VÁRZEA GRANDE
Ampliação da frota de caminhões-pipas do DAE amplia frota objetiva minimizar crise do abastecimento
A adutora da ETA Barra do Pari/Chapéu do Sol está sendo reparada e a captação da ETA Velha recebe manutenção emergencial e a frota de caminhões-pipas aumenta para 18
Variedades

O Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE-VG) segue trabalhando de forma intensiva para garantir o abastecimento da cidade. Nesta segunda-feira (10), duas frentes de manutenção estão sendo realizadas simultaneamente para restabelecer o fornecimento de água e melhorar a capacidade de produção das Estações de Tratamento de Água (ETAs).
A adutora da ETA Barra do Pari/Chapéu do Sol, localizada próximo ao bairro Florais, está passando por manutenção. Feita de poliestireno, um material de alto custo, a tubulação apresentou um vazamento, que só pôde ser corrigido agora sem evitar interrupções no abastecimento. A equipe do DAE está finalizando a manutenção, permitindo que a estação volte a operar com normalidade.
“Essa recuperação é fundamental para aumentar a oferta de água tratada e minimizar os impactos no abastecimento da cidade”, destacou o diretor-presidente do DAE, Sandro Azambuja.
Já a ETA I (conhecida como ETA Velha) segue como prioridade máxima da equipe do DAE. A estação está parada devido a um defeito na bomba de captação, impossibilitando a produção de água. As equipes seguem empenhadas para concluir o conserto e retomar o funcionamento o mais rápido possível.
Além das manutenções nas ETAs, o DAE ampliou a frota de caminhões-pipas para reforçar o abastecimento emergencial. A partir desta semana, o número de veículos será ampliado de 12 para 18 caminhões, garantindo que mais famílias tenham acesso à água tratada enquanto as estações passam por reparos.
SOLICITAÇÕES – A única maneira de solicitar um caminhão-pipa é pelos canais oficiais do DAE. Atendimento presencial, na unidade Comercial do DAE, em frente ao Terminal André Maggi, ou no site oficial: https://daevg.com.br .
O DAE reforça que todas as medidas estão sendo tomadas para restabelecer o abastecimento de forma segura e eficiente. As equipes seguem trabalhando de maneira intensiva e transparente, priorizando a solução dos problemas e garantindo que a água chegue a todos os moradores de Várzea Grande.

Variedades
Sindicatos e Federação apoiam a realização da conferência sobre saúde do trabalhador e da trabalhadora em Cuiabá
Os sindicatos Sinpaig, Sintep, Sintap, Sintesmat, Sinpol, Sindes, Sindrecauto, além da Federação Fessp-MT, decidiram contribuir financeiramente e com a logística necessária para que a conferência se realizasse.

Vários Sindicatos, juntamente com a Federação Sindical dos Servidores Públicos do Estado de Mato Grosso/FESSP MT foram convidados pelo Conselheiro Municipal de Saúde de Cuiabá Sr. Wilson Cutas, a ajudarem na realização da 1ª Conferência Municipal de Saúde de Cuiabá, com o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, que acontecerá nos dias 25 e 26 de março, no Centro de Formação da Escola Cuiabana (antiga Unirondon), localizada na Avenida Beira Rio Sul, nº 3001, Bairro Jardim Europa.
O Sinpaig e a FESSP MT ficaram incumbidos de participar da Comissão Organizadora juntamente com os demais membros do conselho, direcionando os esforços do grupo para a realização do encontro.
A Conferência abordará eixos sobre a condição da saúde do trabalhador, a política nacional de saúde para os trabalhadores, a participação popular na formulação de políticas de saúde, além da saúde mental. O evento contará com palestras e debates com especialistas, para traçar um diagnóstico de como andam as políticas públicas voltadas à garantia humana da saúde do trabalhador no ambiente laboral.
A 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que tem o Sr. Wilson Cutas como Coordenador Geral, elegerá delegados/as para a Conferência Estadual que acontecerá em abril, a qual, por sua vez, elegerá delegados/as para a 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador. A Conferência tem o apoio da Prefeitura de Cuiabá para sua realização, porém não o suficiente para toda a estrutura necessária, o que motivou os representantes do conselho municipal de saúde a pedirem apoio às entidades sindicais comprometidas com a defesa da saúde dos trabalhadores.
O Presidente do Sinpaig, Sr. Antônio Wagner, entende como fundamental a participação nesse debate, em razão do atual cenário de adoecimento dos servidores: “O servidor também é um trabalhador, e é por isso que aceitamos participar como colaboradores, para termos espaço para mostrar a realidade do adoecimento e aumento dos afastamentos em razão de saúde no serviço público, principalmente no que se refere à saúde mental, que explodiu de afastamentos nos últimos anos. É preciso pensarmos juntos políticas públicas para amenizar essa realidade”.
A Presidente da FESSP MT também defende como importante a participação dos sindicatos para o fortalecimento das políticas públicas: “Os sindicatos têm um papel muito importante nesse debate, pois conhecem de perto a realidade dos seus trabalhadores. Quando se unem, fortalecem a compreensão de que não são casos isolados, de um determinado perfil de trabalhador, mas um problema geral que precisa ser enfrentado. Não é buscar culpados, mas sim pensar em políticas públicas juntos, para minimizar esse mal que assola tanto os trabalhadores quanto suas famílias”.
O Conselheiro do Conselho Municipal de Saúde e Coordenador Geral da Conferência, Sr. Wilson Cutas, agradeceu o apoio das entidades para que a Conferência seja realizada com toda a estrutura que o trabalhador merece: “Só temos que agradecer aos sindicatos por compreenderem a importância dessa conferência e por organizarem uma rede de apoio financeiro onde vários sindicatos ajudaram, o que demonstra o respeito que têm com suas próprias classes de trabalhadores, pois estão preocupados com a saúde, seja física ou mental, de seus representados”.
-
Judiciário6 dias atrás
Governo de MT defende no STF confisco de terras por desmatamento ilegal
-
Judiciário7 dias atrás
STF determina que Governo de MT reanalise pensão do ex-deputado Carlos Bezerra
-
Polícia5 dias atrás
Policial Civil é condenada a 34 anos de prisão por exigir propinas de fazendeiros em MT
-
Saúde6 dias atrás
Justiça manda apreender equipamento cirúrgica no Hospital São Benedito
-
Judiciário6 dias atrás
Juíza mantém ex-diretor do Cepromat réu em ação por desvio de R$ 8 milhões
-
Polícia4 dias atrás
Alvos de operação resistem à chegada do Gaeco e são mortos
-
Política7 dias atrás
Maysa pede que Abilio interfira em postura de líder: “Desagrega”
-
Emprego6 dias atrás
Prefeitura abre inscrições de seletivo com salários de R$ 15 mil