Variedades
Coletivo Spectrolab apresenta espetáculo virtual de formas inanimadas “Ensaios com Ela”
Variedades

A peça é um dos projetos contemplados em edital da Lei Federal Aldir Blanc, executada pela Secretaria de Cultura, esporte e Lazer, com apoio do Conselho Municipal de Política Cultural de Cuiabá.
O Coletivo Spectrolab exibe nos dias 26, 27 e 28 de março, às 19h, no canal no YouTube do grupo, o espetáculo ”Ensaios com Ela”. Utilizando técnicas do teatro de formas animadas, a apresentação foi adaptada em formato de vídeo para que o público pudesse acompanhar cada detalhe respeitando todas as normas de biossegurança e distanciamento social. No último dia de exibição (28), às 19h20, o Coletivo fará um Bate-Papo no perfil oficial no Instagram com os idealizadores da obra. A produção tem duração de 10 minutos e ficará disponível durante o período de uma hora após a estreia, para acesso livre. A peça é um dos projetos contemplados em edital da Lei Federal Aldir Blanc, executada pela Secretaria de Cultura, esporte e Lazer, com apoio do Conselho Municipal de Política Cultural de Cuiabá.
Diante da distância de uma tela, que separa o Coletivo Spectrolab de todo o público, os espectadores poderão acompanhar a jornada de um artista em construir sua obra. No trajeto, o que ele constrói é contestado, abandonado, por fim revivido e reconciliado.
Para o idealizador da apresentação e manipulador da boneca ”Ela”, Douglas Peron, o espetáculo busca abordar os processos internos de uma criação artística. ”O espetáculo explora esses processos que a gente passa durante uma criação em arte, sempre se utilizando da memória como um elemento que guia toda a manipulação e composição da cena. a tela veremos criatura e criador, alma e vaso, corpo e animação”, disse o ator.
Ainda de acordo com Douglas, o apoio da Lei foi fundamental para o desenvolvimento do projeto. ”O apoio da Lei Aldir Blanc neste projeto é uma oportunidade para ter este tipo de trabalho vinculado na mídia e acessando novos públicos, especialmente o público jovem”, finalizou.
Além de Peron, também assinam o trabalho a atriz, diretora e membro do Coletivo Spectrolab, Millena Machado, e o ator, escritor, e parceiro do Coletivo, Caio Ribeiro. Outros artistas também compuseram o trabalho, como o sonoplasta Guto Krebs, o profissional do audiovisual, Marcelo Sant’Anna, a iluminadora, Karina Figueredo e outros.
SOBRE O COLETIVO
O Coletivo Spectrolab, atualmente, é um dos únicos coletivos ou grupos de artistas de Cuiabá que se dedica somente a essa linguagem do teatro de animação. Os artistas do coletivo se acreditam na formação em técnicas ligadas a esta linguagem artística bem como a criação de produtos artísticos como forma de valorização e incentivo à formação de outros profissionais que atuam na área cultural.
Seus integrantes possuem mais de 10 anos de experiência em confecção e manipulação de bonecos, máscaras, sombras e outros objetos. O Coletivo ocupa um espaço na cena artística cuiabana que possibilita a geração de novas formas de criar e propor linguagens artísticas em diálogo com questões da atualidade.

Variedades
Detran-MT leva ações de trânsito a 25 cidades
Mais de 50 mil pessoas participaram das atividades do Detran em Mato Grosso no primeiro semestre de 2025. Ações aconteceram em escolas, bares, ruas e com apoio de outros órgãos.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) alcançou mais de 50 mil pessoas em 25 cidades de Mato Grosso com ações educativas realizadas no primeiro semestre de 2025. Ao todo, foram 363 atividades para orientar a população e ajudar a tornar o trânsito mais seguro.
A Campanha Maio Amarelo foi o destaque do período, com ações em várias cidades e mais de 33 mil pessoas atendidas durante o mês.
Entre janeiro e junho, o Detran realizou 201 palestras em escolas públicas e particulares, atendendo 12.337 pessoas, entre alunos, professores, pais e responsáveis.
Outras 3.536 pessoas participaram do Projeto Ações Integradas, feito em parceria com outros órgãos de segurança e a sociedade civil. As Ciretrans do interior também ajudaram em 4.801 atendimentos.
Além disso, foram feitas:
38 Pit Stops educativos, com orientações a motoristas e pedestres;
87 abordagens nas ruas, com dicas de segurança;
15 ações do projeto Amigo da Rodada, em bares e restaurantes, falando sobre os perigos de dirigir bêbado;
10 visitas técnicas.
As ações passaram por cidades como Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Rondonópolis, Cáceres, Alta Floresta, Chapada dos Guimarães e muitas outras.
*Sob supervisão de Gene Lannes
-
Polícia6 dias atrás
Davi é executado após gravar vídeo sob coação; caso envolve nome de policial
-
Polícia6 dias atrás
Zelador é preso por facilitar duplo homicídio em condomínio de Várzea Grande
-
Judiciário7 dias atrás
PM acusado de feminicídio tenta adiar julgamento alegando esquizofrenia
-
Judiciário7 dias atrás
Justiça Eleitoral cassa prefeito, vice e vereador de Brasnorte por compra de votos em 2024
-
Judiciário7 dias atrás
Tribunal de Justiça amplia estrutura em Cuiabá com obra de R$ 25 milhões
-
Economia7 dias atrás
Brasil e China avançam em plano de ferrovia transcontinental
-
Claro e Escuro6 dias atrás
Pivetta é oficializado como sucessor de Mauro Mendes em jantar de caciques
-
Opinião6 dias atrás
A política a serviço do cidadão
Você precisa estar logado para postar um comentário Login