paralização
Garis interrompem atividades em Cuiabá por atraso de salários; vídeo
Um dos trabalhadores faz um apelo ao prefeito eleito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), afirmando que estão há meses sem receber seus salários
Variedades
Na manhã desta quinta-feira (07), vários garis e trabalhadores da limpeza urbana paralisaram suas atividades em Cuiabá, devido ao atraso no pagamento de salários. Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, o grupo aparece reunido no pátio da empresa Locar Saneamento Ambiental, responsável pelos serviços de limpeza na capital.
Na gravação, um dos trabalhadores faz um apelo ao prefeito eleito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), afirmando que estão há meses sem receber seus salários. Ele também pede que a Prefeitura de Cuiabá rescinda o contrato com a empresa, como forma de pressionar pela regularização dos pagamentos.
“Locar não paga funcionário. Locar de novo parada. De novo Locar não paga funcionário Abilio. Essa empresa não pode ficar em Cuiabá”, diz trecho de gravação.
Não é a primeira vez que os garis interrompem suas atividades devido à falta de pagamento. Em junho e julho deste ano, eles também paralisaram os serviços de limpeza em Cuiabá por motivos semelhantes.
Em nota, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos, esclareceu que, com o objetivo de regularizar o serviço de coleta de lixo em algumas áreas da cidade, já aplicou uma multa à empresa Locar Saneamento Ambiental devido à paralisação dos trabalhadores.
Integra da nota:
A direção-geral da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos esclarece que, visando regularizar o serviço de coleta de lixo em algumas localidades, já aplicou multa à empresa Locar Saneamento Ambiental Ltda.
Informa que, por meio do serviço de fiscalização, foi constatado déficit na coleta em alguns bairros.
A Empresa reforça que está empenhada em fornecer um serviço de qualidade para a população. Para garantir isso, são realizadas vistorias diárias na coleta de resíduos sólidos em todos os bairros da cidade.
Além dos fiscais que estão presentes nas ruas, a Limpurb conta com uma central de monitoramento que acompanha os caminhões de coleta em tempo real, por meio de um sistema eletrônico atualizado.
Quanto à aplicação da taxa de coleta de lixo, trata-se de uma imposição da legislação federal aprovada em 2022 e só implementada em 2023 pelo Município.
Veja vídeo:
Variedades
Forte temporal causa grandes estragos em peixaria na Orla do Porto
Com a força do vento, os toldos foram arremessados para dentro do estabelecimento. Já as mesas foram arrastadas
O grande temporal que atingiu várias regiões de Cuiabá nesta sexta-feira (24), causou um grande estragos em uma peixaria localizada na Orla do Porto. Vídeo gravado por populares mostra uma forte ventania arrebentando toldos, arrastando mesas e até um climatizador, que caiu aos fundos do estabelecimento, nas margens do Rio Cuiabá.
Com a força do vento, os toldos foram arremessados para dentro do estabelecimento. Já as mesas que estavam do lado de fora, foram arrastadas e voaram em direção à região de mata que fica atrás do comércio. Algumas caíram, mas uma grande de proteção segurou boa parte delas.
Até o fechamento desta máteria não houve relatos de feridos e nem o valor do prejuízo ao estabelecimento.
-
Política5 dias atrás
Permanência dos radares: Abilio Brunini vai remodelar os radares instalados
-
Variedades2 dias atrás
Sister Camila é detonada ao fazer “xixi” na cozinha após festa
-
Polícia23 horas atrás
Sobrinho mata o próprio tio a tiro em um bar em Santo Antônio de Leverger
-
Variedades4 dias atrás
Resgatado por advogado com crateras na barriga, cachorro permanece internado em Cuiabá
-
Polícia2 dias atrás
Polícia faz mudanças de titulares nas delegacias para combater o crime organizado
-
Polícia5 dias atrás
Sob efeito de bebidas, motociclista passa debaixo de trator em plena avenida
-
Política3 dias atrás
“Até final de 2025, teremos 100% da BR-163 de Cuiabá a Sinop em obras”, afirma Mauro Mendes
-
Esporte3 dias atrás
Dutrinha é revitalizado após concessão ao Mixto Esporte Clube