VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Com quebra recorde

Atleta da Uganda vence prova masculina e etíope ganha a feminina na Corrida de Reis

Ao todo, 15 mil pessoas se inscreveram para a Corrida de Reis deste ano. A prova é a maior do Centro-Oeste e a segunda maior do Brasil

Publicado em

Variedades

Foto: TVCA

No último domingo (19) dois atletas africanos venceram a 37ª edição da Corrida de Reis, que aconteceu em Cuiabá. Maxwell Kortek Rotich, da Uganda, venceu a prova masculina e Mestawut Fikir Truneh, da Etiópia, ficou com o troféu da categoria feminina.

A prova masculina teve quebra de recorde. Maxwell Kortek Rotich, 24 anos, venceu a categoria após completar os 10km em 28 minutos e 54 segundos. Foi o melhor tempo da prova em todas as edições.

O mato-grossense Wendel Jeronimo Souza, de Pontes e Lacerda, ficou com o segundo lugar. O corredor de 31 anos terminou a prova em 30 minutos e 04 segundos. O terceiro lugar também foi brasileiro. Gilmar Silvestre Lopes, de 33 anos, completou a prova com o tempo de 30 minutos e 23 segundos.

Na prova feminina a vencedora foi Mestawut Fikir Truneh, da Etiópia. A atleta de 22 anos completou os 10km em 33 minutos e 58 segundos e superou seu próprio tempo da edição de 2019, quando também foi campeã.

Não houve brasileiras no pódio nesta categoria. O segundo lugar ficou com a argentina Marcela Cristina Gomez Cordeiro, que fez a marca de 35 minutos e 29 segundos. O terceiro lugar foi da queniana Vivian Jeftanui Kiplagati, que completou a prova em 35 minutos e 43 segundos.

Ao todo, 15 mil pessoas se inscreveram para a Corrida de Reis deste ano. A prova é a maior do Centro-Oeste e a segunda maior do Brasil.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Variedades

Resgate de animais silvestres em MT já supera total de 2024

Corpo de Bombeiros registra 1.943 ocorrências até outubro e aponta aumento durante período de estiagem

Publicados

em

Crédito: CBMMT

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou 1.943 resgates de animais silvestres entre janeiro e outubro de 2025. O número já ultrapassa todo o volume registrado em 2024, quando foram contabilizados 1.929 atendimentos em todo o Estado.

Sorriso segue como o município com maior número de ocorrências, somando 226 registros, seguido por Rondonópolis (182), Cuiabá (175), Barra do Garças (142), Sinop (110) e Tangará da Serra (107). Em 2024, Sorriso também liderou o ranking, com 239 casos.

Entre os meses de 2025, janeiro registrou o maior volume de resgates, com 249 atendimentos, seguido de março (231) e outubro (219). O comportamento se repete parcialmente em comparação ao ano anterior: em 2024, outubro liderou com 177 ocorrências, seguido de janeiro (170) e março (147). Julho permaneceu como o mês de menor movimento nos dois anos, com 145 resgates em 2025 e 99 em 2024.

O diretor operacional adjunto do CBMMT, major BM Felipe Mançano Saboia, explica que as solicitações geralmente envolvem animais que aparecem em residências, áreas públicas e zonas urbanas.
“A corporação recebe diariamente chamadas para resgate e captura de animais silvestres. Na maioria dos casos, são répteis e aves. Esses registros tendem a aumentar em períodos de estiagem e transição climática, quando as espécies costumam se deslocar em busca de abrigo e alimento”, destacou o major.

O Corpo de Bombeiros reforça que, ao encontrar um animal silvestre, a população deve evitar contato e acionar a corporação para garantir segurança e manejo adequado.

*Sob supervisão de Daniel Costa
COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

CIDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA