VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Meteorologia

Calor intenso e tempestades isoladas marcam a semana na Baixada Cuiabana

 A previsão indica temperaturas acima dos 37 °C e alerta para chuvas fortes com ventos de até 60 km/h nos próximos dias

Publicado em

Variedades

FOTO: climaaovivo
FOTO: climaaovivo

A região da Baixada Cuiabana terá uma semana de contrastes climáticos, com dias de forte calor intercalados por tempestades isoladas e risco de ventos intensos. A previsão meteorológica indica que o início da semana será de céu encoberto, mas com elevação gradativa das temperaturas, que devem ultrapassar os 37 °C a partir de quarta-feira.

De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há um alerta amarelo de chuvas intensas em vigor até terça-feira (14), com volumes previstos entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Os ventos podem atingir velocidades de 40 a 60 km/h, com possibilidade de queda de galhos, alagamentos e descargas elétricas.

O início da semana será marcado por céu predominantemente nublado, com períodos de sol. As temperaturas máximas devem ficar entre 32 °C e 34 °C, e as mínimas, entre 24 °C e 25 °C. Chuvas rápidas e isoladas podem ocorrer no final das tardes, especialmente em áreas urbanas mais quentes.

A partir de quarta-feira (15), a instabilidade aumenta com a chegada de nuvens carregadas e tempestades localizadas. A previsão aponta máximas de até 38 °C e mínimas de 25 °C. As rajadas de vento e descargas elétricas exigem atenção redobrada da população e motoristas.

Na sexta (17), o sol volta a predominar e a sensação térmica será ainda mais alta. A máxima deve atingir 38 °C, com baixa umidade relativa do ar no período da tarde.

*Sob supervisão de Daniel Costa

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Variedades

Arquivo Público de MT inaugura exposição “Cuiabá: (Com)Fluências de um Rio”

A mostra reúne documentos escritos, fotografias, painéis interativos, vídeos e recursos multimídia

Publicados

em

Crédito: Seplag-MT

O Arquivo Público de Mato Grosso (APMT) inaugurou, nesta quinta-feira (6.11), a nova exposição do Espaço Memórias, intitulada “Cuiabá: (Com)Fluências de um Rio”. A mostra presta uma homenagem ao rio Cuiabá, destacando sua relevância histórica, cultural, ambiental e social para a formação da capital e do Estado. O APMT é vinculado à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT).

A exposição convida o público a um mergulho nas memórias construídas em torno do rio que dá nome à capital mato-grossense, revelando sob diferentes olhares como o curso d’água influenciou o desenvolvimento das comunidades ribeirinhas, as relações sociais e o cotidiano das pessoas.

O secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, destacou o papel fundamental do Arquivo Público na preservação da identidade mato-grossense.

“O Arquivo Público tem um papel essencial na preservação da nossa história. Cada documento e cada exposição contam um pedaço da trajetória do povo mato-grossense. Essa nova mostra reforça nossa ligação com as origens da capital e com a importância de preservar o meio ambiente e a memória coletiva”, afirmou.

A superintendente do Arquivo Público, Vanda da Silva, ressaltou que o Espaço Memórias é constantemente renovado para ampliar o acesso da população aos documentos históricos sob a guarda do APMT.

“A renovação das exposições é essencial, pois permite que o público tenha contato com novas temáticas e formas de construir a memória do nosso Estado”, explicou.

Com quase um século de funcionamento, o Arquivo Público de Mato Grosso preserva e disponibiliza um vasto acervo documental, atendendo pesquisadores, servidores públicos e cidadãos interessados em conhecer mais sobre a história institucional do Estado.

Entre os visitantes presentes na inauguração, o historiador e presidente da Empaer-MT, Suelme Fernandes, destacou o valor simbólico e afetivo da mostra.

“O rio Cuiabá é parte viva da nossa história. A exposição é um convite a revisitar essa relação, com registros artísticos, fotografias e a poesia de Silva Freire. É um acervo que emociona e educa”, disse.

A professora da UFMT, Juliana Cristina da Rosa, também elogiou a iniciativa.

“O Arquivo Público é um espaço essencial de pesquisa, ensino e extensão. A nova exposição ficou belíssima e enriquece o conhecimento sobre a história documental e cultural que envolve o rio Cuiabá”, destacou.

Para a historiadora Anna Maria Ribeiro Costa, do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, o Arquivo Público é um verdadeiro “guardião da memória”.

“O Arquivo Público é o coração do Estado. Entrar nesse prédio e encontrar uma exposição que reflete essa veia vital, o rio Cuiabá, é algo profundamente emocionante”, declarou.

A mostra reúne documentos escritos, fotografias, painéis interativos, vídeos e recursos multimídia, proporcionando uma experiência imersiva ao visitante.

*Sob supervisão de Daniel Costa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

CIDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA