ESTIAGEM SEVERA
Cuiabá atinge 43ºC e se destaca como a cidade mais quente do país
O recorde anterior foi registrado no início de setembro, quando os termômetros atingiram 42ºC
Variedades

Cuiabá vem enfrentando a pior seca dos últimos 44 anos, segundo o Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden), com quase 160 dias sem chuvas, registrou um novo recorde de temperatura neste domingo (22). Segundo o relatório de Valores Extremos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a cidade foi considerada a mais quente do Brasil, alcançando a marca de 43,1ºC.
O recorde anterior foi registrado no início de setembro, quando os termômetros atingiram 42ºC. Dentre as máximas já registradas pelo Inmet em Cuiabá, a marca de 43,1ºC é a mais alta deste ano.
Cuiabá enfrenta uma seca extrema típica desta época do ano, juntamente com incêndios florestais, fumaça e baixa umidade relativa do ar, não vê chuva há mais de cinco meses.
Segundo o Climatempo, a situação deve se manter por pelo menos mais alguns dias. Nesta semana, a previsão é de que os cuiabanos enfrentem temperaturas máximas superiores a 40ºC.

Variedades
AMM Itinerante oferece suporte técnico a gestores municipais do Araguaia
Além da região do Araguaia, o programa AMM Itinerante já passou por Araputanga, no Oeste do estado, e por Matupá, no Norte.

Com o objetivo de fortalecer a gestão pública municipal por meio da descentralização do atendimento técnico, a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) realizou nesta terça-feira (15) a terceira edição do programa AMM Itinerante, em São Félix do Araguaia. A iniciativa segue até esta quarta-feira (16) e conta com a participação de representantes de 13 municípios da região do Araguaia.
Prefeitos, secretários, vereadores e outras lideranças locais recebem atendimento especializado de técnicos da AMM e de instituições parceiras, como Sebrae, Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat), Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Ager), Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), Detran-MT, entre outros órgãos.
Durante o evento, os gestores têm acesso a orientações sobre temas essenciais da administração pública, incluindo finanças, arrecadação, tributação, agricultura familiar, convênios, legislação e elaboração de projetos arquitetônicos. A proposta é oferecer soluções práticas e eficazes para os desafios enfrentados pelas administrações locais, contribuindo para a melhoria da eficiência e da transparência na gestão.
O auxiliar de tributos de Serra Nova Dourada, Caíque Matheus da Silva, foi um dos atendidos pela equipe técnica. “Viemos em busca de orientações sobre tributos, especialmente sobre o IPTU. Como o município é pequeno, precisamos informar melhor a população sobre a cobrança e demonstrar como os recursos retornam em forma de benefícios para a comunidade”, destacou.
Já a secretária de Desenvolvimento Econômico de Canabrava do Norte, Hélia Rodrigues, buscou apoio junto ao Sebrae para aprimorar a organização das empresas locais. “Nosso foco é fortalecer o setor econômico por meio da formação e capacitação dos empreendedores. Fomos bem atendidos e levamos para casa as respostas que precisávamos”, afirmou.
As atividades estão sendo realizadas na Escola Cooperin (Cooperativa de Ensino Integração), enquanto o ciclo de palestras ocorre no Anfiteatro do Centro Comunitário Tia Irene, ambos em São Félix do Araguaia.
Além da região do Araguaia, o programa AMM Itinerante já passou por Araputanga, no Oeste do estado, e por Matupá, no Norte. O projeto busca aproximar os municípios de soluções técnicas e inovadoras, promovendo uma gestão pública mais eficaz e conectada com as necessidades locais.
Nesta edição, participam os municípios de: Alto Boa Vista, Bom Jesus do Araguaia, Canabrava do Norte, Confresa, Luciara, Novo Santo Antônio, Porto Alegre do Norte, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha, São Félix do Araguaia, São José do Xingu, Serra Nova Dourada e Vila Rica.
-
Saúde7 dias atrás
Nova era na saúde de Cuiabá: Hospital Central e Júlio Muller em fase final de construção
-
Polícia6 dias atrás
Polícia Civil desarticula esquema de divulgação ilegal de HQs asiáticas pela internet
-
Judiciário6 dias atrás
STF nega pedido de associação para barrar reintegração em MT
-
Cidades7 dias atrás
Acidente gravíssimo no bairro Costa Verde deixa mulher com perna fraturada
-
Judiciário5 dias atrás
Coronel Assis diz que declaração de ministro é ataque às polícias
-
Cultura6 dias atrás
1ª Feira Indígena de Mato Grosso acontece no Museu de História Natural de Mato Grosso
-
Esporte6 dias atrás
Mixto anuncia zagueira Ana Lourdes para reforçar defesa na Série A2
-
Judiciário5 dias atrás
Ação contra dono de construtora, Silval e mais 3 é enviada ao STJ