VÁRZEA GRANDE

"Treinamento"

Auditores do TCE-MT recebem treinamento sobre retirada de amostras do solo e asfalto

O coordenador do Laboratório, Nelson Kawahara, reforçou que o objetivo é ensinar na prática sobre a retirada das amostras para a utilização das análises.

Publicado em

Variedades

Foto: Thiago Bergamasco/TCE-MT

Auditores do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) passaram por treinamento em campo voltado à prática de retirada de amostras para a utilização em análises de solo e de asfalto, realizadas em auditorias de obras públicas. A capacitação teve início nesta segunda-feira (21) e se estenderá até sexta-feira (25).

O trabalho começou no Laboratório de Obras Rodoviárias do TCE-MT, onde os participantes conheceram ferramentas e métodos que fazem parte das etapas de investigação de uma obra no processo de auditoria. Dali, seguiram para a parte prática, que envolveu a escavação do solo.

O coordenador do Laboratório, Nelson Kawahara, reforçou que o objetivo é ensinar na prática sobre a retirada das amostras para a utilização das análises. “Os auditores estão fazendo esse treinamento para que saibam o que pedir ao laboratório”, explicou.  

De acordo com o palestrante Elci Pessoa Júnior, a proposta garante, por exemplo, que o auditor confira a densidade do solo utilizado na estrada em sua origem. “Esse dado é relevante para se saber relações de volumes entre o que foi escavado e o que vai ser compactado lá na pista. Cada etapa exige uma técnica específica”, disse.

Leia Também:  PRF realiza três apreensões de droga em menos de 24 horas

Participaram do treinamento servidores da Secretaria de Controle Externo (Secex) de Obras e Infraestrutura do TCE-MT, e do governo do estado, além de um representante do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS).

Ao melhorar a qualidade dos ensaios e gerenciamento das análises, o Tribunal garante a qualidade nas obras e zelo pelo dinheiro público. “Esse trabalho prévio é importante para evitar equívocos e pequenas falhas que, a princípio, podem parecer insignificantes, mas que são capazes de distorcer resultados”, concluiu Elci.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Variedades

Limpurb executa ações de limpeza na praça pública do bairro Terra Nova

A atividade foi iniciada no sábado (03) e a previsão é de que seja concluída nesta segunda-feira (05)

Publicados

em

Foto: Luiz Alves/Secom-CBA

A praça pública do bairro Terra Nova, situado na região Leste, recebe nesta segunda-feira (05) atividades de limpeza em toda sua área. A ação é realizada pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) e, seguindo um cronograma, foi iniciada no sábado (03). Mais de 20 operadores de limpeza estão empenhados na execução dos serviços.

Por meio dessa iniciativa, a Limpurb levou para o espaço de lazer os trabalhos de varrição, roçagem, capinação, pintura de meio-fio, além da poda de árvores. De acordo com o diretor-geral da empresa pública, Júnior Leite, esse tipo de ação é feito diariamente em diversas praças e parques municipais, visando garantir que o ambiente esteja sempre bem cuidado.

“Temos uma equipe que atua exclusivamente na limpeza de todos os espaços de lazer de Cuiabá. Seguindo um planejamento, conseguimos atender de cinco a sete estruturas por semana, de todas as regiões. É um trabalho diário, permitindo que esses locais estejam agradáveis para o uso do cidadão”, explica Júnior Leite.

Leia Também:  Jovens de Guiratinga conquistam 1º lugar em concurso

O presidente da Associação de Moradores do Terra Nova, Anderson Matos, destaca que a praça foi completamente revitalizada pela gestão Emanuel Pinheiro, em 2020, beneficiando diretamente mais de 3 mil pessoas. Segundo ele, desde a inauguração, o espaço tem recebido o frequente cuidado da Administração Pública Municipal.

“Temos o privilégio de ter uma área completa, com equipamento que asseguram a integração social, a prática de atividades físicas, e lazer e diversão para todo público. Essa limpeza é de extrema importância, pois nossa praça é muito movimentada, temos o comércio local, e isso faz com que as pessoas se sintam mais à vontade para frequentá-la”, disse Matos.

PIT STOP

Somado às ações diárias de limpeza, a Limpurb também intensificou sua atenção para o cuidado com os equipamentos dos espaços de lazer. Por meio do programa Pit Stop, a empresa pública atua com quatro equipes que, continuamente, executam reparos pontuais e garantem a preservação dessas estruturas.

O programa opera em duas frentes de trabalho, sendo uma destinada a ações leves e outra para a solução de demandas mais complexas. Seguindo um cronograma, as equipes são encaminhadas para as praças e parques públicos já com a missão de executar, imediatamente, as manutenções necessárias.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA