VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

COM APOIO DA SECEL

Espetáculo Bença Vó apresenta trajetória da mestra da Dona Domingas, fundadora do Flor Ribeirinha

O público, que já garantiu o seu ingresso gratuito, vai conferir apresentações nesta terça e quarta-feira

Publicado em

Variedades

Foto: Divulgação Flor Ribeirinha

A mestra da cultura popular, Domingas Leonor da Silva, mais conhecida como “Dona Domingas”, é a protagonista do espetáculo “Bença Vó”, que ocorre na comunidade ribeirinha do São Gonçalo, em Cuiabá, nesta terça-feira (24.09) e quarta-feira (25.09), a partir das 20h30. 

Com apresentações do grupo Flor Ribeirinha e convidados, a trajetória de Dona Domingas é celebrada no projeto, que conta com o patrocínio, via emenda parlamentar, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

O público, que já garantiu o seu ingresso gratuito, vai conferir cenas que evocam raízes indígenas, a força das mulheres ribeirinhas, bem como os saberes ancestrais do legado da benzedeira, ceramista, dançarina e cantora de siriri. 

A jornada de fé e tradição às margens do Rio Cuiabá, as influências da cerâmica, da gastronomia e das vivências serão apresentadas em momentos que contam o percurso de Dona Domingas, desde seus antepassados até chegar à atualidade, com a formação da Associação Cultural Quintal da Domingas e do premiado Grupo Flor Ribeirinha.

Participam das apresentações o Coro Experimental MT, a cantora Estela Ceregatti, Ópera Ballet e o grupo Semente Ribeirinha. Com 1h30 de duração, o espetáculo tem direção geral de Avinner Silva, neto de Domingas.

A direção musical é de Jefferson Neves, e a direção coreográfica, de Mariana Laura, Daniele Morais e Michel Brito. Os figurinos são de Rammer Conde e Edilaine Domingas, filha de anfitriã. O roteiro é de Aline Veloso, e a identidade visual é do artista Adriano Figueiredo.

“Queremos que o público sinta a alma ribeirinha pulsar em cada cena e que saia com um profundo respeito por essa herança”, destaca Avinner Silva.

Dona Domingas

Domingas Leonor da Silva, ribeirinha nascida no São Gonçalo Beira Rio, é doutora Honóris Causa pela Universidade Federal de Mato Grosso, vencedora do Prêmio Nacional Mestre da Cultura Popular em 2018 e fundadora do Grupo Flor Ribeirinha, que tem 31 anos de existência.

Serviço | Espetáculo Bença Vó
Quando: terça e quarta-feira (23 e 24.09)
Ingressos: gratuitos (esgotados)

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Variedades

Recorde de chuvas em abril surpreende Cuiabá e especialistas

Tradicionalmente associado à chegada da estação seca, o período contrariou expectativas

Publicados

em

Foto: Secom/Reprodução

Abril de 2025  tornou-se o mês mais úmido registrado na capital mato-grossense em mais de 60 anos. Tradicionalmente associado à chegada da estação seca, o período contrariou expectativas e trouxe instabilidade atmosférica persistente, surpreendendo meteorologistas e a população local.

De acordo com dados do site Clima Tempo, a média histórica de precipitação para o mês de abril é de 113 milímetros, distribuídos em aproximadamente 13 dias com registro de chuva. No entanto, apenas nos primeiros sete dias do mês, a cidade já havia acumulado índices consideráveis, com destaque para os dias 1º, 5 e 6, que sozinhos ultrapassaram os 10 mm de precipitação cada. Esse cenário incomum ocorre após um verão igualmente fora dos padrões. 

*Sob supervisão de Gene Lanes

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA