VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Banco de dados

Banco de dados da Politec tem mostrado eficiência ao apoiar mais de 130 inquéritos que investigam morte com uso de armas de fogo.

Assim, mesmo quando crimes antecedentes não estavam sob suspeita ou com autoria definida, o sistema torna possível identificá-los.

Publicado em

Variedades

Foto: Politec/MT

Desde a adesão ao Sistema Nacional de Análise Balística (Sinab), a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) de Mato Grosso identificou 154 ligações entre delitos cometidos em diferentes regiões do país, envolvendo 61 armas apreendidas no estado. A ferramenta, que começou a ser empregada em Mato Grosso em abril de 2023, já contribuiu com evidências cruciais para 131 inquéritos policiais.

Por meio do Sinab – um banco de dados que conecta as unidades de perícia criminal de diversos estados e do Distrito Federal –, é possível comparar elementos como projéteis e estojos, facilitando a correlação de vestígios deixados pelas armas. Essa tecnologia pericial permite, inclusive, rastrear a trajetória de uma única arma; em um caso, por exemplo, um fuzil modelo 5.56 percorreu mais de mil quilômetros durante um ano e meio, sendo utilizado em assaltos em Araçatuba (SP), Guarapuava (PR) e, posteriormente, em Confresa (MT).

De acordo com José Roque Arfeli, Gerente de Perícias de Balística da Politec, os “hits” – ou as correlações entre armas e vestígios – geram laudos que são enviados às delegacias para sustentar investigações. Assim, mesmo quando crimes antecedentes não estavam sob suspeita ou com autoria definida, o sistema torna possível identificá-los.

O Sinab emprega equipamentos importados do Canadá e sistemas de análise balística forense, integrados através dos Sistemas Automatizados de Indexação Balística (SIB). Em Mato Grosso, a Politec conta com três SIBs – dois tipos de scanners, um para projéteis e outro para estojos – além de uma estação de análise balística, fazendo do sistema um dos mais avançados do mundo, utilizado inclusive por forças de segurança em mais de 80 países, incluindo a Interpol.

Por meio da comparação de munições armazenadas no Banco Nacional de Perfis Balísticos, o Sinab possibilita identificar e relacionar evidências que podem ser decisivas para esclarecer a autoria e a conexão entre diferentes crimes, ampliando significativamente a eficiência das investigações criminais.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Variedades

Recorde de chuvas em abril surpreende Cuiabá e especialistas

Tradicionalmente associado à chegada da estação seca, o período contrariou expectativas

Publicados

em

Foto: Secom/Reprodução

Abril de 2025  tornou-se o mês mais úmido registrado na capital mato-grossense em mais de 60 anos. Tradicionalmente associado à chegada da estação seca, o período contrariou expectativas e trouxe instabilidade atmosférica persistente, surpreendendo meteorologistas e a população local.

De acordo com dados do site Clima Tempo, a média histórica de precipitação para o mês de abril é de 113 milímetros, distribuídos em aproximadamente 13 dias com registro de chuva. No entanto, apenas nos primeiros sete dias do mês, a cidade já havia acumulado índices consideráveis, com destaque para os dias 1º, 5 e 6, que sozinhos ultrapassaram os 10 mm de precipitação cada. Esse cenário incomum ocorre após um verão igualmente fora dos padrões. 

*Sob supervisão de Gene Lanes

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA