VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Previsão do tempo

Cuiabá pode ter semana de muito calor com máxima de 36ºC

A temperatura máxima pode atingir os 36ºC e a umidade relativa do ar deve ficar em até 90%

Publicado em

Variedades

Foto: Paulo Henrique Fanaia

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta segunda-feira (25), as temperaturas variam entre 24ºC de mínima e 36ºC de máxima. Mesmo com a falta de chuva, a umidade relativa do ar fica entre 35% e 90%. A chuva que caiu em Cuiabá no fim de semana foi apenas uma preparação para os dias de calor intenso que chegam na capital.

Na terça-feira (26), as temperaturas se repetem com mínima de 24ºC e a máxima em 36ºC.

Na quarta-feira (27), a temperatura mínima fica em 24ºC e a máxima fica em 35ºC. Neste dia, o céu deve ter poucas nuvens e a umidade relativa do ar varia entre 25% e 80%.

Na quinta-feira (28), Cuiabá pode ter mínima de 23ºC e a máxima permanece em 35ºC.

Já na sexta-feira (29), a temperatura mínima cai para 24ºC e a máxima deve atingir 36ºC. Segundo a meteorologia, o dia será de muito sol e umidade relativa do ar varia entre 25% e 75%.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Variedades

Arquivo Público de MT inaugura exposição “Cuiabá: (Com)Fluências de um Rio”

A mostra reúne documentos escritos, fotografias, painéis interativos, vídeos e recursos multimídia

Publicados

em

Crédito: Seplag-MT

O Arquivo Público de Mato Grosso (APMT) inaugurou, nesta quinta-feira (6.11), a nova exposição do Espaço Memórias, intitulada “Cuiabá: (Com)Fluências de um Rio”. A mostra presta uma homenagem ao rio Cuiabá, destacando sua relevância histórica, cultural, ambiental e social para a formação da capital e do Estado. O APMT é vinculado à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT).

A exposição convida o público a um mergulho nas memórias construídas em torno do rio que dá nome à capital mato-grossense, revelando sob diferentes olhares como o curso d’água influenciou o desenvolvimento das comunidades ribeirinhas, as relações sociais e o cotidiano das pessoas.

O secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, destacou o papel fundamental do Arquivo Público na preservação da identidade mato-grossense.

“O Arquivo Público tem um papel essencial na preservação da nossa história. Cada documento e cada exposição contam um pedaço da trajetória do povo mato-grossense. Essa nova mostra reforça nossa ligação com as origens da capital e com a importância de preservar o meio ambiente e a memória coletiva”, afirmou.

A superintendente do Arquivo Público, Vanda da Silva, ressaltou que o Espaço Memórias é constantemente renovado para ampliar o acesso da população aos documentos históricos sob a guarda do APMT.

“A renovação das exposições é essencial, pois permite que o público tenha contato com novas temáticas e formas de construir a memória do nosso Estado”, explicou.

Com quase um século de funcionamento, o Arquivo Público de Mato Grosso preserva e disponibiliza um vasto acervo documental, atendendo pesquisadores, servidores públicos e cidadãos interessados em conhecer mais sobre a história institucional do Estado.

Entre os visitantes presentes na inauguração, o historiador e presidente da Empaer-MT, Suelme Fernandes, destacou o valor simbólico e afetivo da mostra.

“O rio Cuiabá é parte viva da nossa história. A exposição é um convite a revisitar essa relação, com registros artísticos, fotografias e a poesia de Silva Freire. É um acervo que emociona e educa”, disse.

A professora da UFMT, Juliana Cristina da Rosa, também elogiou a iniciativa.

“O Arquivo Público é um espaço essencial de pesquisa, ensino e extensão. A nova exposição ficou belíssima e enriquece o conhecimento sobre a história documental e cultural que envolve o rio Cuiabá”, destacou.

Para a historiadora Anna Maria Ribeiro Costa, do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, o Arquivo Público é um verdadeiro “guardião da memória”.

“O Arquivo Público é o coração do Estado. Entrar nesse prédio e encontrar uma exposição que reflete essa veia vital, o rio Cuiabá, é algo profundamente emocionante”, declarou.

A mostra reúne documentos escritos, fotografias, painéis interativos, vídeos e recursos multimídia, proporcionando uma experiência imersiva ao visitante.

*Sob supervisão de Daniel Costa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

CIDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA