VÁRZEA GRANDE

PANDEMIA

Curta-metragem Fraternal reúne fotos para homenagear vítimas

O projeto que resultou no filme foi contemplado em edital da Lei Federal Aldir Blanc em Cuiabá, executado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer

Publicado em

Variedades

Foto: Divulgação Secom Cuiabá

Ambientado na Cuiabá contemporânea, o curta-metragem “Fraternal” irá prestar uma homenagem a vítimas reais da COVID-19. Durante os créditos finais da produção, serão exibidas fotografias de pessoas que faleceram em decorrência da pandemia. As pessoas podem encaminhar imagens de seus respectivos entes queridos até o dia 30 de setembro. O projeto que resultou no filme foi contemplado em edital da Lei Federal Aldir Blanc em Cuiabá, executado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e com apoio do Conselho Municipal de Política Cultural.

Dirigido por Túlio Paniago e produzido pela Terra do Sol Filmes, o projeto audiovisual está na etapa de pós-produção e o lançamento está previsto para o final deste ano. Portanto, quem quiser ter um familiar entre os homenageados, basta enviar uma foto acompanhada das respectivas datas de nascimento e falecimento da vítima. Os arquivos podem ser encaminhados via email ([email protected]), Instagram (@fraternal.curta) ou WhatsApp (65 99349-8003).

“É uma maneira de cristalizar a memória dos que partiram e também marca uma posição junto aos que ficam, até porque milhares de mortes poderiam ter sido evitadas caso o país tivesse assumido uma política efetiva de controle e prevenção”, avalia o diretor Túlio Paniago. 

As fotografias cedidas também irão compor um mural na página do Instagram do projeto. “É tudo muito recente, uma ferida ainda aberta para as famílias que perderam alguém. A memória e o luto devem ser tratados com extremo respeito e é nesse sentido que a gente pretende fazer esta homenagem”, explica o produtor executivo Leonardo Sant’Ana. 

Fraternal é um drama familiar protagonizado por Célia (Vera Capilé) e Luiz (Romeu Benedicto), respectivamente mãe e filho. Confinados em casa durante a pandemia, eles vivem cada vez mais isolados socialmente e próximos entre si. Esta premissa simples sustenta uma história inusitada e comovente vivida por dois complexos personagens em um contexto pandêmico que os desestabiliza.

Por isso, além da homenagem em si, a opção pelas fotografias de pessoas reais também se justifica do ponto de vista artístico. “Aproxima a dramaturgia ficcional de um certo caráter documental. Compartilho da ideia de que todo filme é um documentário, pois mesmo as ficções, em muitos aspectos, documentam o período em que foram criadas”, complementa Túlio.

Ficha técnica:

Diretor/Roteirista/Assessor de Imprensa: Túlio Paniago

Produtor Executivo/Assistente de Direção/Doctor Script: Leonardo Sant’Ana

Diretora de Produção: Anna Magalhães

Diretor de Fotografia: Kelven Queiroz

Diretora de Arte: Giulia Costa

Produtora: Andressa Mendes 

Preparadora de Elenco: Tatiana Horevicht

Editor/Montador/Colorista: Marcelo Sant’Anna

Continuista: Isabela Venâncio 

Som Direto: Décio Soares

Trilha Sonora / Editor de Áudio: Eduardo Lehr

Assistente de Arte e Figurino: Thaís Diniz

Maquiadora: Karla Marinho

Assistente de Câmera: Ederson Lucas

Maquinista: Edson Jesus da Costa 

Eletricista: Jailço Lima

Motorista/Assistente: Eder Mariano

Prestação de Contas: José Paulo Traven

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Atividades da Comissão são retomadas nesta terça-feira
Propaganda

Variedades

Cuiabá promove o 1º Encontro Municipal “Sua Vida Importa”

Inscrições para palestra de abertura estão abertas

Publicados

em

Foto: Divulgação Secom Cuiabá

As inscrições para o 1º Encontro Municipal “Sua Vida Importa” estão abertas. O evento será no dia 29 e terá início às 18h, via online, e será realizado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência. A atividade integra as ações da campanha “Setembro Amarelo”, desenvolvida ao longo do mês.

Para poder participar da discussão, a  Secretaria Adjunta de Direitos Humanos, responsável pela organização,  disponibilizou um link para participação. Os interessados devem acessar e-eventos.cuiaba.mt.gov.br para garantir a vaga. A conferência de abertura acontecerá na próxima quarta-feira (29), ao vivo e com transmissão nas redes sociais da Prefeitura- Facebook: https://www.facebook.com/prefeituracba e Instagram: https://www.instagram.com/cuiabaprefeitura/, tendo como conferencista Manoel Vicente de Barros, psiquiatra e membro  da Associação Mato-grossense de Psiquiatria, contando também com a participação do Centro de Valorização da Vida (CVV), e das responsáveis pelas ações de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde.

“O tema merece todo destaque e atenção da sociedade e das nossas autoridades. O Brasil ocupa a 2ª posição quanto ao número de pessoas que sofrem de depressão no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. É o 1º colocado em casos graves de ansiedade e também, infelizmente, protagoniza as primeiras posições quanto aos índices de Suicídio. Precisamos avançar mais nas condições de prevenção e de combate a Depressão e ao Suicídio. Precisamos nos atentar também em como realmente podemos ajudar quem possa por vezes estar ao nosso lado sendo vítima desse quadro, no qual em grande parte acabamos não percebendo.”, disse a secretaria- Adjunta de Direitos Humanos, Christiany Fonseca.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  2ª Fase da Campanha de Vacinação contra Sarampo começa nesta segunda-feira
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA