10 Mil Crianças Esperam Presentes
Iniciativa para Adotar Cartinhas Vai até 20 de Dezembro
Serão contemplados pedidos de crianças de até 10 anos em situação de vulnerabilidade social
Variedades

A campanha “Papai Noel dos Correios” foi lançada em Mato Grosso nesta semana, com a expectativa de que 10 mil cartinhas sejam adotadas. As cartas serão escritas por alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas, independentemente da idade, além de crianças de instituições parceiras, como creches, abrigos e núcleos socioeducativos. Também serão contemplados pedidos de crianças de até 10 anos em situação de vulnerabilidade social.
Em Cuiabá, as cartinhas podem ser adotadas até 20 de dezembro, e os presentes deverão ser entregues nas agências dos Correios até 31 de dezembro. Para adotar uma cartinha, basta acessar o blog da campanha (https://blognoel.correios.com.br/blognoel/index.php) e seguir as instruções disponíveis.
Em 2023, a campanha “Papai Noel dos Correios” alcançou um marco histórico, atendendo 100% dos pedidos das crianças. No total, 270 mil cartinhas foram adotadas, sendo aproximadamente 210 mil por pessoas físicas e 60 mil com a ajuda de mais de 200 parceiros, incluindo empresas e órgãos públicos, de todo o Brasil.
Também é possível adotar cartinhas físicas nas principais agências dos Correios. A entrega dos presentes deve ser feita presencialmente, no ponto de coleta indicado no blog da campanha.
Na cerimônia de lançamento, realizada na terça-feira (12), crianças da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Antônio Joaquim de Arruda, em Várzea Grande, entregaram pessoalmente as 526 cartinhas que escreveram para o Papai Noel dos Correios. A escola, que também atende 55 alunos com deficiência (PCDs), é reconhecida como referência em Educação Especial no município.
O evento de lançamento da campanha “Papai Noel dos Correios” começou com uma apresentação do Coral Canto Livre dos Correios, que encantou a todos com canções natalinas, seguido pelo coral infantil da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Antônio Joaquim de Arruda. Durante a cerimônia, também foi lançado o Selo de Natal dos Correios, que neste ano traz uma emissão comemorativa com ilustrações do cartunista Ziraldo. O superintendente estadual dos Correios, Edilson Pereira Nery, conduziu o ato de obliteração do selo, que foi carimbado por representantes da Secretaria Municipal de Educação e pela direção da escola.
O momento mais aguardado da cerimônia foi a chegada do Papai Noel, que distribuiu lembrancinhas para as crianças e deixou uma mensagem especial: pediu aos padrinhos e madrinhas que adotem as cartinhas até o dia 20 de dezembro e entreguem os presentes nas agências dos Correios em Mato Grosso até 31 de dezembro, data limite que foi estendida após o Natal para garantir mais tempo aos adotantes e assegurar que nenhuma criança fique sem presente.
As crianças enviam suas cartas para os Correios, que as triagens e disponibilizam para adoção pela sociedade. Em Mato Grosso, a expectativa é de que 10 mil cartinhas sejam adotadas, escritas por alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas, além de crianças de instituições parceiras, como creches, abrigos e núcleos socioeducativos, e crianças em situação de vulnerabilidade social com até 10 anos de idade.
Uma das novidades para 2024 é a parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que permitirá a inclusão de cartas de menores assistidos pelas Coordenadorias da Infância e da Juventude dos Tribunais de Justiça das capitais, ampliando a cobertura da campanha e proporcionando um Natal mais feliz para crianças e adolescentes acolhidos nessas unidades.
Em comemoração aos 35 anos da campanha, os Correios também promoverão uma “Carreata de Luz”, que passará por todas as capitais brasileiras até o dia 14 de dezembro. Em Mato Grosso, a carreata ocorrerá no mês de novembro, percorrendo os bairros de Cuiabá e Várzea Grande.

Variedades
Morre jornalista Marielle Ramires, vítima de câncer aos 41 anos
Na sexta-feira (01/04), o corpo será trasladado para Cuiabá (MT), sua terra natal, onde ocorrerá a cerimônia de despedida

A jornalista e ativista Marielle Ramires, uma das fundadoras do coletivo Mídia Ninja e da rede Fora do Eixo, faleceu nesta terça-feira (29/04) em decorrência de um câncer no estômago. Ela tinha 41 anos.
Segundo familiares, Marielle recebeu o diagnóstico da doença há cerca de oito meses. Durante o tratamento, sofreu complicações após sessões de quimioterapia e não resistiu.
O velório será realizado em São Paulo, cidade onde Marielle morava. Na sexta-feira (01/04), o corpo será trasladado para Cuiabá (MT), sua terra natal, onde ocorrerá a cerimônia de despedida. A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, é uma das autoridades que devem comparecer ao velório em Cuiabá.
O portal Mídia Ninja publicou nas redes sociais: “A Mídia Ninja se despediu ontem de uma das suas principais fundadoras. Marielle Ramires partiu da mesma forma que vivieu: lutando e inspirando, com fé até o último momento.”
*Sob supervisão de Gene Lannes
-
Judiciário7 dias atrás
Justiça exige melhorias de acessibilidade em unidade de saúde da Prefeitura de Cuiabá
-
Polícia6 dias atrás
“Mãe mandou matar filha por não aceitar filha ser lésbica”, diz Ex-servidor preso por assassinato
-
Economia6 dias atrás
Carne bovina gera 90% da receita das exportações de Mato Grosso no 1º trimestre de 2025
-
Opinião6 dias atrás
Recuperação judicial e segurança jurídica: uma nova leitura para um velho preconceito
-
Judiciário5 dias atrás
Presidente Lula oficializa nomeação de Pérsio Landim e Raphael Arantes para o TRE-MT
-
Esporte6 dias atrás
Etapa Sudeste marca início dos Jogos Escolares e Estudantis 2025 em Mato Grosso
-
Opinião6 dias atrás
Adolescência sob o olhar da neurociência
-
Cultura6 dias atrás
Com temática do Pantanal, banda de MT lança novo clipe; veja