VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Videomonitoramento

Cuiabá fortalece vigilância com expansão do programa Vigia Mais MT

Todas as imagens são enviadas ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).

Publicado em

Variedades

Foto: Sesp/MT

A cidade de Cuiabá vem ampliando sua segurança pública com a instalação de câmeras de videomonitoramento por meio do programa Vigia Mais MT, do Governo de Mato Grosso. Até agora, 1.912 câmeras foram instaladas em locais estratégicos e em unidades escolares da capital, com previsão de atingir cerca de 4,7 mil equipamentos.

Do total estimado, 2,5 mil câmeras ainda serão instaladas por meio de parcerias com entidades públicas e privadas. Em dois anos de funcionamento, o programa já firmou mais de 80 termos de cooperação com setores variados, como comércios, escolas, condomínios e propriedades rurais.

Apesar da ausência inicial da Prefeitura de Cuiabá, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) viabilizou a execução do projeto em parceria com instituições como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Em 2025, a prefeitura aderiu ao programa e retirou 148 câmeras, que serão instaladas em breve.

O sistema também conta com tecnologia de reconhecimento facial, testada na Arena Pantanal, e que já levou à prisão de mais de 25 foragidos da Justiça.

Criado com o objetivo de integrar tecnologia à segurança pública, o Vigia Mais MT aumentou sua meta inicial de 15 mil para mais de 20 mil câmeras, incluindo 5.500 unidades instaladas em escolas estaduais. Todas as imagens são enviadas ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).

A definição de pontos de instalação é feita com base em análises técnicas e dados criminais elaborados pela Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Segundo o secretário César Roveri, a meta é construir uma “muralha digital” em todo o estado, com Cuiabá como um dos pilares principais.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Variedades

Recorde de chuvas em abril surpreende Cuiabá e especialistas

Tradicionalmente associado à chegada da estação seca, o período contrariou expectativas

Publicados

em

Foto: Secom/Reprodução

Abril de 2025  tornou-se o mês mais úmido registrado na capital mato-grossense em mais de 60 anos. Tradicionalmente associado à chegada da estação seca, o período contrariou expectativas e trouxe instabilidade atmosférica persistente, surpreendendo meteorologistas e a população local.

De acordo com dados do site Clima Tempo, a média histórica de precipitação para o mês de abril é de 113 milímetros, distribuídos em aproximadamente 13 dias com registro de chuva. No entanto, apenas nos primeiros sete dias do mês, a cidade já havia acumulado índices consideráveis, com destaque para os dias 1º, 5 e 6, que sozinhos ultrapassaram os 10 mm de precipitação cada. Esse cenário incomum ocorre após um verão igualmente fora dos padrões. 

*Sob supervisão de Gene Lanes

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA