recorde
ÁREA QUEIMADA NO BRASIL ATÉ SETEMBRO FOI 150% MAIOR DO QUE EM 2023
O MapBiomas explica que, até o momento, setembro continua como o mês com o maior pico de queimadas em 2024
Variedades

As queimadas no Brasil neste ano atingiram níveis recordes. Dados do levantamento do Monitor do Fogo do Mapbiomas, lançado nesta sexta-feira (11/10), mostram que a área queimada no país entre janeiro e setembro foi 150% maior que no ano anterior. Foram 22,38 milhões de hectares queimados, uma área comparável ao estado de Roraima.
De acordo com o levantamento, aproximadamente três em cada quatro hectares queimados eram de vegetação nativa, principalmente formações florestais, que ocupavam 21% da área queimada.
No período de janeiro a setembro de 2024, Mato Grosso, Pará e Tocantins acumulam mais da metade da área queimada no Brasil (56%). Sozinho, o Mato Grosso responde por 25% do total: foram 5,5 milhões de hectares queimados. Pará e Tocantins ficaram em segundo e terceiro lugares, com 4,6 milhões e 2,6 milhões de hectares queimados, respectivamente.
A diretora de ciências do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e coordenadora do MapBiomas Fogo, Ane Alencar, esclarece que o período de seca na Amazônia, que normalmente ocorre de junho a outubro, tem sido particularmente severo em 2024.
“Um reflexo da intensificação das mudanças climáticas, que acabam tendo papel crucial para a propagação de incêndios. Isso se reflete nos números de setembro, onde metade da área queimada na região foi em formações florestais”, pontuou Ane Alencar.
O MapBiomas explica que, até o momento, setembro continua como o mês com o maior pico de queimadas em 2024. Em agosto foram queimados 5,65 milhões de hectares, em setembro foram 10,65 milhões, um salto de 90% de um mês para o outro. O número é ainda maior ao comparar com setembro de 2023, em que houve um aumento de 181%.
A área queimada apenas em setembro corresponde a 47,6% do total.
Biomas
Em setembro, mais da metade da área queimada foi na Amazônia. O bioma teve no mês um total de 5,5 milhões de hectares queimados, um salto de 196% em relação ao mesmo período do ano passado.
Com 4,3 milhões de hectares queimados, o Cerrado foi o segundo bioma mais afetado pelo fogo em setembro. É a maior área queimada em um mês de setembro nos últimos cinco anos, com 64% a mais do que a média histórica para o período.
No Pantanal, a área queimada entre janeiro e setembro de 2024 aumentou 2.306% em comparação à média dos cinco anos anteriores. Foram queimados 1,5 milhão de hectares nos primeiros nove meses do ano. Do total, 318 mil hectares foram queimados em setembro.
Entre janeiro e setembro, na Mata Atlântica, 896 mil hectares foram queimados. 25 % desse total pegou fogo em setembro, um aumento de 382% em relação à media anterior.
O Pampa e a Caatinga tiveram uma redução na área queimada. As chuvas fizeram com que o Pampa não tivesse grande perda da vegetação pelo fogo. Na Caatinga, 151 mil hectares foram queimados entre janeiro e setembro de 2024, uma queda de 18% em relação ao mesmo período de 2023.
Fonte: Metropoles – https://www.metropoles.com/brasil/area-queimada-no-brasil-ate-setembro-foi-150-maior-do-que-em-2023

Variedades
Bombeiros atendem acidente com capotamento na MT-251
O SAMU realizou o primeiro atendimento ao jovem, que estava consciente, orientado, verbalizando normalmente e sem sinais aparentes de fraturas ou ferimentos graves

Na noite da última segunda-feira (28/04), por volta das 20h44, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso atendeu a uma ocorrência de capotamento com vítima, registrada na rodovia MT-251, sentido Chapada dos Guimarães, a cerca de 3 km do trevo do Gardez, em Campo Verde.
A equipe da 11ª Companhia Independente Bombeiro Militar foi acionada e prestou atendimento a um jovem de 20 anos, que relatou ter perdido o controle do veículo após ser fechado por uma carreta, o que o fez sair da pista e capotar. No momento da chegada das equipes de resgate, o motorista já se encontrava fora do carro.
O local foi devidamente sinalizado e as viaturas posicionadas para garantir a segurança no tráfego da rodovia. O SAMU realizou o primeiro atendimento ao jovem, que estava consciente, orientado, verbalizando normalmente e sem sinais aparentes de fraturas ou ferimentos graves.
A vítima foi imobilizada e conduzida ao Hospital Municipal Coração de Jesus. Como medida preventiva, os bombeiros também desligaram o cabo da bateria do veículo, eliminando o risco de incêndio no local.
*Sob supervisão de Gene Lannes
-
Judiciário6 dias atrás
Recurso de Moretti é negado e multa por fake news é mantida pelo TSE
-
Judiciário6 dias atrás
Justiça condena mecânico por matar motorista de aplicativo e passageira em Várzea Grande
-
Polícia5 dias atrás
“Mãe mandou matar filha por não aceitar filha ser lésbica”, diz Ex-servidor preso por assassinato
-
Judiciário6 dias atrás
Justiça exige melhorias de acessibilidade em unidade de saúde da Prefeitura de Cuiabá
-
Emprego6 dias atrás
Sine tem 243 vagas de emprego e atende em novo telefone; confira
-
Variedades6 dias atrás
Recorde de chuvas em abril surpreende Cuiabá e especialistas
-
Esporte6 dias atrás
Cuiabá pode ter desfalque no ataque para a próxima rodada da Série B
-
Economia5 dias atrás
Carne bovina gera 90% da receita das exportações de Mato Grosso no 1º trimestre de 2025