VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

Encontro da Secel reúne cerca de 100 representantes municipais da cultura no Cine Teatro

Evento realizado em Cuiabá tem como foco na Lei Paulo Gustavo e as conferências de cultura e planejamento

Publicado em

Variedades

Foto por: Secel-MT

Aproximadamente 100 representantes da cultura nos municípios de Mato Grosso se reuniram nesta segunda-feira (06.03), no Cine Teatro Cuiabá, para alinhar estratégias com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) sobre a implementação da Lei Paulo Gustavo e realização das conferências municipais. A pauta integra o Encontro de Gestores Municipais de Cultura, que reúne secretários, coordenadores e agentes públicos do setor em todo Estado.

O secretário da pasta, Jefferson Carvalho Neves, abriu o evento e destacou a retomada do Ministério da Cultura, neste ano, como uma das vitórias do setor, uma vez que o órgão centraliza a pauta e atua com as gestões estaduais pelo desenvolvimento do setor.

“Este encontro é um momento importante para planejarmos, alinharmos estratégias e viabilizarmos os projetos. Temos uma gestão estadual que valoriza a cultura e não vamos medir esforços para que os recursos cheguem aos municípios e, consequentemente, aos trabalhadores da cultura”, disse.

Na ocasião, o adjunto de Cultura, Jan Moura, detalhou os requisitos necessários para que os municípios consigam ser contemplados pelos recursos da Lei Paulo Gustavo.

“É fundamental que os municípios já tenham representação do Sistema Estadual de Cultura, uma vez que todos os recursos serão direcionados via Fundo Municipal. Já temos experiência com a Lei Aldir Blanc, a Lei Paulo Gustavo traz algumas mudanças, mas contem conosco. Vamos trabalhar juntos para que todos os municípios interessados estejam aptos a receber esses investimentos”.

Leia Também:  Bolão registrado em Juscimeira é um dos ganhadores da Mega da Virada

Jan também trouxe informações aos gestores municipais sobre a realização das conferências municipais, que antecedem à estadual. E orientou aos gestores para esperar a publicação dos eixos temáticos pelo Ministério da Cultura, garantindo que o evento local esteja alinhado ao nacional. Vale lembrar que as conferências são instâncias (municipal, estadual e nacional) de debate e proposição de diretrizes para as políticas públicas, e garantem a participação da sociedade na elaboração de projetos e ações.

O deputado Alberto Machado também participou do evento e reforçou a sua representação pela cultura e pelo esporte na Assembleia Legislativa. “Estou à disposição de todos que trabalham pela cultura e pelo esporte. Essas duas áreas são minha prioridade para que possamos avançar em políticas públicas permanentes”, destacou.

Além da Lei Paulo Gustavo e Conferências de Cultura, gestores e equipe técnica da Secel apresentam o planejamento da Secel para 2023. De acordo com Jan, um dos focos e principais desafios para este ciclo será viabilizar políticas regionalizadas de fomento, considerando as distâncias territoriais e diversidade cultural de Mato Grosso.

Leia Também:  Cantor Gustavo Mioto tem microfone desligado durante show

A Secel realizou nos últimos dias a primeira reunião ordinária do Conselho Estadual de Cultura (CEC), cuja pauta também trouxe a Lei Paulo Gustavo e Conferências de Cultura para o debate. O vice-presidente do CEC, Adnilson Lara (DJ Taba), representou o colegiado no Encontro de Gestores e destacou a importância de uma atuação em parceria com a Secel. “Além de fiscalizar, temos que estar próximos para fomentar políticas públicas que atendam às necessidades da população e dos trabalhadores da cultura”.

Nesta terça-feira (07.03) acontece a reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), das 8h30 às 12h, também no Cine Teatro Cuiabá. Com uma pauta semelhante a do Encontro de Gestores, os membros da CIB irão receber o mesmo alinhamento de informações e deliberar sobre a eleição do novo coordenador da equipe.]

FONTE – Secom-MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

DESTAQUE

Família e Sociedade passo a passo será lançado no auditório do TRE em Cuiabá

A obra Família e Sociedade Passo a Passo encontra-se no volume VII e traz a perspectiva multidisciplinar de transtornos, distúrbios e deficiências. A noite de autógrafos está marcada para 22 de março, 19h com a presença das organizadoras e coautores.

Publicados

em

Assessoria

A série Família e Sociedade passo a passo volume VII, tem a pretensão desafiadora e complexa de trazer um olhar amplo e significativo às mais diversas temáticas relacionadas aos transtornos, distúrbios e deficiências, sem desprezar outras vulnerabilidades correlacionadas, que acometem a existência humana. O intuito é trazer contribuição científica que entrelace diversos âmbitos quanto às situações que guarnecem novas dinâmicas da existência, decorrentes de mecanismos genéticos, sociais ou comportamentais, catalogados em pesquisas e dados estatísticos oficiais.

Para tamanho desafio, as organizadoras, Dra. Rosa Graciela Campos Lopes, Dra. Amini Haddad Campos e a Especialista Vilderly Veras Martins Lopes reúnem nesta obra alguns dos profissionais mais renomados em diversas frentes de atuação: médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, juristas, assistentes sociais, pedagogos, coach, dentre outros.

Em seu escopo são abordados diversos temas, sobre os seguintes transtornos: disruptivos, da personalidade borderline, de humor (bipolar), do pânico, de ansiedade, alimentares, do neurodesenvolvimento (espectro autista, de atenção/hiperatividade – TDAH e da comunicação, linguagem/fala), depressivo, de estresse pós-traumatico, de aprendizagem, decorrentes do uso de substancias, de doenças infecciosas, com consequente relação com transtornos mentais. De igual forma, quanto aos distúrbios e síndromes, leva-se em consideração os endócrinos (diabetes e disfunção da tireoide), de Rett e de burnout.

Leia Também:  Pesquisa em MT investiga o uso do biocarvão para sequestro de carbono

No que concerne às deficiências, delimita-se a intelectual, a deficiência visual e a paralisia cerebral. Em relação aos distúrbios e transtornos do crime, bem como práticas judiciais, apresenta-se contextos das práticas restaurativas e de mediação, com trato das políticas de assistência à pessoa deficiente, sem negligenciar quanto à resposta penal nos casos de vulnerabilidades. A sétima edição do Família e Sociedade, passo a passo, tem o objetivo de conscientizar o público acadêmico e os estudiosos do comportamento humano, quanto aos diferentes enfoques que dimensionam a existência, bem como propor uma reorientação capaz de traçar mecanismos de controle, tratamento e otimização de medidas para uma integração multidisciplinar e visão holística de maximização das experiências humanas face as realidades que acometem a vida das famílias, da comunidade e a própria individualidade.

Uma ação conjunta, hábil ao acolhimento diante das dificuldades é essencial e acessibilidade a um panorama de ferramentas sociais se faz fundamental.

Dentre os coautores, além das organizadoras, a presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Clarice Claudino; a presidente da Academia Mato-Grossense de Letras, Sueli Batista, que é coach e especialista em Psicologia Positiva; o juiz Jamilson Haddad, da 1ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Cuiabá; a psicóloga, Larissa Slhessarenko Ribeiro; o médico Wladimir Malheiros Corrêa, Neurologista com especialidade em Epilepsia e Eletroencefalografia; a médica endocrinologista, a pedagoga e professora, Lucélia Heringer; Cleudiaude Martins Lopes, ligado aos estudos do Serviço Social.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá monta "Força-tarefa" de combate ao frio e ação emergencial para retirar população das ruas

O lançamento desta obra acontecerá no próximo dia 22 de março, as 19h,
no auditório do plenário do Tribunal Regional Eleitoral, situado na Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4750 – Cuiabá/MT.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA