VÁRZEA GRANDE

Variedades

Conheça belas músicas de amor ao Pantanal

Publicado em

Variedades

Conheça cinco das mais lindas músicas já feitas em homenagem ao Pantanal mato-grossense.

Através da música, é possível perceber por que o Comitê Internacional de Aconselhamento das Reservas da Biosfera (IACBR) da Unesco manteve o título de Reserva da Biosfera concedido em 2000 ao Pantanal, considerado a maior área alagada por água doce do planeta. O anúncio foi feito em fevereiro deste ano, em Paris, França.

A Reserva da Biosfera do Pantanal é a terceira maior do mundo, com área de 264.176 km².

Abrange os estados do Mato Grosso, do Mato Grosso do Sul e uma pequena parcela de Goiás.

Também através da música fica a mensagem de alerta sobre o risco que o bioma corre, pela degradação ambiental. Justamente por conta disso correu risco de perder título internacional de Reserva da Biofera.

Ouças as músicas e valorize o Pantanal!

Pantanal

Sagrado Coração da Terra é uma banda mineira, liderada pelo fundador, o compositor e violinista Marcus Viana. Faz um trabalho primoroso associando música brasileira a arranjos orquestrais. “Pantanal” abriu novela de mesmo nome que fez sucesso na década de 90, na extinta TV Manchete e projetou a atriz Cristiana Oliveira, como Juma Marruá, pantaneira que virava onça.

 

Leia Também:  Ao vivo: conheça resultado do maior estudo sobre a covid-19 no Brasil

Trem do Pantanal

É uma das mais belas composições do mato-grossenses Almir Sater, de Campo Grande (MS). Cantor regional nunca saiu de Mato Grosso, onde sempre morou e defendeu a cultura local. Com mais de 30 anos de carreira sólida, tem 10 discos solo gravados.

 

Adeus Pantanal

Soprano mato-grossense Tetê Espíndola e toda a família Espíndola é conhecida pela defesa da cultura local. Neste vídeo, como convidada do programa Sr.Brasil, do apresentador Rolando Boldrin, que mostra o melhor da música regional, ela canta “Adeus Pantanal”, do paulista Itamar Assumpção, falando sobre o sumiço dos bichos pantaneiros.

 

Pantanal

Cuiabana Laís Yasmin Lucas Gontijo é famosa na área da música Pop Sertaneja local. Aqui neste vídeo ela canta uma composição própria que se chama “Pantanal”. Declaração romântica ao bioma mato-grossense, “obra-prima de beleza, que o artista lá de cima fez”.

 

É bem Mato Grosso!

Esta aqui é hino de Mato Grosso e cita o Pantanal como um dos símbolos do Estado, na voz do trio  Pescuma, Henrique e Claudinho.

Leia Também:  Arena Encantada traz fé, magia e diversão para as famílias mato-grossenses

Fechando com chave de ouro…

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

DESTAQUE

Em parceria com Estado, Prefeitura vai instalar mais 5 mil lâmpadas de LED

Benefício abrange quase 20 bairros das zonas urbana e rural
Serviço já está sendo realizado e, ao final desta etapa, metade da cidade estará com iluminação nova, afirma secretário Breno Gomes

Publicados

em

Foto: SECOM VG

Após instalar 6 mil lâmpadas de LED em 12 bairros e sete grandes avenidas, ao longo de 2022, a Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, e em parceria com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), deu início à terceira etapa do programa MT Iluminado.

De acordo com o secretário Breno Gomes, neste ano, o Executivo municipal juntamente com o governo do Estado vai instalar mais 5 mil lâmpadas de LED de 250 watts no lugar das lâmpadas de 200 watts vapor metálico. “É uma das determinações do prefeito Kalil Baracat que a Secretaria trabalhe de forma intensa nesse projeto, pois vai proporcionar aos bairros mais valorização, segurança e dignidade”, afirma.

Ao longo do ano, serão contemplados os seguintes bairros: Jardim Glória 1 e 2, Figueirinha, Panorama, Vila Arthur, Santa Terezinha, São Gonçalo, Jardim Ikaray, Novo Horizonte, Jardim Paula 1 e 2, Água Vermelha, São Matheus, Parque Sabiá, Itororó. Além disso, as comunidades rurais Limpo Grande, Praia Grande, Novo Mato Grosso, Bonsucesso, Capão de Pequi, Souza Lima e Capão Grande também serão beneficiadas.

Leia Também:  Inscrições para encontro de Stand Up de Cuiabá estão abertas

Na manhã de quinta-feira (26), durante vistoria pelas ruas de Várzea Grande, o secretário Breno Gomes e o subsecretário Virdinei Bens, acompanharam a troca de lâmpadas na Rua da Felicidade, no Figueirinha.

Foto: SECOM VG

No local, o pedreiro Dorival Lourival da Silva, morador do bairro há 40 anos, elogiou o trabalho da Prefeitura. Ele contou que as lâmpadas antigas estavam com algum problema que as faziam apagar quando ventava forte ou chovia. “Ficava apagando e demorava a voltar, a rua ficava escura. Agora vai ficar bom com essas lâmpadas novas. A gente fica feliz demais! Não só eu, os vizinhos, todo mundo fica feliz”, disse.

Foto: Secom-VG

De acordo com o secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes, ao ouvir relatos dos munícipes, percebe-se que a gestão municipal está no caminho certo. “Essa troca de lâmpadas por modelo mais moderno e eficiente é benéfica para todos, tanto para os moradores, que ganham mais qualidade de vida e valorização dos bairros, quanto para o Município, que ganha com a economicidade das lâmpadas de LED, pois elas reduzem em média 50% o consumo de energia elétrica em comparação com a lâmpada de 200 watts vapor metálico, além de terem maior durabilidade”, avalia.

Leia Também:  Onça solta no Pantanal após se recuperar de ferimentos causados por incêndios florestais será monitorada por até 400 dias

Fonte: Secom-VG

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA