VÁRZEA GRANDE

"Salve Vidas"

MT Hemocentro realiza sorteios para celebrar o Dia Nacional do Doador de Sangue

Participarão do sorteio voluntários que doarem sangue entre segunda e sexta-feira (21 e 25.11)

Publicado em

Variedades

Foto: Fernanda Nazário

O MT Hemocentro e empresas parceiras realizarão diversos sorteios para celebrar o Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado na próxima sexta-feira (25.11). Entre os itens sorteados estão camiseta do grupo de corrida ‘Os últimos’, camisetas Casa Prado, pulseiras Márcio Design (MD) e brindes.  

Conforme a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, participarão do sorteio voluntários que doarem sangue entre esta segunda-feira (21.11) e sexta-feira (25.11).

“Estamos próximo do fim de ano, período festivo em que muita gente viaja de férias, e para manter nosso estoque de sangue nessa época contamos com o apoio de cada doador voluntário”, diz a gestora.

Gian Carla conta que a programação de sexta-feira será intensa. Às 7h30 iniciará o atendimento de todos os doadores de sangue. Às 8h ocorrerá a abertura do Dia Nacional do Doador de Sangue com a presença da equipe da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), do MT Hemocentro e parceiros, sendo eles Casa Prado; Márcio Designer; Marcelo Modesto, do Projeto “Os Últimos”; ZF comunicação e Grupo Ginco.

Leia Também:  Esponja acumula 680 milhões de fungos e bactérias em 15 dias

Após a abertura oficial, o evento seguirá com a apresentação da banda musical do Corpo de Bombeiros. Em seguida, haverá um lanche para doadores, além de sorteios que se estendem até às 17h.

Afim de evitar aglomeração na unidade, as doações devem ser agendadas por meio deste link. O voluntário também pode agendar as doações por telefone (65) 98433-0624 (Whatsapp, ligação ou mensagem) ou no tradicional número fixo: (65) 3623-0044 ramais 211 e 221.

Quem pode doar

O Ministério da Saúde recomenda que o doador compareça à unidade portando um documento oficial com foto, tenha mais de 51 quilos, esteja em bom estado de saúde e tenha uma alimentação saudável, nunca indo doar em jejum.

Homens podem fazer até quatro doações anuais, com prazo de dois meses entre cada uma. Já as mulheres podem fazer três doações por ano, com um espaço de quatro meses. Os candidatos precisam ter a partir de 16 a 69 anos, 11 meses e 29 dias.

Em cada coleta é retirado um volume aproximado de até 450 ml de sangue. Recomendam-se, nas primeiras horas pós-doação, descanso, evitar atividade física e ingestão de bebida alcoólica.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Variedades

Limpurb executa ações de limpeza na praça pública do bairro Terra Nova

A atividade foi iniciada no sábado (03) e a previsão é de que seja concluída nesta segunda-feira (05)

Publicados

em

Foto: Luiz Alves/Secom-CBA

A praça pública do bairro Terra Nova, situado na região Leste, recebe nesta segunda-feira (05) atividades de limpeza em toda sua área. A ação é realizada pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) e, seguindo um cronograma, foi iniciada no sábado (03). Mais de 20 operadores de limpeza estão empenhados na execução dos serviços.

Por meio dessa iniciativa, a Limpurb levou para o espaço de lazer os trabalhos de varrição, roçagem, capinação, pintura de meio-fio, além da poda de árvores. De acordo com o diretor-geral da empresa pública, Júnior Leite, esse tipo de ação é feito diariamente em diversas praças e parques municipais, visando garantir que o ambiente esteja sempre bem cuidado.

“Temos uma equipe que atua exclusivamente na limpeza de todos os espaços de lazer de Cuiabá. Seguindo um planejamento, conseguimos atender de cinco a sete estruturas por semana, de todas as regiões. É um trabalho diário, permitindo que esses locais estejam agradáveis para o uso do cidadão”, explica Júnior Leite.

Leia Também:  Campanha soma mais 1.112 absorventes doados

O presidente da Associação de Moradores do Terra Nova, Anderson Matos, destaca que a praça foi completamente revitalizada pela gestão Emanuel Pinheiro, em 2020, beneficiando diretamente mais de 3 mil pessoas. Segundo ele, desde a inauguração, o espaço tem recebido o frequente cuidado da Administração Pública Municipal.

“Temos o privilégio de ter uma área completa, com equipamento que asseguram a integração social, a prática de atividades físicas, e lazer e diversão para todo público. Essa limpeza é de extrema importância, pois nossa praça é muito movimentada, temos o comércio local, e isso faz com que as pessoas se sintam mais à vontade para frequentá-la”, disse Matos.

PIT STOP

Somado às ações diárias de limpeza, a Limpurb também intensificou sua atenção para o cuidado com os equipamentos dos espaços de lazer. Por meio do programa Pit Stop, a empresa pública atua com quatro equipes que, continuamente, executam reparos pontuais e garantem a preservação dessas estruturas.

O programa opera em duas frentes de trabalho, sendo uma destinada a ações leves e outra para a solução de demandas mais complexas. Seguindo um cronograma, as equipes são encaminhadas para as praças e parques públicos já com a missão de executar, imediatamente, as manutenções necessárias.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA