VÁRZEA GRANDE

Variedades

Conheça belas músicas de amor ao Pantanal

Publicado em

Variedades

Conheça cinco das mais lindas músicas já feitas em homenagem ao Pantanal mato-grossense.

Através da música, é possível perceber por que o Comitê Internacional de Aconselhamento das Reservas da Biosfera (IACBR) da Unesco manteve o título de Reserva da Biosfera concedido em 2000 ao Pantanal, considerado a maior área alagada por água doce do planeta. O anúncio foi feito em fevereiro deste ano, em Paris, França.

A Reserva da Biosfera do Pantanal é a terceira maior do mundo, com área de 264.176 km².

Abrange os estados do Mato Grosso, do Mato Grosso do Sul e uma pequena parcela de Goiás.

Também através da música fica a mensagem de alerta sobre o risco que o bioma corre, pela degradação ambiental. Justamente por conta disso correu risco de perder título internacional de Reserva da Biofera.

Ouças as músicas e valorize o Pantanal!

Pantanal

Sagrado Coração da Terra é uma banda mineira, liderada pelo fundador, o compositor e violinista Marcus Viana. Faz um trabalho primoroso associando música brasileira a arranjos orquestrais. “Pantanal” abriu novela de mesmo nome que fez sucesso na década de 90, na extinta TV Manchete e projetou a atriz Cristiana Oliveira, como Juma Marruá, pantaneira que virava onça.

 

Leia Também:  Conheça a história da Galorroca, grupo de torcedores atleticanos

Trem do Pantanal

É uma das mais belas composições do mato-grossenses Almir Sater, de Campo Grande (MS). Cantor regional nunca saiu de Mato Grosso, onde sempre morou e defendeu a cultura local. Com mais de 30 anos de carreira sólida, tem 10 discos solo gravados.

 

Adeus Pantanal

Soprano mato-grossense Tetê Espíndola e toda a família Espíndola é conhecida pela defesa da cultura local. Neste vídeo, como convidada do programa Sr.Brasil, do apresentador Rolando Boldrin, que mostra o melhor da música regional, ela canta “Adeus Pantanal”, do paulista Itamar Assumpção, falando sobre o sumiço dos bichos pantaneiros.

 

Pantanal

Cuiabana Laís Yasmin Lucas Gontijo é famosa na área da música Pop Sertaneja local. Aqui neste vídeo ela canta uma composição própria que se chama “Pantanal”. Declaração romântica ao bioma mato-grossense, “obra-prima de beleza, que o artista lá de cima fez”.

 

É bem Mato Grosso!

Esta aqui é hino de Mato Grosso e cita o Pantanal como um dos símbolos do Estado, na voz do trio  Pescuma, Henrique e Claudinho.

Leia Também:  Cantor Tarik Lima e sua namorada morrem em acidente de trânsito

Fechando com chave de ouro…

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Variedades

Secretaria de Cultura realiza nova etapa da capacitação sobre Lei Paulo Gustavo

Encontro ocorrerá nesta quarta-feira (07), em Cuiabá; inscrições podem ser feitas no site da Secel

Publicados

em

Assessoria

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) realiza nesta quarta-feira (07.06) mais uma etapa de capacitação e escuta da sociedade civil sobre o repasse dos recursos da Lei Paulo Gustavo. O 2º Encontro de Gestores Municipais de Cultura ocorrerá no Cine Teatro Cuiabá, das 8h às 18h, com participação do Ministério da Cultura. O evento é gratuito e aberto ao público no período da manhã. As inscrições podem ser feitas pela internet.

O Encontro integra a programação de oficinas temáticas sobre a Lei Paulo Gustavo, que estão sendo realizadas em todo país pelo Ministério da Cultura em parceria com as Secretarias Estaduais. O coordenador-geral de Orientação e Capacitação da Diretoria de Assistência Técnica, Binho Riani Perinotto, irá ministrar as atividades nos dois períodos.

Pela manhã a programação é aberta ao público, principalmente trabalhadores e trabalhadoras da cultura. Será o momento de entender os requisitos da Lei, tirar dúvidas gerais e sobre a inscrição de projetos nos editais, chamamentos públicos, prêmios e outros.

No período da tarde, haverá a oficina com os gestores e gestoras municipais de cultura sobre a adesão à Lei Paulo Gustavo, e o uso da plataforma de solicitação e transferência de recursos, o TransfereGov. Outros participantes são gestores e servidores estaduais do Tribunal de Contas, Controladoria Geral, Secretaria de Fazenda, Procuradoria Geral e Assembleia Legislativa.

Leia Também:  Conheça a história da Galorroca, grupo de torcedores atleticanos

Inscrições

Para participar presencialmente, basta preencher o formulário de inscrição, que está disponível no site da Secel: www.secel.mt.gov.br/eventos-culturais 

O encontro também será transmitido online, pelos canais do YouTube (https://www.youtube.com/@secelmt) e Facebook (https://www.facebook.com/secelmt) da Secel.

Lei Paulo Gustavo em Mato Grosso

Desde a regulamentação da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022), pelo Governo Federal, a Secel tem realizado ações para garantir a participação da sociedade civil na elaboração das políticas públicas que serão implantadas com o recurso. Estão previstos R$ 34,9 milhões para gestão do Estado e R$ 31,5 milhões para a gestão própria dos municípios.

“Estamos no momento de planejamento, fase em que estados e municípios se organizam, ouvem a sociedade e se preparam para obtenção deste recurso. É muito importante que os gestores municipais de Mato Grosso estejam atentos e elaborem seus planos de ação para não perdermos os recursos”, destaca o secretário adjunto de Cultura, Jan Moura.

Ao final dos eventos e ações, a Secel tem até 11 de julho para enviar ao Governo Federal um Plano de Ação com descritivo das iniciativas que serão implementadas em Mato Grosso. Entre elas, devem constar editais, chamamentos públicos, prêmios e outras.

Leia Também:  Delegados de MT lançam livro com temas atuais da atividade policial

SECOM/MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA