Incêndios florestais
Bombeiros controlam 5 focos e seguem combate a outros 17 em Mato Grosso
Equipes atuam em várias regiões do Estado com apoio de aeronaves, caminhões-pipa e máquinas pesadas.
Variedades

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) mantém sob controle cinco focos de incêndio registrados nas últimas 24 horas e segue, nesta quarta-feira (01/10), no combate a outros 17 em diferentes regiões do Estado.
Os focos já controlados, que permanecem dentro de perímetros seguros sem risco imediato de propagação, estão nos municípios de União do Sul, Nova Maringá, Boa Esperança do Norte, Cláudia e Novo Santo Antônio.
Já os incêndios ainda em andamento ocorrem em Pontes e Lacerda (quatro focos), Cáceres (dois focos), além de Barão de Melgaço, Serra Nova Dourada, Nova Santa Helena, Cocalinho, Juara, Nova Maringá, Vera, Nova Lacerda, Nova Ubiratã, Guarantã do Norte e União do Sul.
As ações envolvem equipes em campo com apoio de máquinas pesadas, caminhões-pipa e aeronaves, reforçando o enfrentamento das chamas e garantindo a proteção de vidas, propriedades rurais e do meio ambiente. Participam ainda a Defesa Civil, o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), a Polícia Militar e o Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM).
Além dos focos combatidos e controlados, os bombeiros monitoram 52 pontos de calor em Mato Grosso — sendo 33 incêndios florestais e 19 queimadas irregulares. Nas terras indígenas, foram identificados cinco incêndios: dois na Terra Indígena São Marcos (Barra do Garças), dois no Parque Indígena do Xingu (Feliz Natal e Paranatinga) e um na Terra Indígena Parabubure (Campinápolis).
Nesses casos, a responsabilidade pelo combate é do Governo Federal, já que o Estado não possui autorização para atuar. Até o momento, o Corpo de Bombeiros não foi acionado.
*Sob supervisão de Daniel Costa

Variedades
Politec busca familiares de vítimas para liberação de corpos em MT
Corpos estão nas unidades de Rondonópolis, Pontes e Lacerda e Lucas do Rio Verde, aguardando familiares para liberação

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) está em busca de familiares de três vítimas já identificadas, mas que ainda aguardam liberação nas unidades de Rondonópolis, Pontes e Lacerda e Lucas do Rio Verde.
A primeira vítima é Givaldo Francisco de Melo, nascido em 11 de julho de 1977, natural de Água Preta (PE). Ele morreu após ser atropelado na BR-163/364, km 266, em Jaciara, no dia 19 de julho de 2025. Filho de Amara Lins de Melo e Otacilio Martiniano de Melo, Givaldo segue sem familiares localizados.
A Politec também procura parentes de Marco Antonio Delgaudio Bejarano, venezuelano nascido em 3 de março de 1989. Ele faleceu em 30 de abril deste ano, vítima de acidente de trânsito. Marco Antonio é filho de Tibisay Coromoto Bejarano Arresza e Joel Alexander Delgaudio Petit.
O terceiro caso é de Arnaldo Benites Galadri, morto em um homicídio no dia 24 de setembro, em Lucas do Rio Verde. Nascido em Cuiabá, em 6 de maio de 1983, ele é filho de Maximina Benites Galadri e Epifânio Galadri.
De acordo com a Politec, após as necropsias, os corpos foram encaminhados para a câmara fria das respectivas unidades. A liberação só poderá ser feita mediante contato com familiares.
*Sob supervisão de Daniel Costa
-
Cidades4 dias atrás
Vigilantes são proibidos de usar refeitórios das UPAs em Várzea Grande
-
Judiciário6 dias atrás
MPF arquiva inquérito de prevenção a suicídios de indígenas Bororo
-
Variedades5 dias atrás
Cuiabá terá calor intenso com alerta de tempestade nesta segunda-feira (29)
-
Economia5 dias atrás
Mato Grosso paga salários de setembro nesta segunda-feira(29)
-
Judiciário6 dias atrás
Professora processa ex-marido por traição e pede R$ 20 mil de indenização
-
Política2 dias atrás
Diego Guimarães defende vereador Carlinhos e critica secretário de Educação
-
Claro e Escuro5 dias atrás
Coronel Zilmar e prefeita Flávia Moretti têm reunião após crise no DAE
-
Saúde5 dias atrás
Dr. Miguel Júnior firma compromisso com psicólogos para fortalecer saúde mental em Várzea Grande