VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

MANUTENÇÃO DOS ESTOQUES

MT Hemocentro divulga calendário de coletas de sangue para o mês de setembro

Ações ocorrerão nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Santa Rita do Trivelato, Tabaporã, Juscimeira e Alto Garças

Publicado em

Variedades

Foto: Michel Alvim Secom-MT

O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, divulga o calendário de ações para o mês de setembro. Com o objetivo de manter os estoques de sangue e suprir a demanda existente, a unidade promove ações itinerantes em diversos municípios do Estado. 

A iniciativa é realizada pelo programa “MT Hemocentro Itinerante”, que promove a coleta de sangue em municípios do interior do estado por meio das unidades móveis, permitindo que a população de diversos municípios contribua com o estoque do banco de sangue público. 

Além disso, o MT Hemocentro conta com parceiros para promover a doação de sangue entre diversos públicos.

“Além dos atendimentos diários em nossa sede, estamos promovendo várias campanhas de doação para manter o estoque estratégico que atende os 142 municípios de Mato Grosso. Essas parcerias nos permitem realizar mais coletas e assim garantir o suprimento necessário. A contribuição de todos que possam doar é fundamental para salvar vidas e fazer a diferença na comunidade”, destaca a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela.

Confira a lista de locais e datas das ações do MT Hemocentro durante o mês de setembro:

•    Campanha BPW CPA II: 04 e 05 de setembro (coleta externa)
•    9ª Corrida pela Vida: 10 de julho a 06 de setembro (coleta interna)
•    Igreja Presbiteriana: 06 de setembro (coleta externa) 
•    Município de Santa Rita do Trivelato: 02 a 06 de setembro (MT Hemocentro Itinerante) 
•    Campanha BPW Batalhão 44: 10 e 11 de setembro (coleta externa)
•    Município de Tabaporã: 09 a 13 de setembro (MT Hemocentro Itinerante) 
•    Campanha BPW Várzea Grande: 12 e 13 de setembro (coleta externa)
•    Município de Juscimeira: 16 a 20 de setembro (MT Hemocentro Itinerante) 
•    Unic Beira Rio: 17 a 19 de setembro (coleta externa)
•    Paróquia São João Bosco: 21 de setembro (coleta interna)
•    Alto Garças: 30 de setembro a 04 de outubro (MT Hemocentro Itinerante) 

O Ministério da Saúde orienta que os doadores apresentem um documento oficial com foto, pesem 50kg ou mais, estejam em bom estado de saúde e tenham feito uma refeição equilibrada. A faixa etária para doação é dos 16 aos 69 anos, 11 meses e 29 dias. Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.

Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com um intervalo de dois meses entre as doações; já as mulheres são limitadas a três doações anuais, respeitando o intervalo de três meses.

São coletados até 450 ml de sangue por sessão e recomenda-se evitar exercícios físicos e consumo de álcool após a doação.

Serviço

A sede MT Hemocentro está localizada na Rua 13 de Junho, nº 1055, em Cuiabá. Para realizar o agendamento da doação, basta acessar este link. O voluntário também pode agendar as doações pelo telefone (65) 98433-0624 (WhatsApp, somente mensagem) ou pelo número (65) 3623-0044, ramais 211 e 221.

O banco de sangue funciona regularmente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e fornece o atestado de comparecimento ao doador. Para quem compareceu e, por algum motivo, não pôde doar, a unidade fornece um comprovante de comparecimento para justificar a falta no trabalho.

No interior do Estado, as doações podem ser feitas nas Unidades de Coleta e Transfusão, localizadas nos seguintes municípios: Juína, Juara, Colíder, Alta Floresta, Cáceres, Primavera do Leste, Barra do Garças, Sinop, Porto Alegre do Norte, Água Boa, Rondonópolis, Tangará da Serra, Barra do Bugres e Sorriso.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Variedades

Morre jornalista Marielle Ramires, vítima de câncer aos 41 anos

Na sexta-feira (01/04), o corpo será trasladado para Cuiabá (MT), sua terra natal, onde ocorrerá a cerimônia de despedida

Publicados

em

Foto: Redes sociais/Reprodução

A jornalista e ativista Marielle Ramires, uma das fundadoras do coletivo Mídia Ninja e da rede Fora do Eixo, faleceu nesta terça-feira (29/04) em decorrência de um câncer no estômago. Ela tinha 41 anos.

Segundo familiares, Marielle recebeu o diagnóstico da doença há cerca de oito meses. Durante o tratamento, sofreu complicações após sessões de quimioterapia e não resistiu.

O velório será realizado em São Paulo, cidade onde Marielle morava. Na sexta-feira (01/04), o corpo será trasladado para Cuiabá (MT), sua terra natal, onde ocorrerá a cerimônia de despedida. A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, é uma das autoridades que devem comparecer ao velório em Cuiabá.

O portal Mídia Ninja publicou nas redes sociais: “A Mídia Ninja se despediu ontem de uma das suas principais fundadoras. Marielle Ramires partiu da mesma forma que vivieu: lutando e inspirando, com fé até o último momento.”

*Sob supervisão de Gene Lannes

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA