VÁRZEA GRANDE

Variedades

Exposição vale dos dinossauros é aberta no Parque Bernardo Berneck em Várzea Grande

O Vale dos Dinossauros foi montado com intuito de oferecer lazer a população do município e de conhecimento educacional.

Publicado em

Variedades

Foto: Secom/VG

No coração do Centro Ecológico de Recreação e Lazer Parque Bernardo Berneck de Várzea Grande foi aberta a exposição “Vale dos Dinossauros”, onde foram instaladas 11 réplicas das mais importantes espécies de dinossauros encontradas pela arqueologia mundial. Entre elas estão o dinossauro Chapadense (Pycnonemassaurus nevese) encontrado na região de Chapada dos Guimarães e o Uberabatitan Ribeiror, o maior dinossauro do Brasil descoberto em Minas Gerais.

A exposição que comemora o Dia das Crianças e da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, acontece justamente na semana que no Maranhão foi descoberto um fóssil de dinossauro. A descoberta está sendo apontada como uma das mais importantes da ciência.

A abertura da exposição ocorreu com a presença do prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, da primeira-dama e promotora de Justiça, Kika Dorilêo Baracat, vereadores, secretários municipais, visitantes e alunos da Rede Municipal de Educação e está aberta a população até o final do mês de outubro e marcam não apenas as festividades das crianças como desperta a atenção delas para a questão ambiental, já que o Parque Berneck é uma das maiores áreas de preservação ambiental urbana do Brasil.

 O Vale dos Dinossauros foi montado com intuito de oferecer lazer a população do município e de conhecimento educacional. O projeto foi viabilizado pelas secretarias municipais de Educação, Cultura, Esportes e Lazer – SMECEL e Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável – SMADRS e conta com a Parceria do Governo do Estado de Mato Grosso, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e pelo Instituto Mato-Grossense de Desenvolvimento Humano – IMTDH.

A criação e execução é do Instituto Mato-grossense de Desenvolvimento Humano. Até o dia 28 de outubro, todas as escolas municipais estarão visitando a exposição guiada por professores das áreas de Ciências, Geografia e Meio Ambiente.

O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat agradeceu a parceria com o Governo de Mato Grosso e a Assembleia Legislativa e do Instituto Mato-grossense de Desenvolvimento Humano. “Estamos no mês das crianças e a exposição é muito focada no público infantil e no lazer de toda a família. O parque é um lugar aconchegante e a exposição é mais uma alternativa de lazer e de oportunidade para que as crianças conheçam um pouco da história dos animais pré-históricos”, concluiu.

Ele lembrou que no momento de pandemia que assola o Planeta, desenvolver relações sociais mais próximas onde todos se respeitam é a demonstração mais clara de que a vida segue e vai se constituir com um novo normal, respeitando normas, mais reafirmando o conceito brasileiro de viver em comunidade, frisando ainda a importância do Parque Berneck que em parceria com a Assembleia Legislativa se tornou um dos polos de vacinação contra a COVID 19 mais eficientes e de resultados positivos.

O vice-prefeito, José Hazama lembrou como fundamental a integração da Administração Municipal com a população frisando que eventos como estes despertam o conhecimento das pessoas, reforçam as políticas públicas e assinalam pela boa relação.

“Uma gestão não é feita apenas de grande e importantes obras, mas de ações sociais, educacionais e que despertam valores nas pessoas”, disse José Hazama sinalizando que Várzea Grande sempre foi conhecida pelos eventos realizados e principalmente pela forma de atender as pessoas apesar dos problemas que existem e que estão sendo resolvidos com trabalho e determinação.

A história dos dinossauros tem sido contada e comprovada pela Arqueologia em todo o mundo através dos vestígios materiais como fonte documental. “No meio escolar, possibilita o desenvolvimento de atividades voltadas para a sensibilização de alunos e professores sobre a importância do conhecimento do mundo material e do mundo das imagens como parte fundamental do processo educativo”, comentou o secretário de Educação, Cultura, Esportes e Lazer de Várzea Grande, Sílvio Fidelis.

Em cada uma das 11 réplicas instaladas na exposição é mencionado o nome da espécie, data em que foram encontrados os vestígios e a era em que existiram na Terra. Os dinossauros são animais que viveram em nosso planeta há milhões de anos. Entre os organismos que existiram no passado e que temos registro de sua ocorrência, com certeza, os dinossauros são aqueles que mais impressionam crianças, jovens e adultos”, explicou a pedagoga de educação infantil do programa Escola em Tempo Ampliado, Taiane Barros Ferreira Leite. Parte desse interesse é devido ao tamanho de algumas espécies desses animais, assim como a ferocidade de alguns deles.

A professora comentou ainda que o estudo dos objetos como um vetor para a compreensão das transformações da vida do homem ao longo do tempo propicia a vivência de processos investigativos e contribui para a manutenção da curiosidade infantil inata como elemento motivador da aprendizagem.

Durante a abertura da exposição Vale dos Dinossauros as crianças observavam atentas a réplica do dinossauro chapadense (Pycnonemassaurus nevese) que viveu há 70 milhões de anos, durante a era Mesozóica, no período Cretáceo, na região onde hoje está localizada Jangada Roncador, no município de Chapada dos Guimarães. O animal tinha 15 metros de comprimento, cerca de 4 a 6 metros de altura e tinha um peso estimado entre 15 a 18 toneladas. Conhecido também como dinossauro de mata fechada, tinha dentes muito afiados.

O secretário de Meio Ambiente de Várzea Grande, Celio dos Santos, responsável pelo funcionamento do Parque Municipal Bernardo Berneck enfatizou que a unidade de conservação é a maior do município (28 hectares de mata nativa do cerrado) e possui atividades de lazer para toda a população. “É um espaço para toda a família”, anunciou.

A exposição Vale dos Dinossauros estará aberta ao público todos os dias, das 17h30 às 19h00 e no sábado, domingo e feriados das 07h30 às 19h00. A entrada é gratuita.

 Serviço

– Exposição Vale dos Dinossauros

– Local: Parque Bernardo Berneck – Avenida Governador Júlio Campos, S/N entre bairros – Jardim Paula I, Várzea Grande – MT

– Horário de funcionamento: Todos os dias das 17h30 às 19h00 e no sábado, domingo e feriados das 07h30 às 19h00.

A entrada é gratuita.

 

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  PRF prende condutor inabilitado e embriagado
Propaganda

Variedades

Projeto “Festa na Praça” começa nesta quarta-feira na Praça Alencastro

A programação do ‘Festa na Praça’  abarca atrações musicais, artesanatos, gastronomia e diversão para as crianças

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá – por meio da Secretaria Municipal de Turismo  – convida a população para o lançamento do projeto “Festa na Praça”, que será lançado na quarta-feira (27), a partir das 16h30, na Praça Alencastro.

A ação de fomento ao turismo da gastronomia, cultura e lazer é organizada pelo Serviço Social do Comércio- Sesc/Fecomércio. “Apresentamos a proposta a diretoria do Sesc que aprovou mais essa iniciativa da gestão Emanuel Pinheiro e que  serve de alicerce a um projeto antigo da Federação, na busca da valorização dos artistas locais e mais uma ferramenta de aprimoramento turístico da capital”, disse o secretário municipal de Turismo, Oscarlino Alves.

“Há um tempo a gestão mantém tratativas sobre isso, de levarmos alegria às praças públicas, possibilitando que nossa cidade seja ainda mais acolhedora do que ela é. A iniciativa envolve secretaria de Cultura e de Turismo. Agora, quando nossos indicadores apresentam redução nos óbitos por Covid19, é a hora de dispararmos esse projeto. Promovemos cultura, lazer e gastronomia, vamos fortalecer nosso potencial turístico. A gente inicia este projeto piloto para entendermos qual a grandiosidade que teremos que dar para essas praças. Iremos aplicar futuramente”, acrescentou Oscarlino.

A programação do ‘Festa na Praça’  abarca atrações musicais, artesanatos, gastronomia e diversão para as crianças, segue até o mês de dezembro, com eventos sempre as terças-feiras (Praça Alencastro), das 16h30 às 19h e sextas-feiras (Praça do Jardim das Américas), das 18h às 21h.  

Também haverá jogos e brincadeiras da cultura popular, ações recreativo-artísticas, jogos de mesa, jogos de tabuleiros, recreação esportiva e outros.

Estamos em busca de novos parceiros a fim de contribuir com o projeto maior, que é o de colocar Cuiabá no centro das atrações turísticas. Mais que isso, valorizar e devolver aos cuiabanos os atrativos existentes na baixada cuiabana”, concluiu Oscarlino.

Colaboram também com o projeto, as secretarias de Cultura, Esporte e Lazer, Secretaria de Turismo, Fecomércio, Sesc, Senac e Rádio Conti.

Outubro:

Abertura na Praça Alencastro: Excepcionalmente no dia 27/10 (quarta-feira);

Abertura na Praça Jardim das Américas: 29/10 (sexta-feira).

Novembro:

Praça Alencastro: 09, 16, 23 e 30/11 (terças-feiras);

Praça Jardim das Américas: 05, 12, 19, e 26/11 (sextas-feiras).

Dezembro:

 

Praça Alencastro: 07 e 14/12; (terças-feiras);

Praça Jardim das Américas: 03, 10 e 17/12 (sextas-feiras).

Horários:

 

Praça Alencastro: 16:30 às 19:00 horas

Praça Jardim das Américas: 18:00 às 21:00 horas

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Várzea Grande recebeu o maior programa de pavimentação asfáltica de sua história
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA