avaliação do processo de implementação da Política Nacional de Saude Integral da população Negra.

 “O painel permite termos o georreferenciamento dessas informações, além de gráficos de acompanhamento de séries históricas e tabelas”, destacou o secretário.

A ferramenta conta com três eixos principais:

  • Enfrentamento ao racismo;
  • Características sociodemográficas;
  • e Morbidade e Mortalidade da população negra.

Para Sellera, indicadores da população negra, quando comparados aos da população em geral, demonstram que “precisamos melhorar muito no atendimento à saúde em vários locais do território nacional. Em particular, o eixo morbidade e mortalidade da população negra traz dados sobre mortalidade materno infantil, indicadores de sífilis congênita e gestacional, doença falciforme, violência, tuberculose e morte prematura por doenças crônicas não transmissíveis”, afirmou. Todos os números, segundo Sellera, foram validados pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Variedades

Sister Camila é detonada ao fazer “xixi” na cozinha após festa

Sister não aguenta e faz xixi na cozinha após festa da madrugada desta quinta-feira (23)

Publicados

em

Foto: Globo

Na madrugada desta quinta-feira (23), a festa do Big Brother Brasil 25 tomou um rumo inesperado, resultando em um incidente que rapidamente ganhou repercussão nas redes sociais. Durante as celebrações, a participante Camilla Maia teve um momento embaraçoso ao fazer xixi na cozinha da casa mais vigiada do Brasil.

O episódio ocorreu após os participantes retornarem para a área interna em busca de alimentos. Com o nível de álcool elevado, Camilla estava se divertindo com seus colegas quando não conseguiu conter a vontade de ir ao banheiro. A situação, marcada por risadas e descontração, culminou em um momento inusitado em que a sister se sentou no chão e acabou urinando.

Brothers como Mateus Pires, Giovanna Jacobina, Aline Patriarca, Vinícius Nascimento e sua irmã, Thamiris Maia, prestaram auxílio à participante após o ocorrido. A repercussão nas redes sociais foi imediata. Muitos internautas expressaram indignação diante do caso, considerando-o inédito na história do programa.

“Na cozinha ainda?! Que nojo!”, comentou um. Outro postou: “Meu Deus, uma mulher adulta se mijando em rede nacional comendo e deixando os outros limparem, é uma criança?”. Uma terceira pessoa acrescentou: “Acho um mico quem bebe para ficar assim”.

Entretanto, nem todos foram críticos. Alguns demonstraram empatia e abordaram o episódio com bom-humor. “Pessoal, vamos com calma. A mulher bebeu demais e isso acontece”, defendeu um internauta. Outro fez uma brincadeira: “Kkkkk! Parece que Camilla teve um momento muito inesperado! Isso é um dos momentos mais icônicos da história do BBB! #BBB25”.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA