Fiscalização
Operação fecha bar que vende alimentos vencidos no Centro de Cuiabá
Alguns alimentos estavam vencidos há mais de 4 meses
Variedades

Desta vez, para fiscalizar estabelecimentos comerciais localizados na região Central que vendiam alimentos vencidos e, pela falta de higiene e acúmulo de lixo, contribuíam para a disseminação de doenças contagiosas como dear é interditado em Cuiabá por vender alimentos vencidos e falta de higiene
A Secretaria Municipal de Ordem Pública realizou, a terceira fase da Operação Retomada, fiscalizando estabelecimentos no Centro de Cuiabá. Um bar na Rua Bandeirantes foi interditado por vender alimentos vencidos há até quatro meses e por más condições de higiene, com acúmulo de lixo e mosquitos.
O local já havia sido autuado anteriormente, mas não corrigiu as irregularidades. Para reabrir, o proprietário deve atender às exigências sanitárias. Outro estabelecimento, na Avenida Tenente Coronel Duarte, foi notificado para melhorar a limpeza dos banheiros e manter a estufa de salgados funcionando para preservar a qualidade dos produtos.
Essa fiscalização busca evitar riscos à saúde pública, prevenindo a disseminação de doenças como dengue, zika e chikungunya.ngue, zika e chikunguya.
Um bar localizado na Rua Bandeirantes foi interditado porque o proprietário comercializava produtos vencidos.
Fiscais da Vigilância Sanitária apreenderam pacotes de arroz, feijão, caldo de carne, macarrão, miojo, bolacha de água e sal e recheadas e farinha de milho vencidos em até quatro meses.
No local, ainda havia lixeiras abertas repletas de mosquitos. O proprietário já havia sido autuado em dezembro para proceder com correções no local devido à insalubridade. Devido às constantes irregularidades, foi interditado, cabendo agora solucionar as falhas em definitivo para abrir as portas novamente.
Em outro estabelecimento, desta vez localizado na Avenida Tenente Coronel Duarte, nas proximidades do Morro da Luz, foi notificado a proceder com a limpeza dos banheiros, incluindo oferecer papel toalha e sabonete líquido.
Além disso, a estufa de salgados estava desligada, comprometendo a qualidade dos produtos.

Variedades
Sindicatos e Federação apoiam a realização da conferência sobre saúde do trabalhador e da trabalhadora em Cuiabá
Os sindicatos Sinpaig, Sintep, Sintap, Sintesmat, Sinpol, Sindes, Sindrecauto, além da Federação Fessp-MT, decidiram contribuir financeiramente e com a logística necessária para que a conferência se realizasse.

Vários Sindicatos, juntamente com a Federação Sindical dos Servidores Públicos do Estado de Mato Grosso/FESSP MT foram convidados pelo Conselheiro Municipal de Saúde de Cuiabá Sr. Wilson Cutas, a ajudarem na realização da 1ª Conferência Municipal de Saúde de Cuiabá, com o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, que acontecerá nos dias 25 e 26 de março, no Centro de Formação da Escola Cuiabana (antiga Unirondon), localizada na Avenida Beira Rio Sul, nº 3001, Bairro Jardim Europa.
O Sinpaig e a FESSP MT ficaram incumbidos de participar da Comissão Organizadora juntamente com os demais membros do conselho, direcionando os esforços do grupo para a realização do encontro.
A Conferência abordará eixos sobre a condição da saúde do trabalhador, a política nacional de saúde para os trabalhadores, a participação popular na formulação de políticas de saúde, além da saúde mental. O evento contará com palestras e debates com especialistas, para traçar um diagnóstico de como andam as políticas públicas voltadas à garantia humana da saúde do trabalhador no ambiente laboral.
A 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que tem o Sr. Wilson Cutas como Coordenador Geral, elegerá delegados/as para a Conferência Estadual que acontecerá em abril, a qual, por sua vez, elegerá delegados/as para a 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador. A Conferência tem o apoio da Prefeitura de Cuiabá para sua realização, porém não o suficiente para toda a estrutura necessária, o que motivou os representantes do conselho municipal de saúde a pedirem apoio às entidades sindicais comprometidas com a defesa da saúde dos trabalhadores.
O Presidente do Sinpaig, Sr. Antônio Wagner, entende como fundamental a participação nesse debate, em razão do atual cenário de adoecimento dos servidores: “O servidor também é um trabalhador, e é por isso que aceitamos participar como colaboradores, para termos espaço para mostrar a realidade do adoecimento e aumento dos afastamentos em razão de saúde no serviço público, principalmente no que se refere à saúde mental, que explodiu de afastamentos nos últimos anos. É preciso pensarmos juntos políticas públicas para amenizar essa realidade”.
A Presidente da FESSP MT também defende como importante a participação dos sindicatos para o fortalecimento das políticas públicas: “Os sindicatos têm um papel muito importante nesse debate, pois conhecem de perto a realidade dos seus trabalhadores. Quando se unem, fortalecem a compreensão de que não são casos isolados, de um determinado perfil de trabalhador, mas um problema geral que precisa ser enfrentado. Não é buscar culpados, mas sim pensar em políticas públicas juntos, para minimizar esse mal que assola tanto os trabalhadores quanto suas famílias”.
O Conselheiro do Conselho Municipal de Saúde e Coordenador Geral da Conferência, Sr. Wilson Cutas, agradeceu o apoio das entidades para que a Conferência seja realizada com toda a estrutura que o trabalhador merece: “Só temos que agradecer aos sindicatos por compreenderem a importância dessa conferência e por organizarem uma rede de apoio financeiro onde vários sindicatos ajudaram, o que demonstra o respeito que têm com suas próprias classes de trabalhadores, pois estão preocupados com a saúde, seja física ou mental, de seus representados”.
-
Judiciário7 dias atrás
Governo de MT defende no STF confisco de terras por desmatamento ilegal
-
Judiciário7 dias atrás
STF determina que Governo de MT reanalise pensão do ex-deputado Carlos Bezerra
-
Polícia6 dias atrás
Policial Civil é condenada a 34 anos de prisão por exigir propinas de fazendeiros em MT
-
Saúde7 dias atrás
Justiça manda apreender equipamento cirúrgica no Hospital São Benedito
-
Judiciário6 dias atrás
Juíza mantém ex-diretor do Cepromat réu em ação por desvio de R$ 8 milhões
-
Política7 dias atrás
Maysa pede que Abilio interfira em postura de líder: “Desagrega”
-
Polícia4 dias atrás
Alvos de operação resistem à chegada do Gaeco e são mortos
-
Emprego7 dias atrás
Prefeitura abre inscrições de seletivo com salários de R$ 15 mil