Variedades
Conheça belas músicas de amor ao Pantanal
Variedades

Conheça cinco das mais lindas músicas já feitas em homenagem ao Pantanal mato-grossense.
Através da música, é possível perceber por que o Comitê Internacional de Aconselhamento das Reservas da Biosfera (IACBR) da Unesco manteve o título de Reserva da Biosfera concedido em 2000 ao Pantanal, considerado a maior área alagada por água doce do planeta. O anúncio foi feito em fevereiro deste ano, em Paris, França.
A Reserva da Biosfera do Pantanal é a terceira maior do mundo, com área de 264.176 km².
Abrange os estados do Mato Grosso, do Mato Grosso do Sul e uma pequena parcela de Goiás.
Também através da música fica a mensagem de alerta sobre o risco que o bioma corre, pela degradação ambiental. Justamente por conta disso correu risco de perder título internacional de Reserva da Biofera.
Ouças as músicas e valorize o Pantanal!
Pantanal
Sagrado Coração da Terra é uma banda mineira, liderada pelo fundador, o compositor e violinista Marcus Viana. Faz um trabalho primoroso associando música brasileira a arranjos orquestrais. “Pantanal” abriu novela de mesmo nome que fez sucesso na década de 90, na extinta TV Manchete e projetou a atriz Cristiana Oliveira, como Juma Marruá, pantaneira que virava onça.
Trem do Pantanal
É uma das mais belas composições do mato-grossenses Almir Sater, de Campo Grande (MS). Cantor regional nunca saiu de Mato Grosso, onde sempre morou e defendeu a cultura local. Com mais de 30 anos de carreira sólida, tem 10 discos solo gravados.
Adeus Pantanal
Soprano mato-grossense Tetê Espíndola e toda a família Espíndola é conhecida pela defesa da cultura local. Neste vídeo, como convidada do programa Sr.Brasil, do apresentador Rolando Boldrin, que mostra o melhor da música regional, ela canta “Adeus Pantanal”, do paulista Itamar Assumpção, falando sobre o sumiço dos bichos pantaneiros.
Pantanal
Cuiabana Laís Yasmin Lucas Gontijo é famosa na área da música Pop Sertaneja local. Aqui neste vídeo ela canta uma composição própria que se chama “Pantanal”. Declaração romântica ao bioma mato-grossense, “obra-prima de beleza, que o artista lá de cima fez”.
É bem Mato Grosso!
Esta aqui é hino de Mato Grosso e cita o Pantanal como um dos símbolos do Estado, na voz do trio Pescuma, Henrique e Claudinho.
Fechando com chave de ouro…

DESTAQUE
Em parceria com Estado, Prefeitura vai instalar mais 5 mil lâmpadas de LED
Benefício abrange quase 20 bairros das zonas urbana e rural
Serviço já está sendo realizado e, ao final desta etapa, metade da cidade estará com iluminação nova, afirma secretário Breno Gomes

Após instalar 6 mil lâmpadas de LED em 12 bairros e sete grandes avenidas, ao longo de 2022, a Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, e em parceria com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), deu início à terceira etapa do programa MT Iluminado.
De acordo com o secretário Breno Gomes, neste ano, o Executivo municipal juntamente com o governo do Estado vai instalar mais 5 mil lâmpadas de LED de 250 watts no lugar das lâmpadas de 200 watts vapor metálico. “É uma das determinações do prefeito Kalil Baracat que a Secretaria trabalhe de forma intensa nesse projeto, pois vai proporcionar aos bairros mais valorização, segurança e dignidade”, afirma.
Ao longo do ano, serão contemplados os seguintes bairros: Jardim Glória 1 e 2, Figueirinha, Panorama, Vila Arthur, Santa Terezinha, São Gonçalo, Jardim Ikaray, Novo Horizonte, Jardim Paula 1 e 2, Água Vermelha, São Matheus, Parque Sabiá, Itororó. Além disso, as comunidades rurais Limpo Grande, Praia Grande, Novo Mato Grosso, Bonsucesso, Capão de Pequi, Souza Lima e Capão Grande também serão beneficiadas.
Na manhã de quinta-feira (26), durante vistoria pelas ruas de Várzea Grande, o secretário Breno Gomes e o subsecretário Virdinei Bens, acompanharam a troca de lâmpadas na Rua da Felicidade, no Figueirinha.

Foto: SECOM VG
No local, o pedreiro Dorival Lourival da Silva, morador do bairro há 40 anos, elogiou o trabalho da Prefeitura. Ele contou que as lâmpadas antigas estavam com algum problema que as faziam apagar quando ventava forte ou chovia. “Ficava apagando e demorava a voltar, a rua ficava escura. Agora vai ficar bom com essas lâmpadas novas. A gente fica feliz demais! Não só eu, os vizinhos, todo mundo fica feliz”, disse.

Foto: Secom-VG
De acordo com o secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes, ao ouvir relatos dos munícipes, percebe-se que a gestão municipal está no caminho certo. “Essa troca de lâmpadas por modelo mais moderno e eficiente é benéfica para todos, tanto para os moradores, que ganham mais qualidade de vida e valorização dos bairros, quanto para o Município, que ganha com a economicidade das lâmpadas de LED, pois elas reduzem em média 50% o consumo de energia elétrica em comparação com a lâmpada de 200 watts vapor metálico, além de terem maior durabilidade”, avalia.
Fonte: Secom-VG
-
Emprego6 dias atrás
Sine-MT disponibiliza 2,5 mil vagas de emprego nesta semana
-
Emprego5 dias atrás
Ager abre concurso público com 54 vagas para cadastro reserva
-
Educação5 dias atrás
Kalil entrega mais uma obra à EMEB Maria de Lourdes Toledo Areias
-
Polícia4 dias atrás
Polícia Civil apreende 10,8 mil m³ de madeira extraída em área de conservação
-
Entretenimento5 dias atrás
Orla de São Félix do Araguaia será revitalizada; Governo lançou licitação
-
Polícia6 dias atrás
Civil apreende drogas e cigarros contrabandeados durante cumprimento de buscas
-
Política6 dias atrás
À frente da Mesa Diretora da AL, Botelho e Max oficializam nova aliança de trabalho
-
DESTAQUE5 dias atrás
Prefeitura vai promover o ‘Carnaval 2023’ em três pontos da cidade
Você precisa estar logado para postar um comentário Login